Saiba como medir a velocidade de internet na sua casa

Quando contrata um pacote de internet precisa de testar a sua velocidade e a zona de cobertura. Pois, só assim é que conseguirá escolher o operador adequado.

Como posso medir a velocidade de internet?

Sabe como é que a velocidade de banda larga é medida? Uma internet rápida não significa que a ligação de internet esteja no seu melhor. O teste de velocidade mais conhecido e usado é o Speedtest. Clique no teste de velocidade sem ter em conta as condições da sua conexão, tal e qual como está agora.

O resultado do teste de velocidade de internet é bom e aproximado aos valores contratados? Se os valores da velocidade de internet são aproximados ou quase iguais nesta fase, então não deve preocupar-se com absolutamente nada. Os testes de velocidade são precisos, se quiser comprovar se tem algum problema ou não com a sua internet.

Para conseguir medir a velocidade da internet, através deste speedtest, fornecida pela sua operadora de telecomunicações, então recomendamos que siga estes conselhos para medir a velocidade de banda larga:

  • O speedtest realizado com ligação por Wi-Fi vai fornecer-lhe sempre resultados mais baixos do que contratou. É por isso que deve conectar o seu computador ao router com um cabo de rede Ethernet/LAN;
  • Assegure-se de que tem o equipamento adequado para fazer o speedtest: se está a testar a velocidade da internet de fibra em sua casa (de 100 Mb, 300 Mb ou 1 Gb), deve ter equipamento à altura. Por isso, é necessário que o adaptador Ethernet do seu computador seja compatível com a versão Gigabit Ethernet (porque então não superará os 100 Mb de velocidade);
  • Deve ser o único a usar a internet: deve ter a certeza de que é a única pessoa com ligação à internet enquanto realiza o speedtest. Caso contrário, os megas consumidos por outras pessoas aparecem no resultado do seu teste de velocidade;
  • Feche todas as janelas do seu navegador (excepto a única onde realiza o teste de velocidade, claro) porque podem estar a consumir megas sem se dar conta. Feche também outros programas que podem estar a consumir internet num segundo plano (Spotify, atualizações de vírus, etc.).

Veja neste artigo quais são os problemas mais recorrentes associados à sua internet.

Recomendações para melhorar a sua velocidade de internet

  • Reduza o número de dispositivos ligados à mesma rede
  • Ligue-se à rede com um cabo Ethernet
  • Encerre as aplicações ou páginas executados em segundo plano
  • Mantenha os seus navegadores atualizados
  • Assegure-se que os seus dispositivos não têm vírus
  • Não tenha objetos ou equipamentos perto do seu router, de forma a não existirem inferências no sinal
  • Não instale programas que não utilize no seu computador
  • Tenha a internet fixa em sua casa está protegida com password e que não há um utilizador desconhecido que esteja conectado.

Velocidade de banda larga lenta

Se a sua internet não está a funcionar ou está a oscilar pode testar várias coisas e corrigir:

  • Tente usar outro dispositivo ou aceda a outra site e veja se o problema persiste;
  • Verifique se tem vírus no computador, por vezes a sua ligação à Internet pode ser afectada por código malicioso que está no seu computador. Utilize um programa, como o Malwarebytes (que tem uma versão gratuita), para procurar vírus e outro malware que possam estar a ter impacto na qualidade da ligação e no desempenho geral do computador;
  • Verifique qual é o pacote de internet que tem incluído e a sua ligação está a funcionar, mas está mais lenta que o esperado, aceda a um site de medição de velocidade, como o Speedtest.net ou o nPerf e execute o teste. O resultado será retornado em megabits por segundo e indica a velocidade a que o computador está a aceder à Internet;
  • Servidor DNS: para se certificar que o problema é com o servidor DNS experimente inserir um endereço IP no browser como o 216.58.197.78 que pertence ao Google. Se a página carregar como deve ser, terá de alterar o endereço do servidor DNS ou limpar a cache do DNS do adaptador de rede do computador;
  • Atenção às luzes: a luz que indica que está ligado deve estar acesa (alguns routers desligam as luzes de actividade para poupar energia, por isso toque no botão que as liga que normalmente está na parte da frente do router para ver que luzes acendem). Se nenhuma estiver acesa é porque o router está desligado da corrente. Isto pode indicar problemas com a tomada eléctrica, com o cabo de ligação ao transformador ou com o transformador em si.

Qual é a velocidade de banda larga que eu preciso?

Qual é a diferença entre upload e download?

Comecemos pela diferenciação entre download e upload, que são termos que designam o processo de transmissão de dados de um dispositivo para outro através de um canal de comunicação. Enquanto que o download se refere à obtenção de conteúdos da Internet (por exemplo, quando se descarrega um vídeo), o upload designa a operação precisamente inversa de envio de conteúdos.

Quais são as velocidades de internet existentes?

Qual é a velocidade de internet que deve escolher depende sempre do uso que vá dar em casa. De seguida mostramos-lhe quais são as velocidades de internet que existem:

Básica 

24 Mbps

30 Mbps

40 Mbps

Normal

100 Mbps

120 Mbps

200 Mbps

Rápida

250 Mbps

400 Mbps

500 Mbps

Ultra rápida

1 Gbps

Quando estiver a escolher a velocidade de internet tenha em atenção que utiliza vários dispositivos ligados à internet e não apenas um. Se tem uma casa com várias pessoas irá precisar de uma maior velocidade, já que terá vários dispositivos a utilizar internet.