Aprenda como fazer um upgrade ou aumentar a velocidade da internet

Saiba como aumentar a velocidade da internet

Se acha que a sua ligação à net está lenta, há duas soluções. A mais fácil é aumentar a velocidade da internet, mas também pode fazer upgrade do serviço.

A velocidade da internet é uma questão fulcral nos pacotes TV NET VOZ, já que os problemas significam downloads lentos, sites que demoram a carregar e streamings que encravam.

Mas existem algumas soluções para garantir que acede com rapidez a todas as páginas que pretende visitar e também pode estar a ver filmes e séries em streaming sem pausas no carregamento. Isto é ainda mais importante para quem está em teletrabalho, ligando vários computadores e telemóveis à mesma rede.

Os problemas com a velocidade da internet podem ser resolvidos de diversas formas. Em primeiro lugar, dando resposta às situações que reduzem a eficácia da sua ligação. Além disso, com um upgrade para aumentar a velocidade da internet.

Como aumentar a velocidade da internet?

Há diversas formas de aumentar a velocidade da internet, que respondem a diferentes problemas.

  • Optar pela ligação por cabo para o computador, mais rápida que o wireless
  • Melhorar o hardware (por exemplo, trocando o router, desligando o modo de poupança, ou verificando se há problemas com os cabos de rede).
  • Verificar a frequência – Veja a ligação que está a ser usada para o PC e que equipamentos usam as frequências de 2,4 GHz e de 5GHz nos equipamentos Dual Band;
  • Solucionar problemas com o software – Vírus, Malwares e browsers de internet e programas desatualizados ou a correr em segundo plano pioram a qualidade da recepção;
  • Localização Se tem o router distante dos equipamentos ligados à net, use um repartidor ou amplificador de sinal.

Saiba tudo o que precisa sobre a velocidade da internet

A velocidade da internet pode ser amplificada?

Pode otimizar o sinal de várias formas. Por exemplo, evite ter o router perto de dispostivos que funcionam por bluetooth, microondas ou paredes densas. Além disso, use um repartidor/amplificador do sinal para aumentar a velocidade da internet.

Estes dispositivos ficam em zonas mais distantes de casa e aumentam o sinal da rede para os equipamentos mais distantes do router. Pode comprar diretamente nos operadores, mas também em lojas de eletrónica como a Worten ou a Media Markt.

Compare grátis os pacotes TV NET VOZ
Descubra o mais barato

Há diferenças na velocidade da internet com cabo de rede e na velocidade da internet com wireless?

A ligação por cabo é sempre a melhor opção, já que reduz as quebras e flutuações na velocidade. Isso explica-se porque é uma ligação física e direta, enquanto no wireless há sempre uma perda de sinal por causa da transferência ser sem fios.

A velocidade da internet é afetada pelo router wireless?

Qualquer especialista aconselha que a ligação do PC deve ser feita por cabo. Obviamente a velocidade pode ser afetada pela ligação wireless, já que ela resulta numa “perda de força” do sinal.

A velocidade da internet é afetada pelo tempo?

Esta questão tem dupla resposta, que tanto pode ser afirmativa como negativa. Em casa está imunes às condições exteriores e a velocidade de internet não é afetada pelo estado do tempo. No entanto há evidências de que a chuva pode reduzir o sinal de Wi-Fi, e por isso tem impacto fora de casa.

A temperatura também tem consequências, mas apenas no próprio router. Temperaturas muito altas ou muito baixas vão ter impacto negativo no funcionamento dos routers. Como tal, a temperatura não afeta diretamente o sinal Wi-Fi, mas tem um efeito negativo nos equipamentos que transmitem o sinal.

O que fazer quando a velocidade da internet é lenta e quanto a velocidade da internet é baixa no portátil?

A primeira coisa é fazer um teste à velocidade da ligação, para verificar se o problema está na força do sinal. Se não há uma alteração substancial ao medir a velocidade da net, a questão pode ter a ver com o seu hardware ou os softwares do computador.

As principais opções para aumentar a velocidade da internet quando o problema está no portátil são:

  • Correr um antivirus e um programa de deteção de malwares, para ver se há programas nocivos e com impacto na sua internet;
  • Verificar os programas a correr em segundo plano, já que eles podem consumir internet;
  • Limpar a memória. Esvaziar a reciclagem liberta espaço no disco e, além disso, limpar a cache e as cookies e eliminar ficheiros duplicados vai aumentar a velocidade da internet;
  • Atualizar os programas e browsers de internet já que programas e drivers desatualizados podem dar a ideia de que a sua ligação está mais lenta. Recorde-se, também, de não abrir “50 páginas” no browser de internet, porque isso também reduz a velocidade da net;
  • Reparações mais técnicas podem ser feitas com ajuda do seu operador, como alterar o canal de ligação ou otimizar a ligação dual band escolhendo que equipamentos usam as frequências de 2,4 e de 5 GHz.

Quando é mais rápida a velocidade da internet?

