TV, NET e VOZ: tudo o que precisa saber sobre pacotes, operadoras e internet

A Comparamais ajuda-o a encontrar o pacote adequado com a operadora certa e com a internet e TV que deseja de acordo com as suas preferências.

  1. Qual é a internet de banda larga mais rápida?
  2. Fibra ótica ou satélite: qual é a mais indicada?
  3. É possível ter banda larga sem fidelização?
  4. Velocidade de internet: como medir
  5. Velocidade de net lenta: o que fazer?
  6. Quais são os pacotes com a internet mais rápida?
  7. Mudar de casa: escolha o melhor pacote de Banda Larga ou TV NET VOZ
  8. Verifique se a sua operadora tem cobertura na sua nova casa
  9. Posso cancelar o contrato e mudar para outro operador?
  10. Qual é o pacote de TV NET e VOZ mais barato?
  11. O que é melhor: contratar os serviços em separado ou comprar um pacote único de TV NET e VOZ?
  12. Como é que posso encontrar o melhor tarifário de Internet?
  13. 4 dicas para negociar os pacotes de TV, NET VOZ
  14. Tenho, obrigatoriamente, de assinar 24 meses de fidelização num pacote de TV NET VOZ

As principais operadoras de telecomunicações têm todas ao seu dispor um leque de ofertas variadas de tarifários TV, NET e VOZ. Antes de perceber qual é a melhor opção para si é importante perceber as suas necessidades. Tenha em conta se quer um pacote apenas com televisão, se quer algo mais completo que tenha televisão e Wi-fi ou até que englobe outros serviços.

Qual é a internet de banda larga mais rápida?

Para escolher uma boa banda larga são apresentados vários tipos de serviços: cabo, satélite, ADSL e fibra ótica.

Tanto a Fibra Ótica como a ADSL são as opções mais populares e competem entre si. Ambas são serviços de banda larga, sendo que tanto uma como a outra são serviços de internet de alta velocidade. Contudo, a Fibra Ótica não parece dar hipótese aos serviços ADSL no que diz respeito à velocidade. Em alguns casos a velocidade entre um e outro pode chegar a ser 100 vezes superior. Veja aqui quais são os melhores pacotes de TV, NET e VOZ com Fibra Ótica.

No estudo encomendado pela Comissão Europeia que avaliou a disponibilidade das redes de banda larga pelos países-membros, constatou-se que Portugal fez um maior investimento em fibra ótica e, por conseguinte, essa estratégia fez com que Portugal regista-se uma maior disponibilidade de fibra em relação aos restantes países.

Tem problemas com internet lenta? Saiba como resolver o problema aqui.

Fibra ótica ou satélite: qual é a mais indicada?

O Satélite é a solução mais indicada para as zonas de Portugal onde a fibra ótica ainda não chegou. Assim, esta tecnologia é emitida por um sinal enviado por satélites desde o espaço e é recebido por uma antena parabólica.

A conexão é simples de realizar. É importante saber que a antena parabólica é o principal equipamento que vai precisar de instalar no exterior da sua casa. Isto é necessário porque é preciso captar o sim, uma vez que a tecnologia de satélite não precisa de cabos. Para além da antena, são ainda necessários dois modens específicos – um para enviar e o outro para receber os dados de internet.

Como tal, qualquer zona do país pode ter acesso à internet por satélite, pois a cobertura é mais abrangente do que a de fibra. Para além disso, a tecnologia via satélite oferece ainda um serviço de internet de alta velocidade.

Já a fibra ótica tem uma grande vantagem: não sofre de interferências quando as condições atmosféricas não são as mais favoráveis. A tecnologia via satélite, por outro lado, já está mais sujeita a essa instabilidade. Uma desvantagem da fibra ótica é que não chega às zonas mais rurais e às regiões mais afastadas.

Apenas a MEO e a NOS é que oferecem serviços via satélite. Caso queira adquirir um pacote de satélite, saiba que o mesmo inclui TV, telefone e internet com boa qualidade. Ainda assim, é sempre importante comparar as campanhas e pode fazê-lo no nosso simulador.

É possível ter banda larga sem fidelização?

