O que é Energia Elétrica e Como Funciona?

energia elétrica

A energia elétrica, que normalmente chamamos apenas de eletricidade, é essencial para o mundo moderno. Agora vamos explicar-lhe as várias formas de a produzir, como a eletricidade chega a sua casa e ainda de que forma paga a energia elétrica na sua fatura. Veja tudo aqui.

A energia elétrica é essencial para mover o mundo. Afinal, foi ela que possibilitou a revolução industrial, movendo as máquinas, e mudou a sociedade ao permitir a iluminação noturna e o alargamento dos horários de vida ativa das pessoas.

Hoje em dia a energia elétrica, que é também conhecida como eletricidade, continua a ser fulcral no nosso modo de viver. E, para que saiba mais sobre o tema, vamos explicar-lhe as várias formas de produção (com energia renovável ou não renovável) e também como é feito o transporte e distribuição de energia.

Além disso, vamos explicar-lhe de que forma paga a energia elétrica nas suas faturas. Afinal, há vários custos associados à conta de eletricidade, que têm origem precisamente nos custos da produção e transporte. Leia tudo o que precisa saber neste artigo.

O que é a energia elétrica?

A energia elétrica, ou eletricidade, é a forma de energia mais usada no mundo. Ela é usada para gerar força para as máquinas, computadores, telemóveis e outros equipamentos, e serve para iluminação, entre outras finalidades. 

Existe sempre uma fonte de origem da eletricidade, da qual ela é transportada até ao destino de utilização final por um fio condutor. Esse caminho é feito através de redes de distribuição. Além disso, a energia pode ser armazenada em baterias para utilização posterior. 

Descubra o melhor preço
de energia elétrica

Que fontes de energia são usadas para eletricidade?

Há diversas formas de gerar energia elétrica, que são usadas de acordo com as condições naturais e os recursos económicos de cada país. As principais fontes de energia elétrica são:

NomeTipoFuncionamento
SolarRenovávelLuz solar transformada em energia
EólicaRenovávelForça do vento usada para mover pás que geram energia
HidroelétricaRenovávelÁgua (de barragens, normalmente) move turbinas para gerar eletricidade
MarésRenovávelÁgua das ondas move turbinas para gerar eletricidade
GeotérmicaRenovávelCalor de fontes termais cria vapor de água usado para gerar energia
TermoelétricaNão-RenovávelCombustível (gás, carvão, gasóleo…) aquece água para criar vapor de água, usado para mover pás e gerar eletricidade
NuclearNão-RenovávelReações químicas geram energia
InceneraçãoNão-RenovávelQueima de resíduos gera calor transformado em energia elétrica

Qual a diferença entre fontes renováveis e não-renováveis?

Existem duas fontes de energia elétrica que deve começar por entender, já que delas depende muito do que será o futuro do planeta. De um lado estão as fontes de energia renovável, como a energia solar, com recursos que não se esgotam e são livres de impacto ambiental. 

Do outro lado estão as fontes de energias poluentes, habitualmente com a queima de uma matéria-prima de que resultam gases nocivos e outros impactos ambientais. A energia nuclear gera menos impactos diretos na natureza, mas a radioatividade dos materiais é um problema a longo-prazo.

Mais de 60% da eletricidade usada em Portugal já chegou a ser proveniente de fontes renováveis. No entanto causas naturais, como as secas, tornam o país mais dependente de fontes não-renováveis, nomeadamente a termoelétrica.

Preferencialmente, deve optar por empresas de luz e gás que fornecem apenas energias renováveis, como a Endesa. Dessa forma vai reduzir a sua pegada de carbono e contribuir para uma sociedade mais sustentável e amiga do ambiente.

Endesa - Plano e-Luz
Débito Direto Fatura Eletrónica ADIRA E POUPE COM A TARIFA DE ELETRICIDADE MAIS BARATA EM PORTUGAL
Estimativa/ano € 880,90
Você poupa/ano € 417,02
Características Principais
  • A tarifa mais barata de eletricidade em Portugal
  • Desconto de 14% na fatura para sempre
  • Desconto aplicado ao custo da eletricidade (preço kWh) e no termo da potência contratada de luz
  • Mudança automática e sem custos
  • Eletricidade 100% proveniente de fontes renováveis
  • Para obter 14% de desconto tem de aderir ao débito direto e fatura eletrónica
  • Contrato sem fidelização
  • Preços atualizados a 01.08.2022

É possível guardar eletricidade para usar mais tarde?

Existem diversas soluções para armazenamento de energia que maximizam as soluções de autoconsumo. A mais conhecida é o uso de baterias de iões de lítio para “guardar” a energia solar dos painéis durante o dia, permitindo a sua utilização de noite quando as pessoas chegam a casa.

Estas soluções têm ainda outra vantagem. Na maior parte dos casos, o armazenamento é feito dando uma segunda vida às baterias retiradas dos carros elétricos. E, com a reutilização dessas baterias, é evitado o consumo de novas matérias-primas, contribuindo para um mundo mais sustentável.

Como a energia elétrica chega a casa das pessoas?

A eletricidade tem origem em centrais de produção, de onde é transportada através de redes de distribuição de alta tensão e de média tensão. Essas são as grandes torres com fios que encontra quando viaja pelo país.

Essas redes primárias estão ligadas a subestações, onde transformadores reduzem a potência elétrica e fazem a distribuição para as redes secundárias. Essas redes chegam até sua casa, onde existe um contador elétrica que, além de medir os seus consumos, também está preparado para definir a potência elétrica que vai ter disponível.

Em Portugal a empresa que trata de toda a distribuição da energia elétrica desde a origem até sua casa é a e-Redes (antiga EDP Distribuição). Ela gere o sistema elétrico, trata também das leituras dos consumos e ainda é chamada sempre que existem avarias elétricas para resolver.

distribuição de eletricidade
Fonte: Wikipédia

Como se paga a energia elétrica?

Na sua fatura existem três grandes elementos. O principal são os consumos em kWh, aquilo que paga pela eletricidade consumida. Depois vem a potência contratada, o custo associado ao seu contador.

Por fim, existem diversas taxas englobadas nas Tarifas de Acesso às Redes. Muitas dessas taxas destinam-se ao pagamento da distribuição da energia elétrica. Esta é uma das formas usadas para os clientes contribuírem no pagamento da rede elétrica nacional.

Porque estão a subir os preços da energia?

O principal motivo está no aumento do custo do gás natural, o combustível mais usado para produzir energia termoelétrica. Como se paga mais para produzir eletricidade, depois os clientes também ficam com custos mais elevados nas faturas.

Outros motivos para o aumento dos preços estão em fenómenos naturais (as secas reduzem o recurso às hidroelétricas) e a transição energética, com o fecho de centrais a carvão ou nucleares com custo de produção inferior ao do gás natural. 

Todos pagamos o mesmo pela energia elétrica?

O preço das tarifas de acesso às redes é idêntico para todos os utilizadores (apenas os seus consumos e potência contratada alteram o custo final). No entanto, o preço que paga pela energia é diferente em cada empresa, devendo saber quais as empresas de energia mais baratas.

Para reduzir os seus custos é aconselhável que faça a cada seis meses uma simulação das tarifas de energia elétrica. Dessa forma vai saber os preços praticados por cada comercializadora para a eletricidade e conseguir reduzir a fatura.

Para ter os melhores preços de eletricidade, só tem de seguir estes três passos: Simule, Compare e Poupe.

Simule os preços de energia elétrica
Poupe até 50% na sua fatura