Reestruturação do Crédito Habitação – Descubra o que significa

Tem dificuldade em pagar o empréstimo da casa? Então a reestruturação do Crédito Habitação pode ser a derradeira solução
O aumento sem fim da Euribor continua a causar dores de cabeça a muitas famílias. E há já quem tenha de entregar ou vender a casa por problemas com o empréstimo. Mas há uma forma de evitar estas soluções drásticas, com a reestruturação do Crédito Habitação.
Existem várias soluções para reestruturar o crédito habitação, como mudar as taxas, renegociar as condições do empréstimo ou reduzir os custos. Quer saber como tudo funciona e as soluções de reestruturação do Crédito Habitação? Vamos a isso!
O que significa a reestruturação do Crédito Habitação?
Significa que está a alterar as condições do empréstimo porque o banco reconheceu que tem dificuldades económicas. Ou seja, não se trata apenas de desejar renegociar o empréstimo. É preciso que as suas dificuldades sejam reconhecidas e graves para chegar ao patamar da reestruturação da dívida.
Quando se deve reestruturar o crédito da casa?
Sempre que está com dificuldades financeiras o banco pode avançar para a reestruturação do Crédito Habitação. Dessa forma evita problemas maiores, relacionados com o sobre-endividamento, dívidas ao banco e até mesmo a execução da hipoteca.
Quais os indicadores da necessidade de reestruturação do Crédito Habitação?
O Banco de Portugal apresenta vários indicadores da necessidade de reestruturar os créditos, onde se incluem:
- Incumprimentos de outros créditos nos últimos doze meses;
- Perdão parcial de dívidas;
- Degradação da análise interna de risco do cliente;
- Alterações significativas de liquidez do cliente;
- Atrasos recorrentes nos pagamentos;
- Dívidas à Autoridade Tributária ou à Segurança Social
Quais as vantagens da reestruturação do Crédito Habitação?
As vantagens são várias, mas a principal é mesmo reduzir a prestação mensal. Dessa forma você vai ter uma vida financeira mais saudável e menos dificuldade para pagar todas as suas contas.
Outras vantagens são:
- Juros mais baixos;
- Menos encargos com comissões bancárias e seguros;
- Redução da Taxa de Esforço
- Aumento do rendimento mensal disponível
Como se pode fazer a reestruturação do Crédito Habitação?
Existem várias formas de fazer a reestruturação de dívidas bancárias. Algumas opções são:
- Renegociar os juros – Passar de taxa variável para taxa fixa é uma solução para baixar a prestação;
- Alargar o prazo do crédito – Com o aumento do prazo as prestações ficam mais baixas. E, por isso, há menos risco de incumprimento;
- Refinanciar para pagar a dívida – Esta opção significa que faz um novo empréstimo com o valor que já pagou anteriormente. Dessa forma você salda as dívidas existentes e evita o incumprimento;
- Alterar outras condições do crédito: Se tem, por exemplo, seguros do crédito habitação muito caros ou se está a pagar várias comissões ligadas ao crédito habitação, é possível baixar os seus custos mensais. E, dessa forma, você tem mais capacidade para pagar as dívidas.
Vale a pena reestruturar o crédito habitação?
Se está a avançar para a reestruturação é porque já chegou ao último patamar de endividamento. Como tal, a melhor opção é agir antecipadamente, optando por renegociar as dívidas (veja como o fazer com o crédito consolidado) e reduzir as prestações antes de ficar em dificuldades económicas.
Mas, se já não tem mais nenhuma opção e o banco o convidou a fazer a reestruturação do Crédito Habitação, o melhor é aceitar. Afinal, a alternativa mais provável é ver a hipoteca executada e ficar sem a posse da casa.
A reestruturação fica nos dados do Banco de Portugal?
Sim, todos os créditos reestruturados ficam registados no Mapa da Central de Responsabilidades de Crédito do Banco de Portugal. E entram sempre na categoria A, respeitante à renegociação por incumprimento.
Esta situação é um alerta vermelho para a sua situação, já que indica que não conseguir pagar as prestações do empréstimo e ficou na “Lista Negra do Banco de Portugal“. Por isso, evite esta situação e opte por renegociar os créditos antes do banco ser obrigado a avançar para a reestruturação.
O que fazer para evitar a reestruturação do Crédito Habitação?
Para evitar esta situação deve agir antes de chegar a este patamar. E uma das melhores formas é transferir o crédito habitação para um banco com menos encargos e onde consegue uma prestação mais baixa.
Para saber qual a melhor opção e o banco indicado para transferir o empréstimo, aceda agora ao simulador de crédito habitação. Compare todas as propostas e escolha a prestação e os juros mais baixos. Se quer evitar a reestruturação do Crédito Habitação, o melhor é agir antecipadamente e seguir estes três passos: Simule, Compare e Poupe!