Juros do Crédito Consolidado - Quais as taxas e os juros mais baixos

Válter Correia

O crédito consolidado permite baixar as taxas de juro que está a pagar pelos seus empréstimos, o que tem também a vantagem de reduzir o peso das prestações aos bancos no seu orçamento mensal. O crédito consolidado tem duas taxas de juro, que são a TAN e a TAEG, que são diferentes porque a última inclui todas as comissões e encargos.

Os juros do crédito consolidado em Portugal são sempre com taxa fixa, que fica definida quando faz o crédito para pagar outros créditos e nunca muda durante todo o prazo de pagamento. Mas as taxas de crédito consolidado são diferentes em cada banco, e por isso é importante escolher os juros mais baixos para o crédito consolidado.

As taxas de juro para consolidação de crédito são parecidas às taxas dos créditos tradicionais, como o crédito pessoal, mas a prestação mensal é mais baixa. E essa é uma das vantagens do crédito consolidado.

Quais são as taxas de juro do crédito consolidado?

As taxas de juro do crédito consolidado são a TAN e a TAEG. A Taxa Anual Nominal (TAN) são os juros que paga ao banco pelo dinheiro que pediu emprestado, enquanto a Taxa Anual Efetiva Global (TAEG) são os juros com as comissões, seguros e outros encargos incluídos.

É melhor analisar a TAN ou a TAEG do crédito consolidado?

É melhor analisar a TAEG do crédito consolidado, porque ela inclui todos os custos está diretamente associado ao valor final da prestação. Mesmo que um banco tenha uma TAN muito baixa, se a TAEG for mais alta isso significa que o custo do crédito vai ser mais alto.

Onde posso ver os juros do crédito consolidado?

Pode ver os juros do crédito consolidado na FIN e no contrato do crédito enviado pelo banco. A FIN é a Ficha de Informação Normalizada, um documento entregue depois da simulação e análise do crédito consolidado e que inclui os juros e todas as outras informações sobre o empréstimo.

As taxas de juros do crédito consolidado são fixas?

Sim, as taxas de juros do crédito consolidado são fixas e nunca mudam durante todo o prazo de pagamento do empréstimo. A taxa fixa do crédito consolidado fica definida no momento da contratação do financiamento e garante que a prestação do empréstimo consolidado é sempre igual.

Quais as vantagens das taxas fixas no crédito consolidado?

As vantagens da taxa fixa no crédito consolidadosão a previsibilidade e estabilidade para o pagamento do crédito consolidado. Como as taxas e as prestações nunca mudam você consegue saber sempre qual o custo mensal do crédito e isso dá maior estabilidade na gestão do orçamento mensal.

As taxas de juros do crédito consolidado são mais altas?

As taxas de juros do crédito consolidado são parecidas às taxas do crédito pessoal e mais baixas que as taxas dos cartões de crédito. Mas são mais altas que os juros do crédito automóvel.

Como as taxas são parecidas às do crédito pessoal e você consegue ter um prazo do crédito consolidado mais extenso, a prestação do crédito consolidado é mais baixa que as mensalidades do crédito pessoal e dos cartões de crédito.

Quais são as taxas de juro dos bancos que fazem crédito consolidado?

As taxas de juro dos bancos que fazem crédito consolidado são as seguintes:

BancoTANTAEG
Cofidis11,97%15,2%
Cetelem10,35%13,3%
Banco CTT10,35%13,3%
Younited
Credit
Desde 5,37%Desde 7,49%
Unibanco12%15,2%
Universo11,1%14,2%

Quais os bancos com juros mais baixos para crédito consolidado?

O Younited Credit é o banco com os juros mais baixos para crédito consolidado. Mas o processo é mais complicado que em outros bancos e por isso a Cetelem e o Banco CTT são duas boas opções para consolidar créditos.

Vou pagar mais juros ao banco com o crédito consolidado?

Com o crédito consolidado vai pagar mais dinheiro em juros, porque paga todos os juros dos créditos que tinha antes e também os juros do dinheiro que pede com o crédito consolidado. Apesar de pagar mais dinheiro em juros, a taxa de juros do crédito consolidado é mais baixa e a prestação do crédito também é menor.

Como saber a melhor taxa para consolidar créditos?

Para saber a melhor taxa para consolidar créditos faça a comparação de todos os bancos para analisar a TAEG e a prestação mensal. A melhor forma de comparar os créditos consolidados é com um simulador de créditos consolidados.

Depois de simular, comparar os juros e encontrar a melhor TAEG tem de pedir crédito consolidado para iniciar o processo. Recebe na hora a resposta do banco, que lhe vai pedir os documentos para crédito consolidado para poder analisar o pedido de crédito consolidado e também para fazer a aprovação do crédito consolidado.

Quando o crédito é aprovado recebe a FIN para verificar as taxas de juro, a prestação mensal e as comissões do crédito consolidado. E também recebe o contrato para assinar e finalizar o financiamento. Desta forma os créditos que tinha são amortizados, você reduz o que paga aos bancos até 60% e ainda beneficia com outras vantagens do crédito consolidado.