Melhor velocidade de net em Portugal? Saiba as cidades com a internet mais rápida

cidades com internet mais rápida

A ANACOM revelou as regiões e cidades com internet mais rápida em Portugal. Veja agora em que locais consegue a melhor velocidade de internet e a latência mais baixa em mobile e em fixo

Lisboa será o local com melhor ligação à net em Portugal? Ou será no Algarve? Talvez até sejam as ilhas… Veja aqui quais as regiões e cidades com internet mais rápida em Portugal

A velocidade de internet em Portugal continua a aumentar, mas ainda existem diferenças importantes entre as diferentes regiões. Curiosamente, depois de Lisboa é nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores que se encontram os melhores resultados.

Em sentido contrário, é no Sul de Portugal que a internet é mais lenta, com os piores resultados no Algarve. A excepção nestas estatísticas acaba por estar na latência, um indicador extremamente importante se usa a internet para jogar online, onde o Alentejo se destaca pela positiva.

Veja agora quais são as regiões e as cidades com internet mais rápida em Portugal e saiba também, no simulador de preços TV Net Voz, quais os melhores pacotes para ter net ao melhor preço.

Velocidade de internet fixa subiu 59%

A nível nacional, no último ano a velocidade de download internet fixa (pacotes de internet para casa) subiu de 49,6 Mbps para 79 Mbps, o que significa uma melhoria de 59%. Além deste indicador, o mais utilizado para indicar a net mais rápida, também nos outros dados há melhorias a destacar.

A velocidade de upload, importante para videoconferências ou trabalhar online, duplicou no último ano, passando de 21,9 Mbps para os 44,1 Mbps. E a latência foi reduzida de 14 Mbps para os 10 Mbps, o que é também uma evolução muito positiva.

velocidade de internet fixa por concelho em Portugal

Internet Móvel melhora 34%

Nos acessos móveis à internet também há melhorias, desde logo com a velocidade de download a subir de 7,4 Mbps para 9,9 Mbps (+34%). E no que se refere ao upload (que influencia a forma como carrega fotos no Instagram ou usa o Whatsapp) a evolução de 11% permitiu subir a velocidade de 4,6 Mbps para 5,1 Mbps. Na latência a redução foi de apenas 2%, passando de 42 para 41 Ms (Milissegundos).

velocidade de internet móvel por concelho em Portugal

Cidades com internet mais rápida em Portugal – Lisboa lidera na net fixa

A velocidade de internet por regiões revela discrepâncias importantes, como mostra a imagem seguinte. Por exemplo, enquanto a “Grande Lisboa” tem uma velocidade de 93,4 Mbps, a melhor a nível nacional, o Alentejo, Algarve e Centro do país estão abaixo dos 79 Mbps de média.

Nos uploads é a Madeira que ocupa o primeiro lugar, seguindo da região centro e dos Açores. E é no sul do país, no Alentejo e Algarve, que estão os piores resultados. Curiosamente, na latência verifica-se uma situação oposta, com as ilhas a apresentarem os piores resultados. Por isso, se procura as cidades com internet mais rápida para jogar online, a resposta está nas metrópoles do Continente.

RegiõesVelocidade DownloadVelocidade UploadLatência
Grande Lisboa93,4 Mbps45.4 Mbps9 Ms
Madeira88.5 Mbps55,7 Mbps23 Ms
Açores87.5 Mbps46.9 Mbps29 Ms
Norte80.3 Mbps47 Mbps14 Ms
Centro74,4 Mbps48.7 Mbps14 Ms
Alentejo73,3 Mbps42.1 Mbps12 Ms
Algarve67,1 Mbps40.7 Mbps15 Ms
Média Nacional79 Mbps44.1 Mbps10 Ms

Cidades com internet mais rápida em Portugal – Açores lidera na net móvel

Na internet móvel há ainda uma diferença importante em comparação às ligações fixas de fibra ótica. Algo, no entanto, que a introdução do 5G vai ajudar a reduzir. Olhando para as estatísticas, é nos Açores que há melhor velocidade de download e de upload. 

Na latência, Lisboa destaca-se novamente pela positiva, e é nas regiões autónomas que a latência se torna mais evidente.

RegiõesVelocidade DownloadVelocidade UploadLatência
Grande Lisboa10.7 Mbps6.6 Mbps38 Ms
Madeira10 Mbps4.6 Mbps43 Ms
Açores15.4 Mbps8.8 Mbps55 Ms
Norte9 Mbps5.4 Mbps42 Ms
Centro8.7 Mbps4.7 Mbps43 Ms
Alentejo10.7 Mbps4.6 Mbps41 Ms
Algarve8 Mbps4.5 Mbps41 Ms
Média Nacional9.9 Mbps5.1 Mbps41 Ms

Como melhorar a velocidade de internet?

Contratar um pacote mais rápido é a solução que a maioria dos portugueses escolhem para ter uma ligação à net mais rápida. Mas esta não é a única opção, já que muitas vezes os problemas de velocidade de internet podem estar relacionados com os próprios dispositivos. 

Por exemplo, ter virus ou malware instalado, bem como demasiados programas em segundo plano, pode estar a consumir parte da sua internet e tornar a sua internet lenta. Além disso, a distância ao ponto de origem, que pode ser resolvida com um extensor de rede, é outra das coisas que afetam a velocidade da internet.

Veja aqui as melhores soluções para aumentar a velocidade da internet.

Quer o melhor pacote TV Net Voz para a sua casa? Teste aqui a cobertura

Para saber que pacote deve escolher, bem como a melhor operadora de internet na sua região, deve sempre testar aqui a sua cobertura. Este é um processo muito simples e no qual a Comparamais pode ajudar. Para isso apenas precisa de nos indicar o seu Código-Postal e ficará a saber logo qual o operador indicado para si.

Depois de saber se é a MEO, a NOS, a Vodafone ou a NOWO que lhe garante o melhor serviço, aceda ao simulador de pacotes TV Net Voz para conhecer as melhores promoções e preços. Dessa forma, poderá poupar ainda mais com um serviço de Tv e Internet mais barato e com melhor qualidade. 

Por isso, se procura o melhor pacote de TV, Internet e também Telemóvel para usar a net móvel, só precisa de seguir estes três passos: Simule, Compare e Adira.