Velocidade 5G em Portugal melhora 10% experiência de video e jogos

velocidade 5G em Portugal

O estudo da OpenSignal mostra que a velocidade do 5G em Portugal é cinco vezes mais alta que o 4G e que as novas ligações trazem uma melhoria de 10% na experiência de vídeos e jogos

A chegada do 5G foi anunciada como uma nova era de conetividade em todo o mundo, com melhorias imensas nas velocidades das ligações e na qualidade de vídeos e jogos online. No nosso país isso também é verdade, como mostra um novo estudo sobre a velocidade do 5G em Portugal.

Apesar da disponibilidade a nível do território ainda precisar de melhorias, nas zonas onde existem as redes já se verifica um upgrade de 10% em comparação às “tradicionais” redes 4G. E, por exemplo, Portugal fica em 11º lugar nos rankings mundiais para a experiência dos vídeo com ligações 5G. 

Quer saber como se compara o estado e a velocidade do 5G em Portugal com o resto do mundo? Descubra as resultados neste artigo.

5G apenas está disponível 15% do tempo

Os portugueses já podem ter tarifários de telemóvel com 5G, mas o estudo da OpenSignal revela que apenas se tira partido destas ligações mais rápidas 15% do tempo. Já que a rede ainda está limitada às grandes cidades, a maior parte do tempo os telemóveis continuam ligados ao 4G.

disponibilidade do 5G em Portugal

Isto coloca Portugal no 27ª lugar do ranking de disponibilidade do 5G a nível mundial. Mas, apesar disso, o nosso país está acima de nações como o Reino Unido, a Alemanha, a Suécia e o Japão.

Velocidade do 5G em Portugal é a 17ª melhor do mundo

A nível da velocidade de internet 5G, Portugal tem um excelente resultado, sendo o 17º país do mundo onde ela é mais rápida para downloads. E, com uma velocidade média de download do 5G de 234.2Mbps, as novas redes são 5.6 vezes mais rápidas que as ligações por 4G.

velocidade do 5G em Portugal - Download

O estudo confirma também que o 5G em Portugal é dos mais rápidos da Europa. Apenas os países nórdicos, a Croácia e a Bulgária estão melhor que Portugal, enquanto os maiores países europeus (Reino Unido, França, Espanha, Itália e a Alemanha) estão todos pior. A Itália, por exemplo, tem um 5G que é 100 Mbps mais lento que Portugal.

Upload com velocidade 5G em Portugal perto dos 700 Mbps

Ao nível do upload com velocidade 5G, Portugal é o 19º melhor país do mundo. Em média a velocidade é de 28.7 Mbps, mas já foram atingidos picos de velocidade de 688 Mbps, um resultado impressionante.

velocidade do 5G em Portugal - upload

5G melhora 10% experiência vídeo e de jogos

Com o 5G, Portugal consegue ter a 11ª melhor experiência para ver vídeos em todo o mundo, com uma melhoria de 9% em relação ao 4G. Na análise da OpenSignal, a velocidade de ligação 5G em Portugal para vídeo tem uma pontuação de 76.8 pontos, a apenas 1,4 pontos do melhor resultado a nível mundial.

Nos videojogos também é evidente a melhoria obtida com o 5G. Com um upgrade de 10,1% na experiência dos utilizadores, Portugal tem uma pontuação de 78.5 pontos, conseguindo a classificação de Excelente pela OpenSignal.

ranking mundial experiência video e jogos com 5G
melhoria da experiência video e jogos com velocidade 5G

Como conseguir ligações 5G em Portugal?

Para ter uma ligação 5G basta ter um telemóvel capacitado para esta tecnologia e também ter este serviço disponível no seu operador. A boa notícia é que se contratar agora o 5G, seja num tarifário de telemóvel ou num pacote TV Net Voz com telemóvel, pode ter acesso para sempre às redes 5G sem pagar mais.

Lembre-se, também, que nem todos os pacotes de telemóvel têm os mesmos preços. Por isso, ter ligações com velocidade 5G em Portugal pode ficar mais caro ou mais barato, consoante o tarifário e operador que escolher. Para pagar menos, lembre-se sempre de usar o simulador de preços de telemóvel e comparar as tarifas.