Comissões do Crédito Consolidado - Saiba o que tem de pagar

Válter Correia

O crédito consolidado é a melhor forma de evitar custos, comissões e juros de mora por atrasos nas prestações dos empréstimos que tem. E é muito simples e barato de conseguir, porque não existem comissões do crédito consolidado para fazer o pedido ou para a análise do processo.

O crédito consolidado é um crédito mais barato porque não existem custos associados. As únicas comissões do crédito consolidado são para fazer a amortização antecipada do crédito e também para cobrança de prestações em atraso. Não existem custos mensais na prestação e não é obrigado a fazer seguros ou contratar outros produtos que aumentem o custo para consolidar créditos.

O crédito consolidado tem comissões?

Sim, o crédito consolidado tem comissões de amortização antecipada e por falta de pagamento das prestações. No crédito consolidado não existem comissões de abertura ou de análise do processo, e por isso este crédito é mais barato e tem menos custos.

Quais são os custos para fazer um crédito consolidado?

Não existem custos para fazer um crédito consolidado. Basta simular a consolidação que o banco vai fazer a análise grátis do processo e fazer a aprovação do empréstimo sem custos.

Que comissões existem no crédito consolidado?

No credito consolidado existem duas comissões:

  • Comissão de Reembolso Antecipado
  • Recuperação de Valores em Dívida

Não existem comissões na prestação do crédito consolidado?

Não existem comissões nas prestações do crédito consolidado e nos outros créditos ao consumo porque elas estão proibidas pelo Banco de Portugal. Por isso os bancos não podem cobrar comissões de processamento ou pagamento das prestações mensais.

Com o crédito consolidado vou pagar menos comissões?

Sim, com o crédito consolidado vai pagar menos comissões, porque este empréstimo está pensado para quem tem dificuldades em pagar os créditos. Quando tem vários créditos e está com problemas bancários as prestações ficam em atraso, e os bancos cobram comissões por falta de pagamento e também juros de mora.

Com o crédito consolidado passa a ter apenas um empréstimo mais barato e com a data de pagamento que escolher. Por exemplo, no dia em que recebe o salário. Isso facilita a gestão financeira e evita atrasos nas prestações que têm custos. E por isso paga menos custos e comissões com o crédito consolidado.

O que é a comissão de reembolso antecipado no crédito consolidado?

A comissão de reembolso antecipado no credito consolidado é um custo que os bancos cobram quando decide pagar o empréstimo antes do fim do prazo. Para pedir a amortização antecipada do crédito consolidado e o banco calcular o preço da comissão tem de enviar uma comunicação ao banco com 30 dias de antecedência.

O banco pode recusar o reembolso antecipado?

Não, o banco é sempre obrigado a aceitar o pagamento antecipado do crédito. A única exigência é que o pedido de amortização antecipada seja feito com uma antecedência mínima de 30 dias.

Quanto custa a amortização antecipada do crédito consolidado?

O custo da amortização antecipada do crédito consolidado é uma comissão calculada em percentagem do valor em dívida.

A comissão de amortização antecipada é de 0,5% do valor em dívida quando faltam mais de 12 meses para acabar de pagar o empréstimo consolidado. Quando falta menos de um ano para terminar o pagamento a comissão de reembolso antecipado custa 0,25% do valor em dívida.

O que é a comissão de recuperação de valores em dívida do crédito consolidado?

A comissão de recuperação de valores em dívida do crédito consolidado, ou comissão por prestações em atraso, é um custo que os bancos cobram quando não conseguem fazer o débito da prestação mensal. Ela é paga sempre que não tem dinheiro na conta para pagar a prestação do crédito.

Quanto custa a comissão por falta de pagamento da prestação?

A comissão por falta de pagamento do crédito consolidado custa 3% do valor da prestação em atraso. O valor mínimo para esta comissão de recuperação de valores em dívida é de 12€ e o valor máximo é de 150€.

O que acontece quando não pago a prestação do crédito consolidado?

Quando não paga as prestações do crédito consolidado, e fica com mais de 2 prestações em atraso, o banco pode cancelar o crédito e pedir o pagamento de todo o valor em dívida. Além disso, pode fazer o débito de todo o valor em dívida numa outra conta em seu nome, acionar hipotecas de bens ou agir judicialmente para receber os valores que faltam pagar.

Como garantir que não tem comissões no crédito consolidado

Para garantir que não tem comissões no crédito consolidado consulte e FIN (Ficha de Informação Normalizada) no momento em que vai pedir consolidação de créditos. Nesse momento analise também as taxas de juro do crédito consolidado e os valores da prestação, para saber quanto poupa e as outras vantagens do crédito consolidado.

Depois de garantir que não existem custos nem comissões, pode avançar com o pedido de crédito consolidado e enviar os documentos para crédito consolidado. O banco vai fazer a análise e dar a aprovação do crédito consolidado sem qualquer custo ou comissão.

Quando o crédito é aprovado e assina o contrato fica tudo tratado e passa a ter apenas um crédito mensal, onde paga entre -20% e -60% na prestação nos bancos com melhor classificação do crédito consolidado. E tem sempre a opção de, em qualquer momento, pagar todo o valor do crédito consolidado com um custo muito baixo na comissão de amortização antecipada do crédito consolidado.