- comparamais.pt
- Crédito Pessoal
- Bancos vs Financeiras
Bancos e financeiras - Veja as diferenças e qual escolher para pedir crédito

A principal diferença entre bancos e financeiras é a quantidade de serviços e produtos disponíveis. Os bancos tradicionais oferecem uma vasta gama, e para pedir financiamento são uma boa opção para clientes com um perfil financeiro sólido e sem urgência na aprovação. Por outro lado, as financeiras são especialistas em crédito ao consumo, destacando-se pela rapidez, menor burocracia e processos 100% online. Por isso são ideais para quem precisa de financiamento rápido.
Em termos práticos, é mais fácil e rápido conseguir aprovação para um crédito numa financeira como a Younited ou a Cofidis, do que num banco tradicional. Os seus critérios são mais flexíveis e acessíveis a quem tem uma situação laboral menos estável. Embora os bancos possam ter juros mais baixos para bons clientes, as financeiras geralmente cobram menos comissões e são mais competitivas para perfis de risco mais elevado. Independentemente da escolha, ambas as entidades são seguras e reguladas pelo Banco de Portugal.
Quais as diferenças entre os bancos e as instituições financeiras?
A principal diferença entre os bancos tradicionais e as instituições financeiras é a quantidade de serviços disponíveis. Os bancos podem oferecer aos clientes todo o tipo de serviços autorizados pelo Banco de Portugal, onde se incluem os créditos, contas bancárias, depósitos, investimentos e outros produtos. As entidades financeiras focam-se geralmente nos créditos ao consumo, onde se incluem os crédito pessoais, crédito automóvel, crédito consolidado e cartões de crédito.
Existem outras diferenças entre os bancos e as instituições financeiras de crédito, que lhe mostramos na tabela seguinte:
Característica | Bancos | Financeiras |
---|---|---|
Tipo de Serviços | Universal. Gama completa de serviços financeiros | Restrito e Especializado. Foco no crédito ao consumo |
Captação de Depósitos | Sim. Podem receber depósitos (contas à ordem, contas poupança, etc.) | Não. Proibidas de captar depósitos do público. Esta é a principal diferença para os bancos. |
Fonte de Financiamento | Depósitos dos clientes | Outras fontes, como empréstimos de bancos maiores ou emissão de dívida no mercado |
Gama de Produtos | Completa: Contas, crédito, cartões de débito e crédito, investimentos, seguros, gestão de património, etc. | Especializada: Crédito ao consumo, crédito consolidado e cartões de crédito. |
Crédito Habitação | Sim fazem créditos com garantias a longo prazo (até 40 anos) com montantes elevados. | Não, oferecem créditos até 75.000€ com prazos até 10 anos. |
Estrutura Física | Rede de balcões físicos e canais digitais. | Focadas nos canais digitais (online) e atendimento por telefone |
Rapidez | Processos mais complexos e demorados | Processos rápidos, simples e ágeis |
Aprovação de Créditos | Mais exigente | Maior probabilidade de aprovação |
Financeiras e empresas de crédito são a mesma coisa?
Sim, habitualmente quando se fala de financeiras em Portugal isso é feito em referência às empresas especializadas na concessão de crédito.
Quais os principais bancos em Portugal?
Os maiores bancos em Portugal são a Caixa Geral de Depósitos, Santander, Millennium, Novo Banco e BPI. Outros bancos com forte presença em Portugal são o Bankinter, o Banco Montepio, o Crédito Agrícola e o Grupo ABanca.
Existem ainda bancos focados na presença digital e integrados em grupos financeiros mais amplos, como o ActivoBank (do Millennium BCP) e o Banco Best (do Novo Banco)
Que tipos de financiamento oferecem os bancos tradicionais?
Os bancos tradicionais oferecem toda a gama de produtos financeiros que o Banco de Portugal autoriza as entidades financeiras a oferecer. Isto inclui contas bancárias, depósitos (incluindo contas poupança), créditos ao consumo, créditos imobiliários (crédito habitação), investimentos (como fundos de investimento, PPR e compra de ativos em bolsa), seguros e outros produtos.
Quais as principais financeiras em Portugal?
As principais financeiras em Portugal são a Cofidis, a Cetelem, a Credibom, o Unibanco, a Younited Credit, a Santander Consumer, o Montepio Crédito, o Bankintercard, a Oney, a WiZink e a 321 Crédito.
Que tipos de financiamento oferecem as financeiras?
Os financiamentos que são oferecidos pelas financeiras são crédito pessoal, crédito automóvel, Crédito Consolidado e cartões de crédito.
É melhor pedir crédito num banco ou numa financeira?
É melhor pedir crédito numa financeira quando procura rapidez no processo ou tem um score de crédito mais baixo. As financeiras têm processos digitais mais ágeis, que aceleram as etapas dos pedidos de crédito, e como estão focadas apenas na concessão de créditos ao consumo garantem uma aprovação mais facilitada.
Se tiver um perfil de cliente robusto, com muita segurança e rendimentos altos, escolha um crédito num banco tradicional. Nestas situações os bancos oferecem juros mais baixos e outras vantagens, como o cross-selling de produtos bancários (seguros, contas e depósitos) com condições vantajosas para angariar os clientes.