A resposta é sim. Nos dias que correm é cada vez mais frequente as pessoas aderirem a um pacote de TV, NET e VOZ tudo incluído. No entanto, ainda existem exceções e há quem procure apenas Internet sem um pacote. Nem todas as operadoras têm essa oferta, mas a MEO oferece essa possibilidade.

Descubra neste artigo mais sobre banda larga em Portugal e qual é a melhor.

Velocidade de internet: como medir

Nem sempre quando temos uma internet rápida significa que a ligação da nossa internet está a ter os melhores resultados. Para realizar o teste de velocidade, o mais usado é o Speedtest. Ao clicar no teste de velocidade não tenha em conta as condições da sua conexão como ela está agora.

Se o resultado do teste de velocidade é aproximado ou igual ao valor contratado, então não se preocupes com mais nada. Caso queira perceber se a sua internet tem algum problema, é importante realizar o teste.

Para medir a velocidade de internet que a sua operadora de telecomunicações forneceu, deve sigar alguns conselhos:

  • Realizar o teste com ligação por Wi-Fi vai dar-lhe sempre resultados mais baixos do que contratou. Como tal, aconselhamos que conecte o seu computador ao router com um cabo de rede Ethernet/LAN;
  • Tenha a certeza que tem o equipamento certo para fazer o speedtest. Se está a ser testada a velocidade de internet de fibra (de 100 Mb, 300 Mb ou 1 Gb), deve ter equipamento à altura. Assim, precisa que o adaptador Ethernet do computador seja compatível com a versão Gigabit Ethernet (porque então não superará os 100 Mb de velocidade);
  • Tenha a certeza de que é a única pessoa com ligação à internet enquanto realiza o speedtest. Se os megas estiverem a ser consumidos por outras pessoas aparecem no resultado do teste de velocidade;
  • Feche todas as janelas do seu navegador (excepto onde realiza o teste de velocidade) pois podem estar a consumir megas. Para além disso, feche outros programas que podem estar a consumir internet num segundo plano como, atualizações de vírus, Spotify, entre outros.

Neste artigo pode perceber quais são os problemas mais recorrentes associados à sua internet.

Velocidade de net lenta: o que fazer?

  • Reduzir o número de dispositivos ligados à mesma rede
  • Ligar-se à rede através um cabo Ethernet
  • Fechar as aplicações ou páginas que estejam em segundo plano
  • Manter os navegadores atualizados
  • Assegurar-se que os dispositivos não têm vírus
  • Não ter objetos ou equipamentos perto do seu router, para evitar inferências no sinal
  • Não instalar programas que não utiliza no computador
  • Ter a internet fixa em casa protegida com password e ter a certeza de que não tem um utilizador desconhecido conectado.
  • Usar outro dispositivo ou aceder a outro site e ver se o problema se mantém;
  • Verificar se tem vírus no computador. A ligação à Internet pode ser afectada por códigos maliciosos que estejam no computador. Utilize um programa, como o Malwarebytes (tem uma versão gratuita), para procurar vírus que possam estar a ter impacto na qualidade da ligação e no desempenho geral do computador;
  • Verificar o pacote de Internet. Se a ligação está a funcionar, mas está mais lenta que o esperado, deve consultar um site de medição de velocidade, como o Speedtest.net ou o nPerf e realizar o teste. O resultado indica a velocidade a que o computador está a aceder à Internet;
  • Servidor DNS: para ter a certeza de que o problema é com o servidor DNS, deve experimentar inserir um endereço IP no browser como o 216.58.197.78 que pertence ao Google. Se a página carregar bem, tem de alterar o endereço do servidor DNS ou limpar a cache do DNS do adaptador de rede do computador;
  • Cuidado com as luzes: a luz que indica que está ligado deve estar acesa (alguns routers desligam as luzes para poupar energia. Para ver se as luzes acendem, toque no botão que as liga). Se nenhuma luz estiver acesa então, o router está desligado.Se isto acontecer, pode ser indicador de problemas com a tomada elétrica, o transformador ou o cabo de ligação ao transformador.

Neste artigo vai encontrar os problemas mais típicos que podem acontecer com a sua internet.

Quais são os pacotes com a internet mais rápida?

