6 dicas para dizer adeus à internet lenta

Vídeos que demoram imenso a carregar, problemas de funcionamento e banda larga lenta. Descubra como pode resolver os problemas mais comuns da internet.

Nos dias que correm ficar sem internet é um dos maiores problemas. Seja em casa, nos transportes públicos ou no trabalho, cada vez mais a internet é uma necessidade básica para qualquer negócio e para qualquer cidadão. Uma internet lenta pode tirar qualquer um do sério principalmente quando isso acontece quando mais precisamos dela.

No entanto, às vezes é fácil de perceber de onde vem o problema e como o solucionar. Assim, e antes de ligar para o apoio técnico, tente perceber qual poderá ser o possível motivo.

Um dos grandes problemas e também o motivo da internet lenta é a velocidade da banda larga. Se a sua zona de residência só tiver disponíveis satélite e ADSL, ao invés de fibra, a conexão à internet vai ser sempre mais lenta. No entanto, um dos pontos que pode influenciar a ligação à internet é a velocidade de download e upload que o seu pacote de internet tiver. Quanto mais velocidade maior será a ligação.

6 dicas para dizer adeus à internet lenta

1. Confirme se outros aparelhos também estão com internet lenta

Nos dias que correm muitas vezes a mesma rede de internet é usada por várias pessoas e também em vários equipamentos, por isso, confirme se a internet está apenas lenta no seu dispositivo ou se o problema se estende a vários dispositivos.

2. Reinicie o router e o modem

Às vezes uma forma rápida de resolver o problema é reiniciar o modem e o router. Isto porquê? Porque o aparelho pode estar ligado há muito tempo e estar a influenciar o desempenho da internet. Assim, desligue os aparelhos durante uns minutos e volte a ligá-los.

3. Confirme o alcance da sua internet

O problema não passa sempre por um mau desempenho da internet, mas sim por ter o router mal posicionado. O router não convém estar posicionado em locais com barreiras físicas, uma vez que irá influenciar a sua velocidade. Aliás, até pode acontecer o caso de não conseguir aceder à internet em certas partes da sua casa, certo? Isto deve-se ao local onde o router está colocado.

Os modelos de router mais comuns têm um alcance de 300 metros, mas, na prática, o seu alcance é bem menos, pois o sinal diminui devido a paredes que dividem o espaço. Uma das soluções é investir num repetidor de sinal pois vai ampliar o alcance da rede Wi-fi. No entanto, confirme se o problema da velocidade é da banda larga. Caso não seja, o repetidor de sinal não vai melhorar o desempenho.

4. Feche os programas que não está a utilizar

Muitas das vezes temos programas abertos no nosso computador que não estamos a utilizar e acabamos por nos esquecer de que estes mesmos programas estão a consumir demasiada internet. Feche-os e a rede poderá ficar mais rápida.

5. Opte por trabalhar offline

Hoje em dia todas as pessoas estão muito dependentes da internet para fazer o seu trabalho, projetos escolares, entre outros. No entanto, às vezes temos os nossos servidores abertos e já estamos a trabalhar offline ou então estamos a utilizar aplicações que podemos fazer o download. Assim, outra forma de não utilizar a rede é fazendo o download de algumas aplicações, como o Google Drive ou o Evernote, uma vez que funcionam offline e sincronizam as suas informações quando estiver a internet ligada.

6. Troque de plano de internet

Muitas vezes fazemos os possíveis e os impossíveis e não arranjamos soluções para resolver o problema da internet. Assim, talvez esteja na altura de trocar de plano de internet para um que corresponda às suas necessidades. Atualmente, existem muitas empresas que oferecem serviços de qualidade e vão ao encontro do que precisa e que o ajudam a encontrar o plano perfeito.

A Comparamais, é uma plataforma de comparação financeira, que o pode ajudar a comparar todos os pacotes de TV Net Voz em Portugal para encontrar um plano de internet ideal e para que os problemas com a internet acabem. Veja aqui.