Quais as vantagens de pedir crédito num banco tradicional?
As vantagens de pedir crédito num banco tradicional são:
- Maior estabilidade e confiança institucional
- Taxas de juro mais baixas para bons clientes
- Condições personalizadas
- Produtos financeiros integrados (seguros, cartões, contas)
- Gestores de conta dedicados
Quais as vantagens de pedir crédito numa financeira?
As vantagens de escolher uma entidade financeira de crédito são as seguintes:
- Aprovação mais rápida
- Menos burocracia
- Processo 100% online
- Mais flexibilidade nos critérios de aprovação
- Aprovação para clientes com perfil de risco mais elevado
- Parcerias com lojas e marcas (cartões de crédito da Worten, Ikea, Radio Popular, Leroy Merlin, etc.)
- Crédito sem exigência de conta bancária na mesma instituição
Pedir crédito nas entidades financeiras é seguro?
Sim, pedir crédito nas entidades financeiras é seguro, porque elas são supervisionadas pelo Banco de Portugal e obrigadas a seguir as regras desta entidade que regula o sistema financeiro em Portugal. Isto inclui o respeito pelos direitos do consumidor no crédito, proibição de práticas abusivas e enganosas, prevenção do sobreendividamento e outras regras definidas pelo BdP.
As regras do Banco de Portugal para os bancos e as financeiras são as mesmas?
As regras do Banco de Portugal para a concessão de crédito aos consumidores são idênticas para os bancos tradicionais e para as financeiras, o que inclui a prevenção do endividamento excessivo com limites da taxa de esforço para aprovação de crédito, obrigação da apresentação das taxas de juro de forma clara e da FIN com todos os dados do crédito e mais regras.
Existem diferenças ao nível da estabilidade e solidez financeira e outros critérios macroprudenciais exigidos aos bancos e às financeiras, mas eles não afetam as regras para concessão de crédito. Além disso, o Banco de Portugal também estabelece as taxas de juro máximas autorizadas para crédito ao consumo e cartões de crédito, que não podem ser ultrapassadas por bancos ou por financeiras.
Como saber se uma financeira é confiável?
Para saber se uma entidade financeira é confiável verifique se ela está inscrita no Banco de Portugal. O mesmo acontece quanto verifica intermediários de crédito e outras empresas que trabalham na mediação de financiamentos.
Todos os intervenientes no sistema bancário português devem apresentar no seu site a indicação “Autorizados pelo Banco de Portugal”. Pode ver essa indicação no final desta página, referente à autorização e garantia de segurança dos serviços prestados pela Comparamais.
Que proteção têm os consumidores ao pedir cr édito nas entidades financeiras?
Os consumidores têm a mesma proteção legal garantida pelo Banco de Portugal nas financeiras e nos bancos tradicionais. Todas as entidades são obrigadas a fornecer informação clara sobre taxas (TAEG), comissões, prazos e condições do contrato. O consumidor tem ainda direito a um período de reflexão de 14 dias e pode apresentar reclamações ao Banco de Portugal contra abusos ou práticas ilegais.
Onde é mais fácil aprovar um crédito - num banco ou numa financeira?
É mais fácil aprovar um crédito numa financeira, porque os critérios de aprovação de crédito são mais flexíveis e as exigências ao nível do perfil de cliente e score de crédito são mais baixas. Se tem baixos rendimentos, uma situação laboral precária ou uma taxa de esforço mais alta, a melhor solução para aprovar os seus pedidos de crédito são as financeiras como a Cofidis, a Cetelem ou a Younited Credit.
Onde é mais rápido pedir um crédito - num banco ou numa financeira?
É mais rápido pedir um crédito nas financeiras, porque os processos são 100% digitais e as exigências de documentos para os pedidos são diferentes. Além disso, os processos de aprovação do crédito são mais velozes e consegue ter o dinheiro na sua conta mais rapidamente.
Quem cobra menos comissões, os bancos ou as financeiras?
As financeiras cobram menos comissões nos créditos, porque fica isento das comissões iniciais e de estudo do processo e não tem os encargos com a manutenção da conta bancária nessa entidade, como acontece com os bancos tradicionais.
Quem cobra menos juros, os bancos ou as financeiras?
Os bancos tradicionais cobram menos juros aos seus clientes com alto perfil financeiro, porque têm uma visão mais ampla da sua situação financeira e dos seus ativos.
No entanto, os clientes com menos rendimentos, histórico com atrasos nas prestações e muitos encargos podem pagar menos juros numa financeira, porque ao analisar os seus extratos o banco onde tem a sua conta vai considerar que o risco de incumprimento é mais alto.
Bancos ou financeiras - Como escolher a melhor opção?
Para escolher a melhor opção entre bancos tradicionais e entidades financeiras de crédito use um simulador de créditos e procure o apoio especializado de um intermediário de crédito. Desta forma consegue saber quem tem os juros mais baixos e, com um especialista a apoiá-lo no processo, descobrir onde tem mais facilidade de aprovar o financiamento.
Antes de fazer um empréstimo procure sempre aconselhamento especializado e verifique as taxas de juro praticadas por todas as entidades num simulador de crédito. Desta forma garante o financiamento certo para si.
Pedir Agora Crédito Pessoal
Simular