Operadoras de Telecomunicações: tudo o que precisa saber sobre pacotes e internet

Veja as questões mais frequentes sobre os operadores de TV NET VOZ em Portugal

Descubra tudo o que precisa saber sobre as operadoras de telecomunicações em Portugal e sobre os pacotes e serviços de TV, Internet e Telemóvel.

Há quatro grandes operadoras de telecomunicações em Portugal: a MEO, a NOS, a Vodafone e a NOWO. Além disso, o sector conta ainda outras empresas, como a Digi, a Woo e a LigaT. Por fim, há que contar ainda com a ANACOM, a entidade que gere todo o mercado e sistema e regula a atividade das operadoras de telecomunicações em Portugal.

Para saber mais sobre como funciona todo o serviço dos operadores de telecomunicações, leia este artigo. Perceba que serviços existem, quais os melhores preços e as ofertas de cada uma e ainda como resolver todos os problemas com os serviços de televisão e internet.

Principais operadoras de telecomunicações em Portugal

Leia tudo sobre operadoras de telecomunicações e pacotes de TV e Internet em Portugal

As principais operadoras de telecomunicações têm ofertas variadas de pacotes TV, NET e VOZ. Mas, para saber a melhor opção, tem de conhecer que opções existem e que tipo de serviço precisa.

Ou seja, se basta um pacote apenas com televisão e internet, ou precisa algo mais completo. Por exemplo, incluir telemóveis ou um hotspot portátil no pacote das operadoras de telecomunicações.

Mas, para começar, saiba o que é a banda larga e as diferenças entre os pacotes de fibra ótica, ADSL ou por satélite.

Qual é a internet de banda larga mais rápida das operadoras de telecomunicações?

As operadoras de telecomunicações têm vários tipos de serviços: fibra ótica, ADSL ou satélite. Além disso, hoje em dia pode até dispensar as operadoras, já que empresas como a Starlink têm opções para receber internet por satélite.

Mas a fibra ótica é a opção mais popular, já que é muito mais rápida que os serviços ADSL (a alternativa nas ligações por cabo) no que diz respeito à velocidade. Enquanto o ADSL apenas chega aos 24 Mbps, já existem pacotes de internet fibra com 10 Gbps na MEO. Por isso, a banda larga mais rápida em Portugal atualmente da MEO.

E, se quer escolher um pacote, não pense que a velocidade de ligação tem impacto apenas na internet. Hoje em dia ela também é importante para a experiência de TV, já que o sinal também chega à sua casa por fibra ou por satélite.

É possível ter banda larga sem fidelização?

Sim, mas é muito mais caro. As operadoras de telecomunicações não o podem obrigar a fazer uma fidelização, mas para garantir essa ligação oferecem preços mais baixos e outras ofertas. Por exemplo, se quer aderir sem fidelização vai pagar mais de 200€ pela instalação do serviço e o dobro do preço mensal.

Por isso, é possível ter internet em casa sem fidelização, mas isso acaba por nunca compensar.

Medir a Velocidade de Internet

Podemos pensar que temos uma internet rápida, mas isso não significa que a ligação da nossa internet está a ter os melhores resultados. Ou mesmo que estamos a receber aquilo que foi contratado. Por isso, é importante fazer um teste de velocidade para saber se está com a melhor performance na sua ligação.

Se o resultado do teste de velocidade é aproximado ou igual ao valor contratado, então não se preocupe com mais nada. Mas se quer perceber se a sua internet tem algum problema, é importante realizar o teste.

Para medir a velocidade de internet das operadoras de telecomunicações , siga alguns conselhos:

  • Ligue o seu computador ao router com um cabo de rede para fazer o teste, já que o resultado é mais fiável e essa ligação é mais rápida;
  • Faça o teste apenas com o computador ligado à internet. Ou seja, desligue o wireless dos telemóveis e não use consolas ou outros equipamentos em simultâneo;
  • Feche todas as outras janelas do seu navegador. Além disso, feche outros programas que podem consumir internet em segundo plano como. Por exemplo, antivirus, Spotify e redes sociais.

Pacotes com a internet mais rápida dos operadoras de telecomunicações

Vodafone

PacoteVelocidade de internetPreço
1 Gbps/200 Mbps45,50€
500 Mbps/200 Mbps41,50€


Veja aqui todos os pacotes Vodafone.


MEO

PacoteVelocidade de internetPreço
1 Gbps/200 Mbps45,49€
10 Gbps / 10 Gbps99.99€
500 Mbps / 200 Mbps29.49€

Veja aqui os outros pacotes MEO para o serviço TV NET VOZ.


