Onde posso verificar a velocidade da minha internet?

Onde verificar a velocidade da internet

Se está a ter problemas com as suas ligações, uma das soluções é medir a velocidade da internet. Veja agora em que sites pode fazer estas medições, como analisar a velocidade nos computadores e ainda se este pode ser motivo para rescindir o seu contrato.

Tem dúvidas sobre a eficácia do serviço de internet no seu pacote TV NET VOZ? Uma das primeiras coisas a fazer nestas situações é verificar a velocidade da internet, já que isso permite confirmar se aquilo que contratou é efetivamente o que lhe está a ser garantido pelo operador.

Para que tenha um melhor serviço de TV NET VOZ, agora a Comparamais explica-lhe como pode verificar a velocidade da internet. Saiba agora em que sites pode fazer essa verificação e, além disso, como fazer a análise também nos computadores. Por fim, descubra se pode rescindir contrato caso o operador não cumpra com a velocidade prometida…

Onde ver a velocidade da internet?

Pode ver a velocidade da internet de diferentes formas. Em primeiro lugar, ao medir a velocidade da ligação, utilizando diversos sites para o efeito. Além disso, pode medir a velocidade no seu dispositivo (por exemplo, o computador portátil).

Este é um procedimento importante, já que há que cumprir requisitos de velocidade de internet para algumas tarefas online. Por exemplo, veja aqui qual a velocidade que precisa para fazer jogos e ver streaming e saiba também tudo o que precisa para ver televisão pela internet.

NOWO - 250 mbps + TV NOWO + Telemóvel 1 Giga
48 canais
Internet250 Mbps
Rede fixa9000 minutos
Internet móvel
Telemóvel
€22,50PREÇO MENSAL
Características Principais
Internet 250 Mbps
Canais 48
Rede fixa 9000 minutos
  • 50% de desconto na mensalidade em NET + TV + VOZ durante seis meses
  • TV NOWO com box Android TV 4K e App TV NOWO Grátis
  • Internet com velocidade de 250 Mbps de download e 15 Mbps de upload
  • Cartão de telemóvel com 1 Giga de dados móveis e 5000 minutos/SMS + oferta da portabilidade
  • 50% de desconto em telemóveis adicionais durante 24 meses (máximo de 5 telemóveis por pacote)
  • Mensalidade de 37.50€ após os primeiros seis meses
  • Campanha com fidelização por 24 meses, mediante adesão ao débito direto e fatura eletrónica
  • Campanha válida até 31.08.2022

Onde medir a velocidade da internet e da ligação?

Existem diversas formas de verificar a velocidade, já que a questão pode ser analisada de diferentes formas. Em primeiro lugar, pode ver qual a velocidade da sua ligação, recorrendo a diferentes plataformas para isso. Para isso pode utilizar o sistema de medição homologado pela Anacom, o NetMede, mas também outros endereços.

Em destaque surgem sites como o speedtest.net, um dos mais famosos sites para medir a sua velocidade da internet. Mas também o Fast.com, recomendado pelo Netflix para testar a velocidade da sua ligação. Além disso, pode correr estes testes no Speedcheck, o Speedof.me, o Testmy.net ou usar o teste de velocidade do Google.

Veja também: Os testes de velocidade de internet são fiáveis?

Há no entanto, outras formas de verificar a velocidade da internet, já que muitas vezes os problemas podem não estar diretamente relacionados com a ligação. Por exemplo, pode ser uma questão relacionada com o próprio computador, ao nível de hardware ou software. Veja, por isso, que outros testes pode usar para estas medições.

Onde ver a velocidade da internet num portátil ou laptop Windows?

Caso tenha o sistema operativo Windows, é relativamente simples verificar a velocidade da internet no seu computador ou portátil. Para isso, apenas precisa de seguir estes passos:

  1. Aceda ao Painel de Controlo. Caso não saiba onde o encontrar, apenas precisa de abrir o Menu Principal, no canto inferior esquerdo, e procurar a pasta que diz “Sistema Windows”;
  2. Escolha a opção “Rede e Internet”;
  3. Entre no “Centro de Rede e Partilha”;
  4. Na indicação com a sua rede faça clique. Vai abrir um quadro onde pode encontrar a indicação com a velocidade da sua ligação.

Veja aqui tudo o que precisa saber sobre a velocidade da internet.

Onde ver a velocidade da internet num Mac?

O procedimento para verificar a velocidade da internet num Mac é diferente, mas a informação surge de forma similar. Os passos mais simples são:

  1. Procure pelo “Network Utility” na barra do menu principal do seu Mac;
  2. Abra esta aplicação;
  3. Logo no primeiro separador encontra em primeiro lugar as informações sobre as moradas (Adress) do seu Mac e da ligação. Logo de seguida encontra a velocidade da sua ligação Wi-Fi.

Nesta aplicação dos Mac poderá ainda obter um conjunto alargado de informações e encontrar soluções para melhorar a qualidade e velocidade da sua ligação.

Veja aqui tudo o que precisa saber sobre a velocidade da internet.

A velocidade da internet é mais baixa do que estou a pagar. O que devo fazer?

Caso verifique que contratou uma velocidade de internet e que, tanto nos testes online da ligação como nos testes internos do computador, ela não é atingida, existem diversas soluções possíveis.

