Aprovação do Crédito Consolidado - O que precisa para o banco aprovar

Válter Correia

A aprovação do crédito consolidado é o último passo para o empréstimo ficar concluído e melhorar a sua vida financeira. A aprovação começa depois de enviar todos os documentos e é feita com a análise de vários critérios sobre o seu perfil bancário e nível de rendimentos. Esta aprovação é rápida e normalmente fica concluída em menos de três dias.

Para aprovar crédito consolidado os bancos vão analisar o seu histórico bancário, para saber se tem dívidas ou empréstimos que ficaram por pagar no passado. Além disso, eles vão analisar os seus rendimentos, para calcular a taxa de esforço e também a capacidade para pagar a prestação do empréstimo. Estes são os três principais indicadores usados na aprovação da consolidação de créditos, onde a estabilidade laboral também é importante.

Depois da aprovação do crédito consolidado você é informado para assinar o contrato. Quando assina o financiamento está concluído e o banco faz o pagamento dos empréstimos. Desta forma você reduz até 60% o custo das mensalidades de crédito e simplifica a sua gestão financeira, porque passa a pagar apenas uma prestação mensal aos bancos.

Como é feita a aprovação do crédito consolidado?

A aprovação do crédito consolidado é feita com a análise dos dados que fornece depois de fazer simulação e pedido de consolidação de créditos. Para aprovar o crédito consolidado o banco verificar que os dados que forneceu estão de acordo com os documentos enviados.

Quais os critérios de aprovação do crédito consolidado?

Existem cinco critérios principais para a aprovação do crédito consolidado, que são os seguintes:

  • Análise da Taxa de Esforço
  • Capacidade para pagar o empréstimo
  • Verificação do Histórico Bancário
  • Situação Laboral
  • Incluir todos os créditos ao consumo

Qual a importância da taxa de esforço na aprovação do crédito consolidado?

A taxa de esforço é importante na aprovação do crédito consolidado porque ela avalia a quantidade do salário que é usada para pagar créditos e não pode superar os 50%. Quando tem uma taxa de esforço acima dos 50% as regras do Banco de Portugal não autorizam a aprovação do empréstimo consolidado.

O crédito consolidado permite baixar a taxa de esforço?

Sim, o crédito consolidado permite baixar a taxa de esforço porque o peso das prestações dos empréstimos no orçamento mensal também desce. Como paga menos dinheiro todos os meses aos bancos, a sua taxa de esforço fica mais baixa.

Como o banco avalia a capacidade para pagar o empréstimo consolidado?

O banco avalia a capacidade para pagar o empréstimo consolidado com o cálculo da taxa de esforço e a situação laboral que tem, com trabalho efetivo. Isto garante que todos os meses recebe um salário para pagar o empréstimo e que a prestação não tem um peso muito alto no seu rendimento mensal.

Como é feita a verificação do histórico bancário para o crédito consolidado?

A verificação do histórico bancário para o crédito consolidado é feita com as informações do Mapa de Responsabilidades de Crédito. Este documento do Banco de Portugal permite saber todos os empréstimos que tem e também verificar que não tem prestações em atraso e não está em incumprimento por não ter pago créditos que fez no passado.

É importante ter contrato permanente para aprovar o crédito consolidado?

Sim, ter contrato permanente, ou contrato efetivo, é importante para aprovar o crédito consolidado. Um contrato sem termo dá ao banco a garantia de que todos os meses recebe um salário, o que permite pagar a prestação do crédito consolidado.

Como trabalhador independente é importante ter um bom histórico de recibos verdes, com pagamentos constantes, para aprovar o crédito consolidado.

Posso escolher os créditos que vou consolidar?

Não pode escolher que créditos vai consolidar, porque é preciso incluir todos os créditos ao consumo para a consolidação de crédito ser aprovada. Todos os créditos pessoais, créditos automóveis, outros empréstimos e dívidas de cartões de crédito e linhas de crédito têm de ser incluídas no pedido de crédito consolidado para o banco dar a aprovação.

Quando é feita a aprovação do crédito consolidado?

A aprovação do crédito consolidado é feita depois de enviar todos os documentos exigidos pelo banco e ser feita a análise do seu processo. Quando o banco aprova a consolidação de créditos você é informado e recebe o contrato para assinar e finalizar o financiamento.

Quanto tempo demora a aprovação do crédito consolidado?

A aprovação do crédito consolidado demora entre 24h e 72h depois de todos os documentos serem submetidos e validados nos bancos com melhor classificação do crédito consolidado.

O que acontece depois do banco aprovar a consolidação?

Depois do banco aprovar a consolidação é informado por email ou SMS para fazer a assinatura do contrato e finalizar o financiamento. Quando assina o contrato o dinheiro fica disponível e o banco trata de tudo, fazendo o pagamento de todos os créditos que tinha em vigor.

É fácil aprovar o crédito consolidado?

Sim, é mais fácil aprovar o credito consolidado porque quando junta todos os empréstimos você reduz as prestações e a taxa de esforço. A única diferença é que tem de juntar também as declarações de dívida aos documentos para crédito consolidado, mas o processo é simples e rápido, com resposta final entre 1 e 3 dias.

Pode pedir crédito consolidado online e, quando o crédito é aprovado, recebe a FIN e o contrato para assinar. Aqui ficam definidas todas as condições do empréstimo, como o prazo e valor do crédito consolidado e também as taxas de juro do empréstimo consolidado. E também fica a saber ao detalhe quanto poupa e todas as vantagens do crédito consolidado.

Com a adesão ao crédito consolidado feita e o contrato assinado o banco trata de tudo por si e faz o pagamento dos créditos que tinha. Tudo isto é feito automaticamente e sem custos ou comissões do crédito consolidado, e a partir daqui passa a ter apenas uma prestação mensal e uma vida financeira mais saudável.