Energia Eólica é líder nas renováveis em Portugal

energia eólica

A força do vento está a empurrar para cima a produção de energia renovável em Portugal e em 2023 a energia eólica supera as barragens como principal energia verde

O último ano, com seca extrema, foi importante para a afirmação da energia eólica como principal fonte de produção de energia limpa em Portugal. E agora, em 2023, mesmo com as barragens cheias, é a energia obtida do vento que mais contribui para os 60% de energias renováveis produzidas em Portugal.

Mas sabe como é que a energia eólica é produzida e qual o seu contributo real para o mix energético em Portugal? Vamos explicar-lhe tudo sobre a eletricidade gerada pelo vento, a sua importância para o planeta e como pode ter energia eólica doméstica e poupar na tarifa de eletricidade.

O que é a energia eólica?

A energia eólica é a energia produzida a partir do vento. Ela é obtida através de pás geradoras, que são as grandes “ventoinhas” que vemos girar no topo das montanhas em Portugal. 

O processo é muito simples: quando as ventoinhas giram elas fazem girar um rotor que depois, através de um multiplicador, alimenta o aerogerador (ou turbina eólica). O multiplicador tem a função de transformar energia mecânica em energia eólica que depois de chegar ao gerador está pronta para ser injetada na rede de distribuição de eletricidade.

Quais as vantagens da energia do vento?

A principal vantagem é que a eletricidade produzida é 100% limpa, sendo por isso uma fonte de energia verde. Além disso, ela é energia renovável, já que o vento nunca se esgota, ao contrário do que acontece com o gás natural ou carvão, usados para gerar energia não-renovável.

A colocação de pás eólicas para eletricidade tem também um importante contributo para a economia do país. Afinal, ao permitir a produção nacional de eletricidade ela evita as importações de combustíveis para produzir energia, um contributo importante para a balança comercial do país.

Por fim, há que recordar que a eletricidade eólica, como a produzida por energia solar, pelas barragens e com hidrogénio verde, ajuda a combater o aquecimento global, produção de gases com efeito de estufa e as alterações climáticas. Por isso, ela é uma das apostas na descarbonização da produção de energia.

E quais as desvantagens?

A primeira é precisamente precisar de vento para produzir eletricidade. Por isso, a energia eólica não é constante, porque em dias com pouco vento não é possível fazer girar as enormes pás.

Mas há outros inconvenientes. Por exemplo, o ruído produzido torna desconfortável a vida para quem mora próximo dos parques eólicos. Além disso, elas interferem com aves e morcegos, que colidem com as suas pás, tendo um impacto negativo nestes animais e na vida selvagem.

Outro ponto a considerar tem a ver com a interferência na paisagem que elas causam. Porque são enormes postes com pás, e surgem em grandes parques, elas acabam por ter um impacto visual em áreas naturais.

Energia eólica lidera renováveis em Portugal

Entre os prós e contras, o contributo da energia eólica é extremamente importante para a produção de energia. E Portugal tem apostado forte nesta área, já que a energia eólica supera as barragens e é a principal forma de produção de energia renovável em 2023 no nosso país.

Isto confirma o crescimento contínuo da tecnologia eólica e da eletricidade do vento como fonte de energia limpa. A produção em GWh dos últimos cinco anos comprova isso mesmo:

AnoÉolicaHídricaSolarBiomassa
2023131991223442513023
202213285879734723376
2021132161345522373392
2020122991363317163206
2019136671024313432749

Além da enorme importância da energia eólica, destaque também para o forte crescimento na produção de energia solar, que quase se quadruplicou em cinco anos. No entanto, ela continua muito longe da importância da energia eólica em Portugal.

É possível ter uma turbina eólica residencial?

Sim, é possível produzir eletricidade eólica em casa. Para isso só tem de instalar uma turbina eólica residencial, ou aerogerador residencial, e ligado à rede elétrica doméstica. Os preços são bastante diversos, mas na Tesup, uma das principais empresas de eólicas domésticas em Portugal, há opções por cerca de 1000€ capazes de gerar 7kW diários.

É melhor ter energia eólica ou solar em casa?

Os painéis fotovoltaicos são mais conhecidos e tem mais oferta, mas há várias vantagens se escolher um aerogerador. Por exemplo, não está tão dependente das horas do dia para produzir energia e a capacidade de produção é menos afetada pelas estações do ano.

Os preços são outro aliciante, já que o custo destas soluções de última geração estão pouco acima dos 1000€. Mas há alguns constrangimentos em comparação à energia solar, como o espaço para colocar a turbina eólica. Mas, se tiver esse local disponível, pode ser mais vantajoso escolher uma turbina eólica residencial.

Como posso ter energia limpa em casa e pagar menos na fatura?

Existem duas opções. Em primeiro lugar, pode instalar kits de autoconsumo com energia eólica ou solar, aproveitando os apoios do Estado. Mas, se não quer investir, basta escolher uma empresa de energia que garante o fornecimento de energia 100% renovável.

Algumas das maiores empresas do sector da energia, como a EDP, a Endesa ou a Goldenergy já garantem que recebe apenas energia renovável em casa. A diferença está no preço que cada uma pratica. Para saber a melhor e poupar na fatura com energia eólica e outras renováveis, só precisa de usar o simulador de preços de eletricidade.

Com o simulador descobre na hora as tarifas mais baixas, os melhores descontos e também outras vantagens. E, além disso, contratos sem fidelização para poder mudar de empresa sempre que desejar. Para ter energia renovável eólica e poupar na fatura, carregue na imagem abaixo e siga estes três passos: Simule, Compare e Poupe!

simulador eletricidade e gás