Energia Renovável: O que é e Como Funciona?

energia renovável

A energia renovável é o futuro da eletricidade. E com vantagens como a diversidade de origens e o facto de ser amiga do ambiente. Sabe quais são as energias renováveis, os seus benefícios e como ter apenas eletricidade verde em sua casa? Descubra neste artigo

Quando se fala de descarbonização, limitar as alterações climáticas e ser amigo do ambiente, as energias verdes são a principal solução apontada. E o principal motivo para isso é que a energia renovável não tem impacto ambiental. 

Agora vamos explicar-lhe tudo o que precisa saber sobre estas fontes de eletricidade que estão a substituir os combustíveis fósseis e outras energias poluentes. Veja quais as suas vantagens e como, já hoje, você pode dar o seu contributo e ter apenas energias limpas em sua casa. 

O que é a energia renovável?

A energia renovável é uma forma de produção de eletricidade que utiliza apenas fontes que não se esgotam. Isso faz a diferença, por exemplo, para os combustíveis fósseis, já que existe um limite para as reservas de petróleo e gás natural. 

As fontes de energia renováveis são também conhecidas como energias limpas. O motivo para isso é que quase toda a origem da energia renovável está na natureza (sol, água, vento), pelo que a sua produção não tem como impacto a produção de gases poluentes e outros resíduos tóxicos.

Qual a diferença entre fontes de energia renováveis e não renováveis?

A diferença entre entre as energia renováveis e as fontes de energia não renováveis é que as primeiras estão em constante renovação. Ou seja, nunca se esgotam, já que o sol ou o vento estão sempre presentes. O mesmo não acontece com as outras origens da eletricidade, que usam recursos limitados como o petróleo. 

Quais são as origens da energia renovável?

A energia renovável pode ser obtida de diversas formas. As principais são a energia:

  • Solar (Sol)
  • Eólica (Vento)
  • Hidroelétrica (água, principalmente com uso de barragens)
  • Das Marés (água, usando a força das ondas)
  • Geotérmica (usa o calor da terra, em zonas de atividade vulcânica)
  • Hidrogénio Verde (eletricidade produzida a partir de hidrogénio, usando a hidrólise da água para dividir a molécula em átomos de oxigénio e de hidrogénio)

Que energias renováveis são produzidas em Portugal?

Em Portugal as três principais fontes renováveis de energia são a hidroelétrica (através das barragens), eólica (nos parques de turbinas eólicas) e solar (nos parques de painéis solares). Além disso, nos Açores é também usada a energia geotérmica.

fontes de energias renováveis e não renováveis em Portugal

Quais são as fontes de energias não-renováveis?

Por oposição às energias renováveis existem, principalmente, três formas de energia não-renovável. Em primeiro os combustíveis fósseis, como o petróleo e gás natural. Elas geram energia pelo calor quando são queimadas, como acontece com a queima de biomassa, outra das fontes não-renováveis.

Uma fonte de energia mais amiga do ambiente é o uso de biocombustíveis, como o etanol e o biodiesel. No entanto, como a energia é gerada pela queima destes combustíveis, eles continuam a ter um impacto na atmosfera.

Por fim, existe também a energia nuclear. Ela tem menor impacto a curto-prazo, porque emite menos gases poluentes que a energia obtida do petróleo. No entanto, pelos seus resíduos radioativos, ela tem um impacto muito mais prolongado na natureza.

Quais as vantagens da energia renovável?

Há vários benefícios no recurso a energias limpas. As quatro principais vantagens da energia renovável são:

  • Impacto Ambiental nulo para a atmosfera;
  • Fontes inesgotáveis – podem ser usadas sem limite de tempo;
  • Mais baratas – são “grátis” e evitam a compra de gás natural ou produtos petrolíferos que têm impacto no equilíbrio económico do país;
  • Eficiência crescente – a evolução tecnológica permite extrair cada vez mais eletricidade de painéis solares e turbinas eólicas.

Por outro lado, a principal desvantagem da energia renovável é que a produção está dependente de fatores externos. Ou seja, da quantidade de água disponível em rios e barragens, das horas de exposição dos painéis à luz do sol e da intensidade do vento em diferentes alturas do ano.

A eletricidade consumida em Portugal tem origem em energias limpas?

Portugal já chegou a usar ⅔ de eletricidade de energias renováveis. No entanto, os dados da APREN (Associação de Energias Renováveis), indicam que em 2022 só 55% da eletricidade gerada em Portugal é proveniente de energias renováveis.

uso de energia renovável em Portugal

Como ter energia renovável em casa?

Existem duas formas de garantir um fornecimento de energia verde em Portugal. O primeiro passa por integrar um regime de autoconsumo, em que utiliza painéis solares em sua casa. Mas esta opção traz custos e, como pode ler aqui, vai demorar anos a recuperar o investimento.

A segunda opção é escolher um fornecedor de eletricidade 100% verde. Há empresas, como a Goldenergy, a Endesa ou a EDP Comercial, com planos que asseguram o fornecimento apenas com energia de fontes renováveis para os consumos dos seus eletrodomésticos, iluminação e outros equipamentos. 

Saiba tudo sobre o preço kWh em Portugal

O melhor desta segunda opção é que, além de ser ecologicamente responsável, vai poupar na conta da luz. Isso porque os planos de luz e gás com eletricidade limpa estão entre os mais baratos do mercado de energia.

Como escolher o melhor plano de eletricidade renovável?

Para saber qual o plano que lhe permite ser amigo do ambiente e poupar nas faturas, só tem de fazer a comparação de preços de luz. Dessa forma vai saber que empresas lhe garantem eletricidade verde e quais os preços.

Para saber quanto poupa nas suas faturas e ter energia renovável em casa, aceda agora ao simulador de preços de energia. Poupar e reduzir a sua pegada ambiental podem ser feitos com apenas estes três passos: Simule, Compare e Poupe!

Simule, Compare e Poupe
na fatura de luz e gás