Vodafone

PacoteVelocidade de internetServiços incluídosPreço
Vodafone Fibra TV, NET, VOZ e Telemóvel (4P)1 Gbps/200 MbpsTV, Internet, Telefone, Telemóvel

170 canais
Internet rápida
Smart router 2.0
Telefone fixo
3.500 minutos em chamadas e SMS no seu telemóvel
77,90€
Vodafone Fibra TV NET e VOZ (3P)1 Gbps/200 MbpsTV, Internet, Telefone

145 canais de TV
Smart Router
Chamadas grátis para a rede fixa nacional 24h/dia e para as redes fixas internacionais de 31 países
46,40€


Vodafone Fibra Internet e Telefone fixo (2P)1 Gbps/200 MbpsInternet, Telefone

Internet rápida
Pacote sem TV e telemóvel
Chamadas grátis para a rede fixa nacional 24h/dia e para as redes fixas internacionais de 31 países
38,90€

1P: Pacotes de telecomunicações que apenas incluem um dos serviços: TV, internet, telemóvel ou telefone fixo.

2P: Pacotes de telecomunicações que incluem dois serviços: TV e internet ou internet e telefone.

3P: Pacotes de telecomunicações que incluem três serviços: TV, internet e telefone fixo.

4P: Pacotes de telecomunicações que incluem quatro serviços: TV, internet, telefone fixo e telemóvel


MEO

PacoteVelocidade de internetServiços incluídosPreço
MEO 4O Giga (4P)1 Gbps/200 MbpsTV, internet, telefone e telemóvel

200 canais
MEO GO Multi e MEO Box
Cartão de telemóvel com 10 GB de net
Chamadas da rede fixa incluídas
74,99€


NOS

PacoteVelocidade de internetServiços incluídosPreço
NOS 4 (4P)1 Gbps

1 Gbps/100 Mbps
TV, internet, telefone e telemóvel

150 canais de TV
Chamadas para a rede fixa
1 cartão 800 minutos
62,99€
NOS 3 Fibra (3P)1 Gbps/100 MbpsTV, internet e telefone

150 canais de TV
Chamadas da rede fixa incluídas
Internet rápida
45,99€
NOS Fibra, pacote só de internet (1P)1 GbpsInternet

A velocidade da internet é de 1 Gbps de Download e 100 Mbps de upload
Inclui Giga Router
39,99€

NOWO

PacoteVelocidade de internetServiços IncluídosPreço
NOWO Fibra TV, NET, VOZ e Telemóvel (4P)250 MbpsTV, telefone, internet e telemóvel

140 canais
5 GB de internet móvel
Internet incluída
Chamadas para a rede fixa incluídas
51,50€
NOWO Fibra, TV, NET, VOZ (3P)250 MbpsTV, telefone e internet

140 canais
Chamadas de rede fixa
Internet incluída
32,50€

Se não sabe qual é a velocidade de internet que necessita, então leia este artigo e veja qual é a velocidade mais adequada.

Mudar de casa: escolha o melhor pacote de Banda Larga ou TV NET VOZ

Quando muda de casa, a primeira coisa que deve fazer é escolher o operador de TV NET VOZ que precisa. Para escolher o melhor pacote para si, precisa de fazer primeiro uma comparação. Nós mostramos-lhe como:

  • Aceda a este site: https://www.comparamais.pt/tv-net-voz
  • Escolha nos filtros do lado esquerdo quais são os serviços incluídos: 3 P (inclui televisão, internet e telefone fixo), 4P (inclui televisão, internet, telefone fixo e telemóvel) e 5P (inclui televisão, internet, telefone fixo, telemóvel e internet móvel). Pode também escolher um serviço apenas destes apresentados
  • De seguida escolha a velocidade de internet pretendida se é básica, normal, rápida ou super rápida, tendo em conta as suas necessidades.
  • Escolha a duração do seu contrato, isto é, se pretende um contrato sem fidelização, com 12 meses ou 24 meses.
  • Por fim, informe-se e veja que tipo de ligação passa na sua casa: se é fibra, satélite ou ADSL.
  • Depois irá aparecer-lhe os pacotes mais adequados, tendo em conta, o que selecionou previamente.

