Código de Ponto de Entrega - Tudo sobre o CPE da Eletricidade

Nuno Fatela

O CPE é o código de identificação do contador de eletricidade e é essencial para mudar o seu plano de energia, contratar um novo fornecedor de luz, enviar leituras e reportar avarias. Saiba o que é o CPE, como é atribuído e o que significam os vinte dígitos que compõem este código. Saiba ainda como encontrar o Código de Ponto de Entrega da eletricidade e se é possível mudar o CPE do contador de luz.

O que é o CPE?

O CPE, ou Código de Ponto de Entrega, é um código composto por 20 dígitos que identifica a sua morada junto dos operadores. O CPE indica o local onde está cada contador elétrico, certificando assim a morada da instalação elétrica.

Quem atribui o CPE a um contador?

A atribuição do CPE é feito pela e-Redes. Esta empresa é responsável pela distribuição da eletricidade (transporte desde a origem até sua casa), sendo também proprietária dos contadores elétricos.

Por esse motivo, é ela a responsável por atribuir o CPE aos clientes do mercado de eletricidade. O CPE não é atribuído pelas empresas que vendem eletricidade.

Para que serve o CPE?

O CPE serve para identificar a sua morada. Enquanto cliente do mercado de eletricidade, o CPE é essencial em quatro situações:

Quantos números tem o Código de Ponto de Entrega?

O CPE tem vinte números e dígitos, divididos em quatro secções:

  • Duas Letras da Identificação do país (PT)
  • Quatro números com a Identificação do operador de rede
  • Doze números com o Código de Identificação do Local
  • Duas letras que servem para o "Check Digit"

O seu CPE tem um formato que começa com a Identificação do Operador de Rede, sempre com os dígitos "0002". Isto acontece porque o 0002 identifica a e-Redes, que faz quase todas as instalações de eletricidade em Portugal.

Onde posso ver o CPE da eletricidade?

A forma mais simples de ver o Código de Ponto de Entrega da eletricidade é na fatura de energia. Seja qual for o seu fornecedor de luz, este código de identificação está sempre na sua fatura. No quadro designado "Os Meus Dados", que indica as informações sobre o serviço, encontra junto ao nome do titular e outros dados pessoais o seu CPE.

Há outras formas de obter o seu CPE quando não tem uma fatura de luz disponível, que são as seguintes:

  • Se reside no Continente, ligue para a linha de atendimento técnico da E-redes - 808 100 100
  • Para residentes no Arquipélago da Madeira, use este contacto da EDM: 291 211 300
  • Se vive nos Açores, recorra a esta linha de apoio da EDA: 800 202 525.

Posso mudar o CPE da eletricidade?

Não é possível mudar o CPE da eletricidade. Como o CPE identifica o contador de eletricidade para cada morada, e não existe troca do contador quando mudar de fornecedor de luz ou passa a titularidade do contrato, o seu CPE continua a ser o mesmo.

Só pode ser atribuído um novo Código de Ponto de Entrega se cancelar o contrato de luz e, mais tarde, fizer um novo. Nesse caso, fica sem ligação à rede, é gerado um novo CPE quando faz a nova instalação elétrica.

Como pedir um Código de Ponto de Entrega?

Para pedir um CPE precisa de fazer a instalação da eletricidade em casa. Quando a E-Redes (ou outra distribuidora) faz a ligação da luz ela também cria o CPE. Depois, enquanto o contador estiver instalado nessa morada, terá sempre o mesmo Código de Ponto de Entrega.