Pagar Crédito Consolidado - Regras e opções para o pagamento

Válter Correia

O pagamento do crédito consolidado funciona em mensalidades fixas e por um prazo definido, entre 12 e 84 meses. Durante este período entre 1 e 7 anos o custo do crédito é sempre igual, porque as taxas de juro são fixas, e na prestação mensal estão já incluídos todos os valores da amortização do empréstimo consolidado, dos juros, dos seguros de crédito, comissões e outros custos.

O pagamento do crédito consolidado pode ser antecipado a pedido do cliente, que desta forma paga o crédito antes do final do prazo. Esta amortização antecipada tem uma comissão que é baixa, e por isso existem vantagens em antecipar o final do pagamento do crédito.

Como funciona o pagamento do crédito consolidado?

O pagamento do crédito consolidado funciona em prestações mensais fixas, que são debitadas na conta bancária indicada pelo cliente para o financiamento. O pagamento tem um prazo que é definido no momento da contratação do empréstimo consolidado e os valores nunca mudam.

As prestações do crédito consolidado são sempre iguais?

Sim, as prestações do crédito consolidado são sempre iguais e a mensalidade nunca muda de valor. Como as taxas de juro são fixas, e ficam definidas quando contrata o crédito, o custo mensal do empréstimo consolidado para pagar dívidas também nunca muda.

O que entra na mensalidade do pagamento do crédito consolidado?

Na mensalidade do pagamento do crédito consolidado entram todos os custos associados ao empréstimo. Na prestação mensal é feita a amortização do dinheiro que o banco emprestou, os juros do crédito consolidado, os seguros de crédito, impostos e outros custos e comissões do crédito consolidado.

É possível pagar o crédito consolidado antes do final do prazo?

Pode fazer o pagamento do crédito consolidado antes do final do prazo, em qualquer momento que desejar. Esta amortização tem um custo acrescido, que é a comissão de amortização antecipada.

Pode também fazer o pagamento parcial do crédito consolidado. Neste caso, como o valor das prestações é fixo, não existe qualquer diferença no valor da mensalidade e apenas reduz o prazo até terminar o pagamento do crédito consolidado.

Qual é a comissão de amortização antecipada do crédito consolidado?

A comissão de amortização antecipada do crédito consolidado é de 0,5% do valor em dívida quando faltam mais de 12 meses para terminar o prazo de pagamento. Se faltam pagar 5000€, isto significa que a comissão de amortização antecipada é de 25€.

Quando falta menos de um ano para terminar este prazo, o custo do pagamento do crédito consolidado antecipadamente desce para 0,25% do valor em dívida.

Quais as vantagens da amortização antecipada do crédito consolidado?

As principais vantagens da amortização antecipada do crédito consolidado são a redução da taxa de esforço de crédito (porque fica com menos prestações aos bancos), maior liquidez financeira, maior facilidade para contratar novos créditos no futuro e possibilidade de pedir crédito com problemas bancários.

Antes de fazer a amortização antecipada verifique sempre que continua a ficar com dinheiro suficiente para emergências e gastos imprevistos, para evitar que tenha de fazer um novo empréstimo no futuro por situações inesperadas.