Fibra Óptica: o que é e como funciona na TV e Internet?

fibra ótica

Se quer uma ligação de internet de alta velocidade e TV com máxima qualidade, a fibra ótica é a solução. Neste artigo vamos explicar como ela funciona, as suas vantagens, as diferenças entre FTTH e HFC e quais os melhores pacotes de fibra ótica em todos os operadores. 

A fibra ótica é a solução mais avançada de conetividade para ligações fixas (por cabo) que existe. Ela está disponível em praticamente todo o país, com a cobertura fibra a chegar mesmo aos locais mais remotos. 

Permitindo velocidades mais rápidas (que apenas têm rival nas ligações 5G wireless), a fibra ótica oferece internet estável e TV com centenas de canais. Agora vamos explicar-lhe como funciona a fibra ótica, as suas vantagens e os melhores preços para pacotes fibra. Descubra tudo neste artigo!

Como funciona a fibra ótica?

A fibra ótica funciona através de um cabo com um núcleo e um revestimento exterior. A magia está na parte interna, composta por uma enorme quantidade de cabos com dimensão de micrómetros (de espessura inferior a um fio de cabelo) que são fabricados, normalmente, em sílica ou outros materiais de vidro.

O segredo da fibra ótica está na capacidade destes cabos transportarem uma enorme quantidade de dados através de feixes de luz. Estes feixes vão sendo refletidos no interior do cabo desde a origem até ao seu destino (por exemplo, a sua box de TV e router).

Quais as vantagens da fibra ótica?

A fibra ótica é a principal opção para serviços de TV e Internet, bem como para transmissão de informações entre continentes e outros serviços, pela velocidade e estabilidade de ligação que oferece. As principais vantagens da fibra ótica são:

  • Velocidade de transmissão de dados mais alta
  • Capacidade de enviar maior quantidade de dados
  • Menores perdas de informação
  • Dimensão menor que outros cabos e flexibilidade, facilitando a instalação das redes de fibra ótica
  • Grande vida útil dos cabos
  • Isolamento
  • Maior resistência a interferências eletromagnéticas e de outras origens

E quais são as desvantagens?

Obviamente, as vantagens das redes fibra superam os seus pontos negativos. No entanto, para quem tem uma ligação fibra em casa, a desvantagem principal é a fragilidade dos cabos. Como eles são muito finos, se forem dobrados ou existir outro acidente, pode partir as fibras no interior e ter problemas nas suas ligações.

Quais as diferenças entre a fibra monomodo e multimodo?

Estes dois tipos de rede destinam-se a finalidades distintas. Em resumo:

  • Fibra monomodo – Tem um único caminho de propagação e destina-se a ligações para grandes distâncias. São cabos mais pequenos e onde se destaca a reduzida perda de informação na ligação
  • Fibra multimodo – Com cabos de maior dimensão, ela faz a propagação dos dados em vários modos. Por isso, ela é mais utilizada para ligações fibra de curta distância

Quais as velocidades máximas da fibra ótica?

Para fibra ótica residencial em Portugal as velocidades máximas são de 1000 Mbps (1Gbps) de download e de 400 Mbps de download. Isto significa uma enorme diferença para a principal alternativa, os pacotes ADSL que garantem velocidades somente até 24 Mbps.

Em Portugal, a cobertura fibra ótica chega a 90,4% das residências. Ou seja, há 5,8 milhões de casas onde pode ter um pacote de TV e Internet com fibra. Por isso, praticamente todo o país tem já cobertura fibra, com apenas 10% servido apenas por pacotes Satélite ou pacotes ADSL.

Se quer saber qual a velocidade das ligações de internet onde vive, só precisa de ler este artigo e ver quais as regiões e cidades com net mais rápida em Portugal.

Qual a diferença entre FTTH e HFC?

As ligações fiber to the home (FTTH) que, por exemplo, são instaladas nos pacotes MEO, dão ao cliente a garantia de fibra ótica desde a origem até ao router. E, como tal, garantem máxima velocidade e estabilidade na ligação.

Existem também operadoras que não garantem FTTH. Nessa situação a ligação fibra chegará apenas até à “caixa” instalada junto da sua casa. E, como tal, são ligações de menor qualidade.

No caso das ligações HFC (Hybrid Fiber Coaxial), terá uma ligação mista entre fibra e cabo coaxial. Isto significa, também, uma velocidade mais baixa e com menor qualidade e estabilidade no seu pacote de TV e Internet.

Quais os melhores pacotes fibra ótica de TV e Internet?

Para saber qual a operadora que lhe assegura a melhor ligação deve começar por testar a cobertura fibra para a sua casa. A solução ideal para isso é usar o simulador de TV Net Voz da Comparamais, que lhe indica qual o operador com melhor qualidade e preço mais baixo para a sua TV e Internet.

Se quer o melhor pacote fibra ótica, só precisa de indicar o seu Código-Postal e dados pessoais. A Comparamais vai analisar por si todos os pacotes e indicar-lhe a melhor escolha para TV Net Voz. Por isso, para tera melhor TV e Internet fibra em Portugal só precisa seguir estes três passos: Simule, Compare e Poupe!

Saiba como funciona a Apple TV