- comparamais.pt
- Crédito Pessoal
- Finalidades
Finalidades de Crédito Pessoal - Os projetos que pode financiar

Neste artigo vai descobrir:
- As diferentes finalidades do crédito pessoal;
- Que créditos têm prazos mais alargados (até 10 anos);
- A diferença entre um crédito com finalidade específica e um crédito multifinalidades;
- Que comprovativos de despesa são pedidos e em que créditos;
- Como a finalidade do seu crédito influencia as condições do empréstimo;
- Qual a finalidade mais adequada para o projeto ou a necessidade que quer financiar.
O crédito pessoal é um empréstimo versátil, onde pode usar o dinheiro para diversos projetos e existem sete finalidades principais do crédito pessoal. Pode ainda aderir a duas opções adicionais, que são um crédito multifinalidades (destinado a vários projetos) ou fazer um crédito pessoal sem finalidade específica.
Os vários tipos de crédito pessoal adaptam-se a cada projeto, e cada finalidade de crédito pessoal tem taxas de juro e prazos específicos. É preciso adaptar sempre o pedido de empréstimo pessoal para encontrar a mensalidade certa e cumprir os limites da taxa de esforço para financiamento bancário. Outra característica dos créditos pessoais, em todas as finalidades, é que não exigem hipotecas ou garantias por parte dos bancos.
Para pedir crédito pessoal para todas as finalidades é sempre preciso entregar determinados documentos e passar nos critérios de avaliação dos bancos. Além disso, há que pagar os impostos e as comissões e outros encargos que cada entidade cobra para lhe emprestar dinheiro. O processo para pedir financiamento é simples, e em todas as finalidades de crédito pessoal pode ter tudo tratado em apenas 48 horas.
Quais as finalidades do crédito pessoal?
O crédito pessoal tem finalidades específicas e de crédito sem finalidades específicas. Nos primeiros o empréstimo serve para um projeto bem definido, como despesas de saúde, comprar painéis solares, mobiliário ou eletrodomésticos, enquanto nos segundos o dinheiro pode ser usado para diversos projetos.
As finalidades do crédito pessoal são:
- Crédito para Estudantes, Educação e Ensino
- Crédito para Saúde
- Crédito para Energias Renováveis
- Crédito para Obras e Mobiliário
- Crédito para Férias
- Crédito para Casamentos, batizados e outras cerimónias
- Credito para Equipamentos Eletrónicos e Eletrodomésticos
- Crédito para Recheio da Casa
- Crédito Multifinalidades, para vários projetos em simultâneo
- Crédito sem Finalidades Específicas
Os vários tipos de crédito pessoal adaptam-se a cada projeto, e cada finalidade de crédito pessoal tem taxas de juro máximas e prazos específicos, com limites máximos definidos pelo Banco de Portugal.
Para que pode ser usado o dinheiro de um crédito multifinalidades?
O dinheiro de um crédito multifinalidades pode ser usados para diferentes projetos. Por exemplo, ele pode servir como um crédito para pagar um casamento, crédito para fazer um batizado, crédito para pagar dívidas ao Estado (Finanças ou Segurança Social) ou ser usado para gastos diversos.
No credito sem finalidades específicas basta usar o simulador de crédito pessoal para fazer o pedido, sem dar ao banco uma justificação concreta sobre como vai usar o dinheiro que pediu emprestado.
Os prazos do crédito pessoal são iguais para todas as finalidades?
Não, os créditos com finalidades específicas têm prazos mais longos. As regras dos prazos de créditos do Banco de Portugal definem que para educação, saúde e energias renováveis o limite é de 10 anos (120 meses), enquanto para outras finalidades é de 7 anos (84 meses).
Os valores dos créditos pessoais mudam para diferentes finalidades?
Em alguns bancos os valores mínimos e máximos dos créditos pessoais mudam para diferentes finalidades e existem limites mais altos para créditos de energias renováveis, de saúde e para ensino e formação (especialmente no crédito pessoal jovem. Em outros bancos, como no pedido de crédito pessoal Cofidis, os valores máximos são sempre de 50.000€.
Os documentos dos créditos pessoais são iguais para todas as finalidades?
Não, os documentos não são iguais para todas as finalidades porque os créditos com finalidades específicas exigem a apresentação de faturas ou comprovativos das despesas a efetuar e isso aumenta o número de passos do crédito pessoal.
Os comprovativo de despesas nos créditos com finalidades específicas servem para confirmar o valor das despesas que vão ser efetuadas e garantir que o valor do financiamento é ajustado aos gastos. Pode ser uma nota de encomenda, uma fatura pró-forma ou outro documento emitido pela empresa ou entidade onde vai gastar o dinheiro do empréstimo
Os critérios de aprovação do crédito pessoal dependem da finalidade do empréstimo?
Não, os critérios de aprovação do crédito pessoal são iguais para todas as finalidades dos empréstimos. Os critérios de aprovação do crédito pessoal para todas as finalidades são idênticos e focam-se em três grandes parâmetros. Eles são a capacidade para pagar o crédito pessoal, a estabilidade laboral e a existência de um histórico bancário favorável. Se passar nesta análise o crédito é aprovado e o banco vai emprestar-lhe o dinheiro que precisa.
Na análise à capacidade para pagar o empréstimo o banco analisa o salário e a taxa de esforço do crédito pessoal, para garantir que consegue pagar a prestação mensal sem ficar endividado. Na análise à estabilidade laboral é verificado se tem contrato como efetivo. E na verificação do histórico bancário os bancos analisam que pagou todos os créditos que fez e não tem atualmente prestações em atraso.
Pedir Agora Crédito Pessoal
Simular





























