Como fazer upgrade ou aumentar a velocidade da internet

Saiba como aumentar a velocidade da internet

Se acha que a sua ligação está lenta, existem duas boas soluções. A mais fácil passa por aumentar a velocidade da internet junto do seu operador de telecomunicações, fazendo um upgrade do serviço. No entanto, pode também seguir algumas dicas que lhe mostramos para subir a velocidade da net.

A velocidade da internet tem grande importância para todos os utilizadores dos serviços de telecomunicações, já que problemas nesta área podem significar um downloads lentos, sites que demoram uma eternidade a carregar e outras questões. Mas existem algumas soluções para garantir que acede com rapidez a todas as páginas que pretende visitar e também pode estar a ver filmes e séries em streaming sem pausas no carregamento.

Se esta já era uma questão para muitos utilizadores, tornou-se ainda mais importante com o isolamento por Covid-19 a obrigar muitos a trabalhar a partir de casa, ligando vários computadores e telemóveis à mesma rede. E, na maior parte dos casos, com o recurso às ligações wireless, mais lentas. Mas os problemas com a internet podem ser resolvidos de diversas formas. Em primeiro lugar, fazendo um upgrade do seu serviço para ter mais velocidade. Mas, adicionalmente, solucionando algumas questões que podem estar a reduzir a eficácia da sua ligação.

Como fazer um upgrade da internet?

Caso tenha um serviço TV NET VOZ já há algum tempo, talvez seja o momento de verificar o que lhe está a ser oferecido. E, além disso, fazer um teste de velocidade para garantir que está a receber efetivamente aquilo que contratou. Caso decida fazer um teste à velocidade da internet, deve ter em atenção:

Saiba como testar a velocidade da internet
Se quer verificar qual a velocidade de acesso à internet deve sempre fazer o teste com o computador ligado por cabo ao router
  • Preferencialmente, fazer o teste com um computador ligado por cabo;
  • Desligar todos os restantes dispositivos (telemóveis, computadores e TV);
Fazer um upgrade do serviço de internet

Obviamente, com a evolução das tecnologias as operadoras vão conseguindo oferecer maiores velocidades de acesso à rede. Basta ver, por exemplo, que em alguns dos pacotes mais recentes até já está a ser garantido um aumento, para novos clientes, da velocidade de 100 mbps para 200 mbps, sem qualquer custo.

Para fazer um upgrade da velocidade da internet deve, em primeiro lugar, ter a garantia daquilo que contratou. Depois, poderá contatar a sua operadora e pedir que seja melhorado o serviço. Deve, no entanto, ter em atenção duas questões:

  • O upgrade da internet é normalmente refletido no valor da sua fatura mensal, com um aumento do montante pago;
  • Com alguns routers pode também obrigar as equipas técnicas a visitar a casa dos clientes, para trocar os equipamentos. Em determinados casos, essa visita pode ter custos;

Uma alternativa passa por cancelar o serviço e contratar um novo pacote de telecomunicações. Para tal, deve usar um comparador de preços para saber qual a melhor oferta disponível no mercado.

Como fazer upgrade da velocidade da internet
Se os dispositivos permitirem, os operadores conseguem fazer remotamente o aumento da velocidade da internet, evitando deslocações a casa dos clientes
O que dizem as operadoras para aumentar a velocidade da internet

Para as operadoras não é sempre fácil resolver questões relacionadas com a rapidez da net. Porque, como pode ver de seguida, os motivos podem ser muitos e com diferentes soluções. Por isso, entrámos em contato com os serviços de apoio ao cliente das operadoras para saber como se pode fazer o upgrade da velocidade da internet. Todas elas nos explicaram que esta intervenção pode ser feita remotamente, um factor positivo num momento em que o país está em isolamento por causa do Covid-19.

No entanto, se for um aumento expressivo da velocidade (por exemplo, de 30 mbps para 500 mbps ou 1gbps) pode ser preciso mudar os equipamentos para lidar com este upgrade. O serviço técnico da mudança de serviço, quando efetuada remotamente, não tem custos para o utilizador. Mas, como é lógico, o aumento da velocidade pode ser refletido no custo mensal da fatura.

NOWO

A operadora com os tarifários aos preços mais baixos do país explicou-nos que fornece aos seus clientes os seus equipamentos mais modernos, o que facilita a intervenção se for necessário efetuar mais tarde o upgrade da velocidade da internet. Como tal, apenas num número muito reduzido de clientes, com maior antiguidade e com os quais não consegue entrar regularmente em contacto, podem estar equipamentos a necessitar de substituição para aumentar a velocidade da internet.

MEO

O upgrade de qualquer pacote com internet MEO pode ser feito sem qualquer intervenção em casa do cliente, desde que o router existente seja compatível com a velocidade pretendida. E, nestas situações, não existe qualquer custo associado à mudança de velocidade. Mas é sempre necessário contatar os serviços, pelo 16209, para saber qual o reflexo deste upgrade da velocidade da internet no seu tarifário MEO.

Mais especificamente, perguntámos ainda sobre um possível aumento de 100 mbps para 200 mbps. Foi-nos indicado que, caso esteja instalado em casa um router Technicolor ou TG784 V3, o serviço pode ser feito remotamente, sem deslocação a casa dos clientes.

Vodafone

Foi-nos indicado que, sempre o router o permita, a intervenção técnica pode ser feita remotamente, sem qualquer custo associado a essa mudança. Mas, obviamente, pode haver um o aumento do valor da tarifa mensal Vodafone que reflita o upgrade da internet. Através do número 16913 foi-nos ainda indicado, adicionalmente, que os pedidos de mudança de serviços também podem ser requisitados através da Área de Cliente MyVodafone.