Pacotes de TV NET e VOZ: Descubra as melhores ofertas em Portugal

Verifique se a sua operadora tem cobertura na sua nova casa

Depois de escolher o pacote, após ter feito essa comparação, verifique se a operadora que escolheu tem cobertura na sua zona de residência. Se o pacote que quer não estiver disponível na sua zona de residência, escolha outra opção que lhe aparece quando faz a sua comparação.

Se pretende continuar com a sua atual operadora, veja se ela tem cobertura no novo endereço, especialmente se for mudar para outra cidade ou alguma região mais distante, com pouca cobertura de serviços.

Consulte a cobertura na sua zona residência aqui.

Os serviços fixos como internet e TV podem exigir uma nova instalação e verificação de disponibilidade. Portanto, faça isso com antecedência.

Se quiser tratar da portabilidade do seu número de telemóvel quando muda de operadora, clique neste artigo e veja o que tem de fazer.

Posso cancelar o contrato e mudar para outro operador?

Depende se o seu contrato tem período de fidelização. Se for um contrato sem fidelização poderá cancelar a qualquer momento. Se tiver fidelização, poderá cancelar na mesma mas terá de pagar as restantes mensalidades que faltam até ao término do contrato. Pode cancelar o contrato sem custos, nas seguintes situações:

  • Falecimento do titular: em caso de morte do titular do contrato, o cancelamento só tem efeito a partir do momento em que é apresentada a certidão de óbito
  • Alteração do agregado familiar
  • Alteração de morada
  • Emigração
  • Direito de livre resolução: o direito à livre resolução permite que cancele o seu contrato (independentemente da forma como o celebrou) nos 14 dias seguintes ao dia em que assinou o contrato
  • Direito à resolução do contrato por incumprimento por parte da operadora: em caso de incumprimento das cláusulas contratuais por parte do operador em causa, poderá exigir o cancelamento do contrato sem qualquer penalização

Qual é o pacote de TV NET e VOZ mais barato?

A resposta não é certa, uma vez que depende sempre do valor que está disposto a pagar e dos serviços que quer incluir. Quantos mais serviços, mais completo o seu pacote vai ficar. No entanto, o preço também pode aumentar. É difícil responder qual é o melhor e mais barato pacote de telecomunicações. Contudo, para escolher o pacote mais indicado para si precisa de:

  • Aceder a este site: https://www.comparamais.pt/tv-net-voz
  • Escolher, através dos filtros do lado esquerdo, quais são os serviços que pretende: 3P (onde está incluído televisão, internet e telefone fixo), 4P (inclui televisão, internet, telefone fixo e telemóvel) e 5P (inclui televisão, internet, telefone fixo, telemóvel e internet móvel). Neste primeiro filtro tem também a possibilidade de escolher apenas um destes serviços.
  • Depois de selecionado o tipo de serviço deve escolher a velocidade de internet que pretende: se é básica, normal, rápida ou super rápida.
  • Outro ponto importante, e também o terceiro filtro, é escolher a duração do seu contrato. Aqui tem a possibilidade de escolher um contrato sem fidelização, com 12 meses ou com 24 meses.
  • Antes de responder ao último filtro certifique-se de que sabe qual é a cobertura da sua zona de residência. Para descobrir basta fazer uma comparação. Assim, depois de saber qual o tipo de ligação que passa na sua casa: se fibra, satélite ou ADSL, basta selecionar o correspondente e irá aparecer-lhe os pacotes mais adequados, tendo em conta o que selecionou.  

A Comparamais reuniu através do comparador os pacotes de TV NET e VOZ mais baratos do mercado, de cada operadora.

OperadorPacotePreço
NOWO90 canais, 120 Mbps, chamadas fixas incluídas e 500 MB de net no telemóvel34€
NOS100 canais, até 40 Mbps, chamadas fixas incluídas e 500 MB de net no telemóvel49,99€
MEO90 canais, 40 Mbps, chamadas fixas incluídas e 500 MB de net no telemóvel49,99€
Vodafone100 canais, 200 Mbps e chamadas fixas incluídas29,90€

O que é melhor: contratar os serviços em separado ou comprar um pacote único de TV NET e VOZ?