Pacotes NOS

PacoteVelocidade de internetPreço
1 Gbps / 200 Mbps45,49€
500 Mbps / 200 Mbps29,49€

Veja aqui todas as ofertas de pacotes com internet NOS


NOWO

PacoteVelocidade de internetPreço
500 Mbps17,50€
1000 Mbps25,00€

Descubra todos os preços NOWO.

Mudar de casa: escolher um operador de telecomunicações

Quando muda de casa, tem de comparar os operadores de telecomunicações para escolher o melhor pacote. Por isso, é importante testar a cobertura, ver todos os preços e saber as melhores ofertas e descontos. Nós mostramos-lhe como:

  • Aceda aos preços de TV NET VOZ;
  • Escolha os serviços incluídos: 3 P (TV, Net e telefone fixo) ou 4P (pacotes com telemóvel);
  • Compare todos os preços e escolha o serviço pretendido;
  • Faça o teste de cobertura para saber a melhor escolha;

Testar a cobertura dos operadoras de telecomunicações

Existe internet em todo o país, mas nem todas as operadoras de telecomunicações estão disponíveis em todos os locais. Além disso, a qualidade das ligações muda consoante as zonas. Por isso, fazer um teste de cobertura é essencial para garantir a internet com melhor qualidade.

Posso cancelar o contrato e mudar para outra operador?

Sim, já que nunca é obrigado a ficar com um serviço que não pretende. No entanto, isso pode ter custos. Antigamente era muito caro rescindir o contrato de telecomunicações antes do prazo, mas com a nova Lei das Telecomunicações tudo ficou mais fácil e o processo é mais simples.

Para rescindir o contrato com os operadores de telecomunicações pode usar a nova plataforma de cessação de contratos Tv Net Voz. Além disso, pode cancelar o contrato sem custos nas seguintes situações:

  • Falecimento do titular
  • Emigração
  • Desemprego Involuntário
  • Alteração de morada (mas apenas se as operadoras de telecomunicações não conseguem assegurar o mesmo serviço no novo local de residência)
  • Incumprimento por parte da operadora: quando não são cumpridas cláusulas contratuais ou quando não é assegurada a qualidade do serviço contratada

No entanto, mesmo sem um destes requisitos pode optar pelo cancelamento do contrato, mas com penalizações. Apenas não paga no exercício do Direito de livre resolução, já que pode cancelar o contrato nos 14 dias seguintes ao dia em que assinou o contrato

É melhor contratar os serviços em separado ou juntar todos os serviços no mesmo operador de telecomunicações?

O melhor é optar sempre por um pacote único, já que tem mais promoções e poupa dinheiro. Muitas pessoas pensam que “juntar todos os ovos no mesmo saco” é uma má opção, mas é precisamente o contrário, , já que no final gasta muito mais.

Com um único pacote, as operadoras de telecomunicações beneficiam, mas para os clientes também há vantagens. O preço é mais competitivo tem ofertas e descontos associados à contratação de TV NET e VOZ e simplifica os pagamentos, já que tem apenas uma fatura mensal para pagar.

É essencial comparar os preços para ver se é mais vantajoso escolher um pacote de telecomunicações ou escolher os serviços em separado
Escolher os serviços em separado pode aumentar os custos com as telecomunicações em casa

Dicas para negociar os pacotes de TV, NET VOZ

Muitas vezes a melhor forma de arranjar os preços mais baixos nos pacotes de TV, NET e VOZ é negociar. Por isso, damos-lhe as melhores dicas para negociar os pacotes de internet.

Negociar o pacote

Normalmente, tem pacotes já preparados. Ou seja, com um número de canais pré-definido, um tarifário de telemóvel e uma determinada velocidade de internet. Mas, por exemplo, pode escolher um pacote de telemóvel com menos gigas de dados móveis e reduzir a fatura final.

Registar os erros

Quando contrata um pacote de TV, NET e VOZ espera usufruir da melhor forma desses serviços. Por isso, não aceite pagar por algo que não recebe. Se tem falhas nos serviços, registe-o e utilize a situação para seu benefício. Ligue para o apoio ao cliente, explique o que aconteceu e exiga ser recompensado pelo sucedido.

Negoceie a fidelização

Se já está com a mesma operadora há mais de dois anos, o período de fidelização terminou. Mas pode, a troco de novos descontos e outras vantagens, renovar esse acordo com a operadora.

No entanto, não aceite logo a primeira oferta. Ou seja, obrigue as operadoras de telecomunicações a esforçar-se para o manter como cliente. Se a proposta não for de encontro ao que pretende, basta fazer um teste de cobertura, descobrir um novo serviço e seguir estes três passos: Simule, Compare e Poupe!