O que a velocidade da internet pode afetar?

Descubra o que a velocidade da internet pode afetar

Já lhe aconteceu o ecrã “congelar” ou ter paragens enquanto vê filmes? E downloads que nunca mais terminam? A rapidez da sua net pode ter um grande impacto nisto. Por isso saiba o que a velocidade da internet pode afetar e como resolver alguns problemas que possa ter.

A velocidade da internet é um dos elementos mais destacados nas ofertas de pacotes TV NET VOZ dos operadores. E existe uma razão para isso, já que a rapidez da sua ligação tem um grande impacto em muitas das suas atividades relacionadas com a internet.

Seja nos streamings, nos downloads e uploads ou em outras áreas, é preciso saber o que a velocidade da internet pode afetar, para que também possa ter uma experiência superior quando navega pela net. E também para saber como é possível aumentar essa velocidade. Agora a Comparamais explica-lhe tudo o que a velocidade da internet pode afetar..

A velocidade da internet pode afetar os jogos online?

Existem situações em que uma baixa velocidade de internet pode significar uma experiência de jogo horrível. Mas não pode ser considerado desculpa para tudo. Por exemplo, se nota um atraso nas ordens que dá ao comando, o problema pode estar na latência ou ping e, por consequência, uma baixa velocidade de internet.

Mas se o seu ecrã está a passar as imagens do jogo como se fosse um álbum de fotos, em vez de um vídeo contínuo, a questão pode ter a ver com baixos fps. E, dessa forma, ser algo relacionado com o seu hardware e a melhor resposta ser mudar o seu computador em vez da ligação à rede.

No entanto, pode-se concluir que na lista do que a velocidade da internet pode afetar os jogos online estão, obviamente, incluídos. Por isso, deve também saber qual a melhor velocidade de internet para jogar.

A velocidade da internet afeta os fps (frames por segundo) para jogar online?

Embora exista uma ideia de que aumentar a velocidade da internet é suficiente para acabar com o “lag” entre os seus movimentos e a reação no jogo, a verdade é que o principal problema não é a sua ligação. Isso mesmo explica este artigo publicado no Online Tech Tips.

Os FPS (framerate ou frames por segundo, não confundir com first person shooter) indicam a quantidade de imagens que o seu computador é capaz de gerar em cada segundo. Logo, os seus principais problemas não se relacionam com a rapidez da ligação à net, mas sim com o seu hardware e software.

A placa gráfica, a memória RAM, o processador e a motherboard, bem como drivers desatualizados, são os principais motivos para uma taxa de FPS baixa. Como tal, comprar um novo computador terá muito mais efeito para resolver este problema do que mudar a sua ligação de internet. Apenas se tiver um computador recente e sofrer com baixas taxas de FPS deve pensar em mudar a internet.

Veja também: Como funcionam os testes de velocidade de internet

A velocidade da internet afeta o ping ou latência e pode dar lag?

Ao contrário dos baixos fps (também muito confundidos com o “lag” ou atraso), no caso do ping, também conhecido como latência, há efetivamente uma relação com a velocidade da net. E isso é o verdadeiro sentido para o “lag” nos jogos. Mas, para explicar melhor, é preciso explicar o que é a latência ou ping.

Basicamente, a latência define a velocidade da “conversa” entre o seu computador e o servidor, em que cada um vai enviando dados para o outro. Logo, se não existir velocidade suficiente para que esta conversa seja fluida, vai notar problemas na sua experiência de jogo.

Por exemplo, num first person shooter pode parecer que os jogadores estão parados no mesmo local, pode falhar tiros que eram certeiros ou ver jogadores teletransportarem-se por magia. Na verdade o que acontece é que há uma latência muito alta, e por isso a informação chega com atraso ao seu ecrã.

Existem três razões principais para isso. Uma delas é a sua distância ao servidor de jogo, a que se junta a incapacidade desse mesmo servidor para responder a um elevado número de jogadores em simultâneo. Se por acaso joga com amigos que não sofrem deste problema, então pode estar a sofrer os efeitos de uma ligação lenta. Como tal, pode-se concluir que o ping ou latência engloba a lista do que a velocidade da internet pode afetar.

Como posso resolver este problema?

Em primeiro lugar, precisa de medir a sua velocidade da internet para verificar se é essa a razão. Para isso, existem sites que que lhe dizem qual a rapidez da sua ligação. Mas há mais alguns truques para otimizar a sua velocidade de internet.

O primeiro passo é optar por um ligação por cabo em vez da ligação wireless, já que isso permite otimizar a transmissão de dados. No entanto, se isto não resolver a questão, então pode ser o momento certo para fazer um upgrade da velocidade da internet ou mesmo optar por um novo pacote TV NET VOZ.

Quando aumentar a velocidade da internet ?

Existem diferentes situações em que deve considerar esta hipótese. Mas, como referido na questão dos FPS, deve ter em atenção apenas o que a velocidade da internet pode afetar, considerando também outros potenciais problemas com hardware ou o facto de ser uma ligação wireless.