A resposta é a mesma que quando se fala de trânsito nas estradas. Ou seja, durante a noite é quando se anda mais rápido e se sofrem menos “engarrafamentos”. Isto explica-se pela quantidade de utilizadores a usar a internet, que cai consideravelmente nestes períodos.

Saiba também qual a velocidade de internet que precisa para jogar online ou para streaming.

Uma VPN aumenta a velocidade da internet?

Não, pelo contrário. Uma VPN reduz a sua velocidade. Uma vez que a VPN vem criar mais uma “paragem” na viagem do sinal de internet, ela vai ter um efeito negativo na velocidade. No entanto, se for uma VPN de boa qualidade a quebra ronda apenas os 5%.

Truques para aumentar a velocidade da internet

Por vezes o problema não está, efetivamente, na velocidade que contratou. Ele pode ter diversas origens, como a colocação do router, a quantidade de dispositivos conetados ou a quantidade de programas abertos em simultâneo. E até vizinhos que se aproveitam da sua net!

Veja aqui algumas dicas para aumentar a velocidade da internet em diversas áreas.

Problemas com a velocidade da internet
Os problemas com a velocidade da internet podem estar relacionados com o posicionamento e sinal do router em toda a casa, mas também com os softwares e utilização dos dispositivos

Distribuição da internet pela casa

Muitas pessoas sofrem com problemas de má conetividade nos quartos ou escritórios. O motivo é simples. Como o dispositivo está, habitualmente, colocado junto da televisão, na sala, as paredes e outras barreiras reduzem a recepção da net nos dispositivos. Nestes casos:

  • A solução mais simples é com um repetidor de sinal. Ele replica o sinal do dispositivo em outras zonas da casa, melhorando a velocidade da internet;
  • Mude o router de local;
  • Evite ter dispositivos por bluetooth ou eletrodomésticos como microondas no “caminho” do sinal de internet.

Baixa velocidade do router

Se o problema não está na repartição do sinal, há outras questões com impacto na velocidade da internet. Desde logo, a quantidade de dispositivos ligados em simultâneo, mas também alguém a aproveitar-se da sua internet. Para resolver estes problemas:

  • Comece pela reparação mais simples e que todas as operadoras lhe pedem em primeiro lugar: desligue e volte a ligar o dispositivo. Por estranho que pareça, muitas vezes é o suficiente.
  • Evite ter muitos dispositivos ligados;
  • Verifique se algum vizinho está a usar a sua internet. Programas como o Wi-Fi Inspectordizem que dispositivos estão ligados à rede. Se suspeita de uso indevido da internet, basta mudar a password para resolver o problema;
  • Veja com a sua operadora se o router está capacitado para a velocidade de internet que contratou. Se o dispositivo está desatualizado, isso tem impacto na eficácia do serviço.

Aumentar a velocidade da internet no computador

Se o problema não está na origem (operador/modem), nem no caminho até ao dispositivo, o problema tem de estar no final do trajeto. Ou seja, nos programas e em como usa a internet. Os problemas podem ser diversos, mas as principais formas de melhorar a velocidade da internet no computador são:

  • Ligar o PC por cabo, pois isso melhora a velocidade da internet;
  • Evitar muitos downloads e abrir muitas páginas de internet em simultâneo;
  • Não ter o disco rígido cheio e ter uma boa memória RAM;
  • Se usa um computador portátil, verifique as opções de energia, já que os modos de poupança reduzem o desempenho do PC;
  • Verifique os programas executados em segundo plano. Alguns softwares ligam-se automaticamente quando o PC entra em funcionamento, e depois usam parte da net;
  • Faça updates dos seus navegadores (browsers) de internet e dos antivirus;
  • Use programas como o Malwarebits para encontrar e remover programas nocivos para o computador;
  • Limpe dados como as cookies e ficheiros em cache;
  • Recorra a um acelerador de navegação. Estes programas aumentam a velocidade da internet, e podem atuar em áreas como a ligação à rede, os uploads e downloads e as configurações do browser. Um dos mais famosos é o software da Ashampoo;

Como fazer um upgrade da internet?

Se tem o mesmo pacote TV NET VOZ já há algum tempo, talvez seja o momento de mudar. Algo que é muito fácil de fazer no simulador de pacotes TV Net VOZ.

As operadoras oferecem velocidades de acesso à rede cada vez mais altas. Para fazer um upgrade da velocidade da internet deve, em primeiro lugar, ter a garantia daquilo que contratou. Depois, poderá contatar a sua operadora e pedir que seja melhorado o serviço.

Para poupar, pode também cancelar o serviço atual e escolher um novo pacote de telecomunicações. Para tal, compare os preços TV Net VOZ para saber qual a melhor oferta disponível no mercado.

Como fazer upgrade da velocidade da internet
Se os dispositivos permitirem, os operadores conseguem fazer remotamente o aumento da velocidade da internet, evitando deslocações a casa dos clientes

Continua com problemas de internet lenta? Então talvez seja o momento de trocar de operador. Simule aqui as melhores ofertas e descubra o serviço TV NET VOZ indicado para si.