Ativar Dark Mode

Tem problemas de crédito malparado? Saiba os riscos que existem e a solução para este problema

Válter Correia

Crédito malparado é um empréstimo que já passou 90 dias sem pagamento e cuja cobrança é considerada difícil ou incerta. Em Portugal, cerca de 0,8% dos créditos (consumo e habitação) encontram-se nesta situação, o que representa mais de mil milhões de euros. Aproximadamente 7,1% dos portugueses com crédito estão em incumprimento, ficando com problemas de créditos malparados devido a quebra de rendimentos, aumento das prestações, crises económicas e outros motivos.

Um cliente com crédito malparado fica na "Lista Negra" do Banco de Portugal e impedido de obter novos financiamentos. E sofre consequências, como aumento da dívida com juros e custos judiciais, a cobrança agressiva de empresas que compram dívidas, penhoras e perda de bens. Para resolver problemas de crédito malparado a melhor solução é a renegociação da dívida com empresas especializadas, que negoceiam com os bancos e conseguem uma prestação mais baixa e o perdão parcial da dívida.

O que é um crédito malparado?

Um crédito malparado é um empréstimo cuja cobrança é muito difícil ou impossível de efetuar. Os créditos malparados são aqueles que os clientes deixaram de pagar ao banco e que já levam meses em incumprimento. Os empréstimos malparados são detidos por clientes que, por falta de rendimentos, subida das prestações ou outros motivos, não têm capacidade para pagar as prestações de crédito pessoal, crédito consolidado e outros empréstimos.

Quanto dinheiro existe em créditos malparados em Portugal?

Em Portugal existem 1056 milhões de euros de créditos malparados. Os dados revelados pelo Banco de Portugal e pelo PorData indicam que existem 132 mil milhões de euros de créditos (ao consumo e habitação)e que 0,8% deles são considerados malparados, o que corresponde a mil milhões de euros.

Quantos portugueses têm créditos malparados?

Sete em cada cem portugueses têm créditos malparados. Os dados mais recentes do Portada indicam que 7,1% dos particulares com créditos não conseguem pagar os seus empréstimos. Considerando os diferentes instrumentos de financiamento, pode-se concluir que, em média, o total de portugueses com créditos em incumprimento são os seguintes:

CréditoTotal de CréditosTotal Crédito Malparado
Habitação1.960.000139.000
Pessoal1.500.000106.500
Automóvel964.00068.400
Cartão de Crédito1.994.000141.500

Quanto tempo demora para um crédito ser considerado malparado?

Um crédito é considerado malparado depois de 90 dias de incumprimento, o que significa que o cliente atingiu um total de quatro prestações por pagar. Até esse momento é considerado como crédito com prestações vencidas e não pagas. Isso significa que, apesar do cliente estar com dificuldades financeiras, ainda existe a possibilidade de recuperar e retomar o normal pagamento das prestações.

Quais as razões para os clientes ficarem com créditos malparados?

As principais razões para os clientes ficarem com créditos malparados são as seguintes:

  • Quebra de Rendimentos - Ficar desempregado e sem salário (ou com redução de rendimentos quando passa a receber subsídio de desemprego) é o maior motivo para não conseguir pagar os créditos;
  • Aumento das prestações - Subidas na Euribor, que fazem aumentar o valor das prestações, podem causar incapacidade para pagar os empréstimos, ficando com um crédito habitação malparado;
  • Aumento de Despesas - Ter filhos, ficar a cuidar de familiares dependentes, mudança de local de trabalho são alguns motivos para ter de dedicar parte do rendimento antes usado para pagar créditos a outras finalidades, levando ao incumprimento;
  • Divórcio e separação - A mudança na situação civil, com aumento das despesas a cargo de quem fica como titular dos créditos, pode causar dificuldades de pagamento e atingir a situação de crédito malparado
  • Crises Económicas - Alterações na situação económica do país, como forte aumento da inflação, leva ao aumento do custo de vida e à incapacidade para pagar créditos.

Qual a diferença entre crédito vencido e crédito malparado?

A diferença entre crédito vencido e crédito malparado está na forma de classificação da dívida. Crédito vencido é aquele que tem prestações em atraso, independentemente do tempo. Crédito malparado é um crédito vencido com atraso superior a 90 dias ou considerado de cobrança duvidosa.

Como posso saber que tenho um crédito malparado?

