Documentos para crédito consolidado - Veja a lista do que precisa

Válter Correia

Os documentos do crédito consolidado são todos os comprovativos que precisa enviar para o banco para aprovar o empréstimo para pagar as dívidas aos bancos. Para conseguir a consolidação de créditos são precisos diversos documentos, que servem para comprovar os dados que fornece ao banco.

Nos documentos do crédito consolidado entram todos os documentos que também são precisos para um crédito pessoal, como comprovativos de dados pessoais, de rendimentos, de situação laboral e de informação bancária. A única diferença é que também tem de enviar documentos sobre os empréstimos que tem atualmente.

Depois de enviar os documentos da consolidação de créditos o banco analisa o pedido e ficam definidos todos os elementos do crédito, como o valor do empréstimo, o prazo de pagamento e as taxas de juro. E também fica a saber quanto vai poupar mensalmente com o crédito consolidado.

Depois dos documentos do crédito consolidado serem validados e o processo ser analisado você recebe a aprovação e é feito o pagamento dos créditos que está a pagar. E a partir desse momento passa a ter apenas uma prestação mensal, até 60% mais reduzida, fica com a vida financeira simplificada e até pode conseguir financiamento adicional para os seus projetos.

Que documentos são necessários para fazer crédito consolidado?

Para fazer crédito consolidado são necessários documentos com os seus dados pessoais (identificação e morada), de rendimentos (salário mensal e anual), de situação laboral, dos dados bancários (IBAN e Mapa de Responsabilidades) e sobre os créditos que tem (declarações de dívida).

Quais são os documentos para crédito consolidado?

Os documentos para crédito consolidado são os seguintes:

  • Cartão de Cidadão
  • Comprovativo de Morada
  • 3 Últimos Recibos de Salário
  • Nota de Liquidação do IRS
  • Declaração de Vínculo Laboral
  • Comprovativo de IBAN
  • Mapa de Responsabilidades de Crédito
  • Declarações de Dívida dos empréstimos atuais

Para que servem os documentos do crédito consolidado?

Cada categoria de documentos do crédito consolidado serve para uma finalidade específica.

Os documentos pessoais (Cartão de Cidadão e Comprovativo de Morada) servem para validar a sua identificação pessoal, número de contribuinte e endereço para contacto.

Os documentos de rendimentos (recibos de salário e nota de liquidação) servem para calcular a taxa de esforço e analisar a capacidade de pagar o empréstimo.

Os dados bancários servem para indicar a conta que fica associado ao crédito consolidado (IBAN) e para saber se tem dívidas de créditos que não pagou (Mapa de Responsabilidades).

As declarações de dívida servem para calcular o valor total que está a dever aos bancos, porque esse tem de ser também o valor do pedido do crédito consolidado.

Como posso obter os documentos que preciso para fazer crédito consolidado?

Alguns documentos necessários para fazer crédito consolidado estão já disponíveis, como o cartão de cidadão, o comprovativo de morada (uma fatura de água, eletricidade, etc) e os recibos de salário. Os outros dados são obtidos da seguinte forma:

  • Nota de Liquidação do IRS - Disponível para download no Portal das Finanças
  • Declaração de Vínculo Laboral - Tem de pedir à empresa onde trabalha
  • Comprovativo de IBAN - Obtido no homebanking com o extrato de conta bancária ou no multibanco com um pedido de consulta de IBAN
  • Mapa de Responsabilidades de Crédito - Disponível para download no Banco de Portugal
  • Declarações de Dívida - Tem de pedir uma declaração por cada empréstimo ou cartão de crédito no banco que fez estes financiamentos

Como posso enviar os documentos do crédito consolidado?

Os documentos do crédito consolidado podem ser enviados pela internet, através do homebanking ou por email, e também em formato de papel, sendo enviados para uma morada indicada pelo banco ou entregues numa agência bancária.

Quem tem acesso aos documentos para a consolidação dos créditos?

Os documentos estão acessíveis apenas para o gestor ou conselheiro financeiro que analisa o seu pedido. Os documentos estão protegidos pelo Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) e só estão disponíveis para quem está a analisar o pedido e fazer a aprovação do crédito consolidado.

É preciso fornecer mais informações ou basta enviar os documentos?

Além de enviar os documentos tem de dar também as informações dos seus contactos. Tem de fornecer também o seu endereço de email e contacto telefónico para receber as comunicações do banco e fazer a assinatura digital do contrato do crédito consolidado.

O que acontece quando o banco recebe os documentos do crédito consolidado?

Quando o banco recebe os documentos do crédito consolidado ele valida todas as informações que colocou na simulação de crédito consolidado e faz a análise do pedido para dar aprovação do empréstimo.

Na análise dos documentos e do pedido de crédito o banco vai verificar o valor total que deve aos bancos, a sua taxa de esforço e o seu histórico bancário.

Como o banco sabe o valor total para o crédito consolidado?

O banco usa dois tipos de documentos para calcular o valor total. Para saber o valor total para o crédito consolidado o banco verifica se colocou todos os créditos, com a informação do Mapa de Responsabilidades de Crédito, e depois soma o valor da dívida de cada empréstimo através das declarações fornecidas pelos bancos onde tem créditos.

O que acontece depois dos documentos serem analisados?

Depois dos documentos serem analisados o banco faz a aprovação do seu crédito. Nessa altura fica a saber a prestação do crédito consolidado e quanto poupa nas mensalidades por juntar todos os créditos num só empréstimo.

Com a aprovação do crédito ficam também definidos os prazos de pagamento do crédito consolidado, os prazos de pagamento, as taxas de juro do crédito consolidado e todas as outras condições e características do seu crédito consolidado. Estas informações estão disponíveis para consulta na FIN e no Contrato do Crédito Consolidado.

São precisos muitos documentos para conseguir ter crédito consolidado?

Não são precisos muitos documentos para conseguir ter um crédito consolidado. Basta juntar todos os documentos habituais para um crédito pessoal ou crédito consolidado e também as declarações de dívida dos empréstimos que tem. Isto permite saber quanto dinheiro está a dever para colocar no pedido de crédito consolidado quando faz a simulação.

Depois de juntar e enviar os documentos com os dados pessoais, de rendimentos, de situação laboral, de informação bancária e das dívidas o banco começa a analisar o pedido para fazer a aprovação do crédito consolidado. E, quando está aprovado, ficam definidos os prazos e valores do crédito consolidado, as taxas de juros para consolidar créditos e as outras informações do empréstimo.

Após enviar os documentos do crédito consolidado e o pedido ser aprovado basta assinar o contrato para finalizar o financiamento. Depois ele faz o pagamento dos créditos que tinha e você fica com as vantagens do crédito consolidado, como ter apenas uma mensalidade, baixar a taxa de esforço e reduzir até 60% o custo das prestações aos bancos.