Em primeiro lugar, se está ligado por Wi-Fi, pode tentar fazer a ligação com o cabo ethernet, já que ela é mais rápida e estável. Além disso, não sofre interferências causadas pela distância ao router, obstáculos como paredes que reduzem a eficácia do sinal ou por outros dispositivos ou pela densidade das paredes que possam causar interferências.

Caso não tenha essa oportunidade, aqui ficam outras soluções possíveis:
  • Reduzir a quantidade de dispositivos ligados em simultâneo, já que eles podem estar a “canibalizar” o sinal entre eles;
  • Otimizações de software: Seja pela quantidade de programas a correr em segundo plano (muitas vezes sem necessidade) ou pela presença de vírus ou outro malware no seu PC, deve verificar que recursos estão a ser consumidos desnecessariamente. Isso melhora a velocidade da internet e, além disso, o desempenho do seu computador;
  • Usar um repartidor de rede: Caso esteja longe do router, pode adquirir um repartidor de sinal para aumentar a sua eficácia nas zonas mais distantes da casa;
  • Verificar equipamentos e ligações: Cabos partidos ou más ligações à rede podem reduzir a velocidade do seu sinal de internet. Além disso, por mais surpreendente que possa parecer, reiniciar o router pode também ter efeitos positivos na sua velocidade;
  • Procure soluções técnicas junto do operador: O apoio técnico pode ajudar a resolver estes problemas, já que os operadores também têm interesse em fornecer um serviço com maior qualidade. Por isso, eles podem também ser parte da solução deste problema.

Rescindir contrato é uma última solução…

Se verificou que todos os seus equipamentos estão em perfeitas condições e que, mesmo com ligação por cabo, continua a ter uma velocidade de internet muito abaixo do prometido pelo operador, pondere avançar para a rescisão do contrato.

Este problema pode ser considerado válido para a rescisão, já que um dos motivos para não compensar o operador pelo período de fidelização em falta é precisamente a incapacidade deste fornecer o serviço que contratou. No entanto, para isso é preciso que não outros pressupostos definidos para a resolução do problema não tenham efeito, que são:

  • Reportar a situação ao seu operador para encontrar soluções, que deve tentar implementar;
  • Fazer uma reclamação indicando como motivo a diferença entre a velocidade de internet prometida e efetivamente garantida. Pode usar o teste na NetMede como comprovativo dessa diferença;
  • Recorrer ao Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo ou aos Julgados de Paz para resolver o problema ou rescindir o contrato, já que estes processos são mais rápidos do que num tribunal.
Saiba ainda: O que pode a velocidade da internet pode afetar?

Se após verificar a velocidade da internet e implementar um conjunto de medidas corretivas propostas pelo operador o problema persistir, então pode ser considerado que a qualidade de serviço prometida não foi assegurada. E, nessa situação, pode requerer a rescisão com justa causa, sem ter de pagar qualquer custo associado à fidelização.

Como evitar estes problemas?

O primeiro passo para evitar problemas com a velocidade da internet é testar a cobertura dos operadores na sua zona antes de escolher o operador. Depois, pode fazer a comparação dos serviços TV NET VOZ disponíveis para encontrar a melhor solução e os pacotes com melhor relação qualidade-preço.

Além disso, recorde-se que, caso o seu computador já esteja desatualizado, pode não ter qualquer vantagem em escolher uma velocidade mais elevada, já que o hardware pode não conseguir dar resposta e fazer a utilização total de um serviço de alta velocidade.

Mas, não se esqueça, compare sempre as características do serviço e os preços de TV NET VOZ antes de escolher o seu operador.

NOWO - 120 mbps + TV NOWO com box Android TV
48 canais
Internet120 Mbps
Rede fixa9000 minutos
Internet móvel
Telemóvel
€13,75PREÇO MENSAL
Características Principais
Internet 120 Mbps
Canais 48
Rede fixa 9000 minutos
  • O tarifário de TV e internet mais barato do mercado
  • Box Android TV com o pack de canais TV NOWO e App TV NOWO Grátis
  • Preço com 50% de desconto na mensalidade durante seis meses
  • Internet com velocidade de 120 Mbps de download e 12 Mbps de upload
  • Inclui 9.000 minutos para a Rede Fixa Nacional e 1.000 minutos para 50 destinos da Rede Fixa Internacional 24 horas/dia, 7 dias por semana
  • Mensalidade de 27,5€ após os primeiros seis meses
  • Campanha com fidelização por 24 meses, mediante adesão à adesão ao débito direto e fatura eletrónica
NOWO - 250 mbps + TV NOWO + Telemóvel 1 Giga
48 canais
Internet250 Mbps
Rede fixa9000 minutos
Internet móvel
Telemóvel
€22,50PREÇO MENSAL
Características Principais
Internet 250 Mbps
Canais 48
Rede fixa 9000 minutos
  • 50% de desconto na mensalidade em NET + TV + VOZ durante seis meses
  • TV NOWO com box Android TV 4K e App TV NOWO Grátis
  • Internet com velocidade de 250 Mbps de download e 15 Mbps de upload
  • Cartão de telemóvel com 1 Giga de dados móveis e 5000 minutos/SMS + oferta da portabilidade
  • 50% de desconto em telemóveis adicionais durante 24 meses (máximo de 5 telemóveis por pacote)
  • Mensalidade de 37.50€ após os primeiros seis meses
  • Campanha com fidelização por 24 meses, mediante adesão ao débito direto e fatura eletrónica
  • Campanha válida até 31.08.2022