Para saber se tem créditos malparados consulte no seu mapa de responsabilidades do crédito do Banco de Portugal se existem empréstimos com a indicação “Crédito em Incumprimento”. Esta situação indica que tem créditos malparados e que está na Lista Negra do Banco de Portugal.

Os bancos podem vender os créditos mal parados?

Sim, os bancos podem vender os créditos malparados a empresas especializadas neste tipo de cobranças. Nesta situação o cliente deixa de dever ao banco e passa a ter outro credor, que passa a ser reconhecido como tal no Mapa da CRC. Esta nova empresa tem o direito de contactar o cliente para exigir o pagamento da dívida e de fazer acordos para receber o dinheiro que ela devia ao banco, incluindo os juros devidos pelo atraso no pagamento.

Que empresas compram crédito mal parado?

Algumas das principais empresas que compram crédito mal parado aos bancos portugueses são a Servdebt, a Hipoges, a Whitestar, a Intrum, a Indebt, LX Investment Partners, Reconfinance, a Recactiv e muitas outras. Existem registadas, no Portal da Queixa, um total de 28 empresas de Gestão e Recuperação de Dívidas.

Como saber que empresa comprou o meu crédito?

Para saber que empresa comprou o seu crédito verifique a informação do credor desse empréstimo no Mapa de Responsabilidades de Crédito.

Quais são os riscos do crédito malparado?

Os riscos do crédito malparado são os seguintes:

  • Perda de acesso ao crédito futuro – Registo negativo na Central de Responsabilidades de Crédito (CRC) do Banco de Portugal dificulta aprovação de novos créditos.
  • Aumento de encargos financeiros – Juros de mora, penalizações contratuais e custos judiciais podem agravar significativamente a dívida.
  • Processos judiciais ou execuções – O credor pode recorrer aos tribunais para cobrança coerciva, incluindo penhora de bens ou salários.
  • Deterioração da saúde financeira – Reduz a capacidade de cumprir outras obrigações financeiras e afeta o orçamento familiar.
  • Stress emocional e impacto psicológico – A pressão constante por parte de credores ou empresas de cobranças pode causar ansiedade ou depressão.
  • Cobranças Agressivas – A dívida pode ser vendida a empresas especializadas, que podem adotar estratégias mais agressivas de cobrança.

O que pode acontecer a quem tem créditos malparados?

Quem tem créditos malparados corre o risco de sofrer penhoras, perder os seus bens e ficar sem acesso ao crédito pelos bancos. As consequências do crédito malparado são:

  • Inclusão na "Lista Negra" do Banco de Portugal: O seu nome fica registado na Central de Responsabilidades de Crédito (CRC) como devedor com incumprimento;
  • Incapacidade de obter crédito: Com registos de crédito malparado os bancos não aprovam qualquer tipo de financiamento aos clientes (cartão de crédito, crédito pessoal, crédito habitação, etc.);
  • Agravamento da Dívida: A dívida original aumenta continuamente com a acumulação de juros de mora e outras comissões e penalizações;
  • Ações de Cobrança: Pode ser alvo de contactos persistentes por parte de empresas de recuperação de crédito e outras práticas de cobrança mais agressivas;
  • Penhoras e Perda de Bens em Tribunal: O credor pode avançar com uma ação em tribunal que tem como consequências a penhora de parte do ordenado, remoção do dinheiro de contas bancárias e a venda de bens pessoais (como casas ou carros);
  • Impacto no Fiador: Se tem fiadores, ele será chamado a pagar a dívida em seu nome, sofrendo as mesmas consequências que você se não conseguir assumir as suas obrigações;
  • Stress e Impacto Psicológico: Lidar com problemas de crédito malparado é uma fonte de stress, ansiedade e tem impacto negativo na sua saúde mental e relações pessoais.

Como evitar ficar com um crédito malparado?

Para evitar ficar com um crédito malparado procure empresas de renegociação de dívidas como a goBravo. Estas entidades são especializadas em resolver problemas de crédito bancário, negociando em seu nome com os bancos para reduzir até 60% as dívidas e conseguir uma prestação adaptada às suas capacidades financeiras.

Quando já tem crédito malparado tentar renegociar as dívidas é a forma mais eficaz de resolver a questão, porque evita ficar com a mancha da insolvência pessoal ou com o estigma da perda de casa ou da penhora do ordenado. Se tem problemas bancários por dívidas recorrentes de créditos, e o seu nome está na Lista Negra do Banco de Portugal, procure fazer a renegociação de créditos.

Poupe 60% nas prestações de créditos

Simular