Entre os principais motivos para aumentar a velocidade da internet estão:

  • Downloads demasiado lentos: Isso nota-se principalmente ao baixar programas, mas também quando está a ver vídeos ou filmes (seja no youtube ou em streaming) e eles param porque demoram demasiado a carregar;
  • Ping ou latência muito elevados: Se ao jogar online nota, por exemplo, que os jogadores se teletransportam ou há um atraso entre as ordens que dá nos comandos e aquilo que acontece no ecrã, aumentar a velocidade da internet pode ser a resposta;
  • Demasiados dispositivos ligados: Se tiver demasiados dispositivos ligados em simultâneo a e sua ligação for lenta, pode ter problemas. Imagine, por exemplo, que tem ligada uma TV Box, uma consola, um portátil e dois smartphones. A quantidade excessiva de equipamentos a consumir internet pode resultar em atrasos ou maior lentidão, pelo que pode ser melhor aumentar a sua velocidade da internet;
  • Preços mais baixos: Além das duas questões técnicas acima referidas e do número de dispositivos ligados em simultâneo, considere também razões económicas, já que as diferenças de preços podem ser importantes. Por isso, use o simulador de preços de TV NET VOZ e descubra se tem o melhor preço para a sua internet.

Aumentar a velocidade da internet aumenta a largura de banda?

Aumentar a sua velocidade não vai aumentar a largura de banda, como pode ler neste artigo. Por isso, essa não é a resposta para problemas com a largura de banda da internet.

O que fazer quando a velocidade da internet não é consistente?

Podem existir múltiplas razões para este problema, e cada um com soluções distintas. Mas, em primeiro lugar, deve recordar-se que uma ligação por cabo é mais estável e, por isso, deve ser a principal opção para resolver velocidades inconsistentes de internet.

Para verificar se tem mesmo problemas com a velocidade da internet, faça vários testes para medir a velocidade da internet e verifique se os resultados são diferentes. Se a resposta for sim, então talvez tenha de encontrar soluções para o problema.

Motivos para velocidade de internet inconsistente e soluções:
  • Demasiado tráfego: Verifique a quantidade de dispositivos ligados, já que cada um deles pode estar a consumir dados e, dessa forma, ter efeitos na velocidade.
  • Programas em segundo plano: Seja no computador ou com aplicações de smartphones, há a possibilidade de algumas delas estarem frequentemente a fazer ligações em segundo plano. Isso terá um efeito negativo na sua velocidade e pode dar origem a flutuações;
  • Verifique o hardware e ligações: Pode haver algum problema nas suas ligações, como más conexões ou cabos partidos, ou ser preciso reiniciar o modem;
  • Tenha atenção à localização ou use um repartidor de sinal: Paredes densas, equipamentos eletrónicos como microondas e outros problemas podem afetar a qualidade do sinal Wi-Fi. Por isso, evite ter o router perto destes locais. Além disso, tente usar um repartidor de sinal para melhorar a ligação longe do router;
  • Outras soluções: A ligação ao servidor DNS pode também ser razão para estes problemas. Mas, neste caso, terá de procurar uma solução junto do ser operador de internet.
Veja também: Como funcionam os testes de velocidade de internet

Velocidade da internet e velocidade de download. Qual a relação entre eles?

A velocidade de download é, habitualmente, a velocidade que é anunciada pelos operadores nos seus pacotes de internet. Isso acontece porque, quando se fala de velocidade de internet, é a velocidade de download que tem habitualmente maior impacto.

Isto acontece porque muito do que faz na internet são downloads. Quando assiste a um vídeo ou filme está a fazer download de dados. Quando abre uma página de internet está também a fazer download dessa página e das suas informações. Como tal, a relação entre velocidade de internet e velocidade de download é simbiótica, e problemas de velocidade de internet significam, habitualmente, problemas de downloads e todo o tipo de falhas acima referidas.

Saiba tudo o que precisa sobre a velocidade da internet

Por isso, tenha em atenção se a sua velocidade de internet (basicamente, a velocidade de download) é suficiente para a utilização que faz da rede e também para a quantidade de dispositivos ligados. Caso não seja suficiente, compare aqui todos os pacotes TV NET VOZ. Faça também a simulação do seu serviço de net e televisão ou fale com os nossos especialistas para saber qual a velocidade de internet que precisa para sua casa.

NOWO - 250 mbps + 140 canais

140 canaisApp NOWO TV
Internet250 Mbps
Rede fixa9000 minutos
Internet móvel
Telemóvel
€30,00PREÇO MENSAL
Características Principais
Internet 250 Mbps
Canais 140 (App NOWO TV)
Rede fixa 9000 minutos
  • Tem 140 canais de televisão (inclui Box NOWO)
  • Oferta da App NOWO TV
  • Internet com tráfego ilimitado a uma velocidade de 250 Mbps de download e 15mbps de upload
  • Oferta de uma mensalidade
  • Valor apresentado incluí desconto na mensalidade de €6 nos tarifários de telemóvel e €2,5 mediante adesão a FE+DD
  • Oferta da portabilidade do número de telefone (€15)

NOWO - 250 mbps + 90 canais + Telemóvel 4GB

90 canais
Internet250 Mbps
Rede fixa9000 minutos
Internet móvel
Telemóvel
€37,50PREÇO MENSAL
Características Principais
Internet 250 Mbps
Canais 90
Rede fixa 9000 minutos
  • Tem 90 canais de televisão
  • Inclui Box NOWO
  • Internet com tráfego ilimitado a uma velocidade de 250 Mbps de download e 15 mbps de upload
  • Tem um cartão de telemóvel com 4GB e 4000Min/SMS
  • Oferta de uma mensalidade
  • Inclui 9.000 minutos para a Rede Fixa Nacional e 1.000 minutos para 50 destinos da Rede Fixa Internacional 24 horas/dia, 7 dias por semana
  • Valor apresentado incluí desconto na mensalidade de €6 nos tarifários de telemóvel e €2,5 mediante adesão a FE+DD
  • Oferta da portabilidade do número de telefone (€15)