NOS

Através do número 16108 foi explicado que será sempre uma questão que depende do tipo de contrato efetuado para os pacotes com internet NOS. No entanto, para quem apenas tenha serviço de internet com a NOS, este upgrade pode ser feito remotamente pelos serviços, sem qualquer deslocação a casa dos clientes. Mas este aumento pode ser refletido na fatura mensal dos clientes.

Truques para aumentar a velocidade da internet

Por vezes o problema pode não estar, efetivamente, na velocidade que contratou com o seu operador. Ele pode ter, até, diversas origens. Como, por exemplo, a colocação do router, a quantidade de dispositivos conetados ou a quantidade de programas que tem abertos em simultâneo e que lhe estão a consumir parte do tráfego. E até vizinhos que se aproveitem da sua net! Veja aqui algumas dicas para aumentar a velocidade da internet em diversas áreas.

Problemas com a velocidade da internet
Os problemas com a velocidade da internet podem estar relacionados com o posicionamento e sinal do router em toda a casa, mas também com os softwares e utilização dos dispositivos
Distribuição da internet pela casa

Muitas pessoas sofrem com problemas de má conetividade em zonas como os quartos ou escritórios, especialmente baixa velocidade em ligações wireless. O motivo é simples. Como o dispositivo está, habitualmente, colocado junto da televisão, na sala, as paredes e outras barreiras vão reduzir a recepção da net nos dispositivos. Saiba o que fazer nesses casos:

  • A forma mais simples de resolver a questão é através de um repetidor de sinal. Este dispositivo (que pode ser adquirido junto dos operadores mas também em lojas de eletrónica) vai replicar o sinal do dispositivo em outras zonas da casa, melhorando a velocidade da internet;
  • Pode também recolocar o seu router. Lembre-se que quantas mais paredes estiverem entre a origem do sinal e o dispositivo, menor será a eficácia da recepção;
  • Por fim, evite ter dispositivos por bluetooth ou eletrodomésticos como microondas no “caminho” a percorrer pelo sinal de internet. Também eles podem reduzir a velocidade da internet.
Baixa velocidade do router

Caso o problema não esteja da repartição do sinal pela casa, há outras questões que podem ter impacto na velocidade da internet. Desde logo, a quantidade de dispositivos ligados em simultâneo (que aumenta, obviamente, se estiver muita gente em teletrabalho). Mas também é possível que tenha algum vizinho que se esteja a aproveitar da sua internet… Veja como pode resolver estes problemas.

  • Pode começar por fazer a reparação mais simples e que todas as operadoras lhe pedem em primeiro lugar quando reporta problemas: desligar e voltar a ligar o dispositivo. Por estranho que pareça, é muitas vezes o suficiente.
  • Evite ter muitos dispositivos ligados. Por exemplo, pode ter aplicações como o WhatsApp no seu computador, desligando assim a ligação wireless do telemóvel quando não é necessária;
  • Verifique se algum dos seus vizinhos está a usar a sua internet. Existem programas, como o Wi-Fi Inspector, que lhe permitem saber que dispositivos estão ligados à rede. Caso suspeite de uso indevido da internet, a solução passa simplesmente por mudar a password de acesso;
  • Por fim, veja junto da operadora se o router que tem está capacitado para a velocidade de internet que contratou. Muita gente faz um contrato de telecomunicações e depois aceita upgrades, mas passa anos sem mudar os dispositivos. Caso eles estejam desatualizados, isso pode ter impacto na eficácia do serviço.
Aumentar a velocidade da internet no computador

Se o problema não está na origem (operador/modem), nem no caminho até ao dispositivo, o problema tem de estar no final do trajeto. Ou seja, nos programas ou na forma como está a usar a internet no computador. Aqui os problemas podem ser diversos, portanto veja quais as principais formas de melhorar a velocidade da internet no computador.

  • Em primeiro lugar, tente sempre ligar o PC por cabo, pois isso melhora a velocidade da internet;
  • Evite fazer muitos downloads em simultâneo. É mais rápido baixar um ficheiro de cada vez; Evite também abrir muitas páginas de internet em simultâneo;
  • Não tenha o disco rígido muito cheio e tenha uma boa memória RAM, pois isso tem impacto na velocidade do computador;
  • Caso esteja num computador portátil, verifique as opções de energia. Caso ative os modos de poupança, isso reduz o desempenho do PC;
  • Verifique que programas estão a ser executados em segundo plano. Alguns softwares ligam-se automaticamente quando o PC entra em funcionamento, e podem depois estar a usar parte da net. Pode sempre desligá-los quando abre o PC (por exemplo, nos computadores com sistema operativo Windows pode ver alguns deles no canto inferior direito do ecrã)
  • Faça updates dos seus navegadores (browsers) de internet e dos seus antivirus;
  • Caso não tenha um antivirus, tente obter um. Além disso, pode usar programas como o Malwarebits que ajuda a encontrar e remover programas nocivos para o computador;
  • Limpe dados como as cookies e ficheiros em cache. E, já que normalmente se pode fazer isso em simultâneo, aproveite para apagar as palavras-chave que já não utiliza por motivos de segurança;
  • Recorra a um acelerador de navegação. Como o nome indica, estes programas servem para aumentar a velocidade da internet, e podem atuar em áreas como a ligação à rede, os uploads e downloads e as configurações do browser. Um dos mais famosos é o software da Ashampoo;

Continua com problemas de internet lenta? Então talvez seja o momento de trocar de operador. Simule aqui as melhores ofertas e descubra o serviço TV NET VOZ indicado para si.