O melhor é optar sempre por um pacote único para poupar dinheiro. Muitas pessoas pensam que contratar um serviço de cada operadora é a melhor escolha. No entanto, no final estará a gastar muito mais.

Com um único pacote, ganham as companhias e também os clientes com a união dos serviços, uma vez que o preço é mais competitivo, podem associar quando quiserem um novo serviço ao pacote como, por exemplo, cartão de telemóvel, e ainda ter ofertas e descontos associados à contratação de TV NET e VOZ.

Como é que posso encontrar o melhor tarifário de Internet?

A Comparamais facilita o seu trabalho ao comparar, entre os diversos fornecedores e pacotes, qual será o tarifário mais acertado para si. É importante ter em conta às vantagens de cada serviço:

  • TV: veja o número de canais incluídos e se inclui Box ou não, bem como, a subscrição de canais adicionais.
  • Voz: o telefone fixo não tem muitos detalhes e as chamadas nacionais estão incluídas. O que pode alterar é o número de países para os quais pode fazer chamadas internacionais que estão incluídas no tarifário.
  • Net: ter em conta a velocidade da banda larga.

Antes de subscrever qualquer pacote de telecomunicações deve informar-se sobre as características, duração e condições de contrato e optar pelo pacote mais barato para si.

4 dicas para negociar os pacotes de TV, NET VOZ

Muitas vezes a melhor forma de arranjar os preços mais em conta nos pacotes de TV, NET e VOZ é negociar. Por isso, damos-lhe 5 dicas para negociar os pacotes de internet.

Negociar o pacote

Normalmente, os pacotes já estão pré-definidos, ou seja, vai ter um número de canais também pré-definido, um determinado tarifário de telefone e uma determinada velocidade de internet.

Imagine que alguns dos serviços que esteja incluído não é muito do seu interesse e que há outras ofertas que lhe interessam mais. Negoceie a troca de uma pela outra. Tenha sempre em atenção o valor das coisas para conseguir fazer uma troca acertada, pois os serviços não valem o mesmo.

Negoceie a fidelidade e a infidelidade

As operadoras, para além de lhe quererem vender um produto, querem que fique com elas e que continue a pagar durante o máximo de tempo que for possível. O nosso conselho é negociar este tempo de fidelização com descontos, ou seja, se a operadora quer um período maior de fidelização então deve baixar o preço em troca.

Por outro lado, todos os contratos têm um fim, seja ele mais longo ou mais curto. Quando o seu contrato estiver a acabar ligue para a sua operadora de telecomunicações e renegoceie os valores do seu pacote. Assim, ou o preço baixa ou então vai procurar outra operadora que corresponda às suas necessidades.

Fazer valer a antiguidade

Se for cliente de uma operadora há muito tempo pode retirar vantagens quando chegar a altura de negociar a situação do seu pacote, pois as operadoras não vão querer perder um cliente de longa data e vão oferecer-lhe serviços. Por isso, ligue todos os anos à sua operadora e relembre-os de que merece uma atenção extra.

Registar os erros

Ao contratar um pacote de TV, NET e VOZ espera usufruir da melhor forma desses serviços, por isso, não aceite usufruir de serviços apenas parcialmente. Caso existam falhas em algum dos seus serviços, registe-o e utilize a situação para seu benefício. Ligue para o apoio ao cliente e explique o que aconteceu, deixando esclarecido que precisa de ser recompensado pelo sucedido.

Tenho, obrigatoriamente, de assinar 24 meses de fidelização num pacote de TV NET VOZ?

A resposta é não. As melhores ofertas são, normalmente, para os clientes que escolhem 24 meses, mas não é obrigado a assinar um contrato assim. O tempo de fidelização pode ser por 6, 12 ou 24 meses ou então sem fidelização.

Outro fator importante de saber é que pode terminar o contrato de fidelização antes do tempo previsto. No entanto, tenha em atenção que terá de pagar à operadora o valor equivalente aos produtos que lhe foram oferecidos. Caso não saiba a quanto equivale o valor basta consultar o seu contrato pois os valores das ofertas têm de estar devidamente discriminados.