Está com prestações em atraso? Veja as cinco soluções para não ter problemas no banco

prestações em atraso

Cada vez mais pessoas tem problemas para pagar os seus créditos e prestações em atraso. Se está nessa situação, veja aqui as melhores soluções para evitar problemas com os bancos

O aumento da inflação, da Euribor e dos preços dos alimentos e das despesas de casa significa que o salário cada vez tem menos valor. Um dos maiores problemas desta situação são as prestações em atraso ao banco, já que isso tem graves consequências.

Mas há várias soluções para dificuldade para quem tem dificuldade em pagar os créditos. Por exemplo, renegociar as dívidas, pedir crédito consolidado ou transferir os empréstimos são algumas hipóteses. Agora vamos explicar-lhe ao detalhe tudo o que deve e pode fazer…

Consequências das prestações em atraso ao banco

Se está a receber cartas por atrasos nos pagamentos ao banco, a situação é grave., já que elas têm consequências. Por exemplo, quem tem atrasos no crédito habitação pode até perder a casa.

Além disso, o impacto na vida social também é importante. Por exemplo, podem ser arrestados bens como carros ou mobílias para as entidades credoras receberem as prestações em atraso. 

Por fim, os tribunais podem ordenar a penhora do ordenado. E isso deixar ao seu patrão uma imagem de que é uma pessoa irresponsável ou a passar em dificuldades, causando estigma social.

Há ainda que destacar mais uma consequência dos atrasos no pagamento ao banco, que é o aumento dos custos. Cada vez que se atrasa, o banco cobra-lhe comissões. E, como tal, a sua situação financeira piora e fica ainda com mais dificuldades. Por isso, é importante manter os pagamentos em dia.

Atrasos nos pagamentos ficam no histórico bancário

Lembre-se que os atrasos nos pagamentos ficam registados no Banco de Portugal. E, se tiver incidentes no Mapa de Responsabilidades, vai ser mais difícil conseguir a aprovação de novos pedidos de crédito no futuro.

Quando pede um empréstimo, há quatro critérios principais na aprovação do crédito. O seu salário, a sua situação laboral (efetivo ou a prazo), a sua taxa de esforço e o seu histórico bancário. Como tal, evite atrasos nas prestações, já que o pedido de crédito pode ser negado por causa disso.

Como resolver problemas com prestações em atraso

Dependendo das dívidas ao banco que tem (crédito pessoal, cartões de crédito ou crédito habitação), há várias respostas diferentes. Agora vamos explicar-lhe quais as várias formas de deixar de ter prestações em atraso, indicando também se as opções são para problemas momentâneos ou mais duradouros…

Renegociar a dívida

Fale diretamente com o banco para resolver o problema das prestações em atraso. Há duas soluções possíveis para a situação:

  • Fazer um novo empréstimo para pagar o anterior e ter mais disponibilidade financeira imediata;
  • Renegociar o prazo de pagamento da dívida;

Esta opção é válida especialmente para problemas com atrasos no crédito habitação, já que a casa é uma garantia que facilita a aprovação do novo crédito. Ou, com o prazo de pagamento alargado, fica com prestações mais baixas. E, por isso, tem uma taxa de esforço mais baixa e é mais fácil pagar as prestações mensais.

Transferir o crédito

É também uma opção para o crédito habitação. Basta usar o simulador de crédito habitação para encontrar a prestação mais baixa. Depois muda o crédito do seu banco atual para essa nova entidade. Esta opção é de momento muito atrativa, já que não existem comissões para transferir o empréstimo.

Com uma TAEG mais baixa tem mais facilidade em pagar o empréstimo, porque as prestações são mais baixas. Por isso, a transferência de crédito, é uma opção barata e simples para evitar problemas com prestações em atraso.

Fazer um crédito consolidado

É a melhor opção para quem tem créditos pessoais, créditos automóvel e dívidas de cartão de crédito. Nesta solução junta todos os valores em dívida e fica com apenas um empréstimo. As vantagens são:

  • Reduzir até 60% o valor total das prestações
  • Juros mais baixos, reduzindo a TAN, TAEG e MTIC
  • Gestão mais simples dos pagamentos, porque tem apenas uma prestação mensal
  • Possibilidade de financiamento adicional para contornar outras prestações em atraso e problemas com pagamentos

O crédito consolidado é uma excelente opção porque reduz a taxa de esforço e você fica com mais dinheiro disponível. Vários bancos têm soluções de crédito consolidado para juntar dívidas, por isso compare as opções no simulador de crédito consolidado.

Cortar nas despesas e comissões bancárias

Tem seguros nos empréstimos? Evite esta despesa adicional. Entre seguros e comissões de conta ou de cartões de crédito pode poupar 50€ todos os meses. E essa pode ser a diferença entre ter prestações em atraso ou fazer os pagamentos mensais sem problemas.

Vender o que não usa

Foi apanhado por despesas inesperadas e sabe que as suas dificuldades são passageiras? Então tente vender alguns bens, como roupa e mobílias que não usa, através de sites de classificados (OLX, eBay, etc). Dessa forma pode obter o dinheiro que precisa para pagar as prestações em atraso. 

Desta forma vai conseguir, de forma rápida, ter o dinheiro que precisa para pagar as prestações em atraso e evitar problemas mais complicados.

Não acredite em soluções milagrosas

Peça apoio apenas a instituições registadas no Banco de Portugal (como a Comparamais). Se ouvir falar no Facebook ou outras redes de créditos fantásticos e empréstimos a particulares, em que faz pagamentos iniciais para receber o dinheiro, provavelmente está a ser alvo de fraude ou burla.

Os créditos a particulares são uma péssima opção, já que estas pessoas estão a aproveitar-se da sua situação financeira e vão piorar ainda mais o cenário. Como tal, não tente soluções “fáceis e milagrosas” que, na verdade, são apenas fraudes para o enganar e se aproveitar de si.

Evite problemas com prestações em atraso

Se foi apanhado na espiral de aumento da Euribor e da prestação do crédito habitação, encontre uma solução para evitar o aumento das despesas. Isso passa, principalmente, por renegociar a dívida ou mudar o empréstimo para um novo banco. 

Mas se os problemas são com crédito pessoal e automóvel, a melhor opção é agir antes da situação se agravar. E a solução ideal é juntar os créditos atuais, para baixar as dívidas e evitar ficar com o nome sujo no Banco de Portugal.

Para encontrar a melhor solução, aceda ao simulador de crédito consolidado. Descubra quanto poupa e encontre a melhor proposta de detodos os bancos. Para encontrar a resposta para prestações em atraso e sobreendividamento, siga estes três passos: Simule, Compare e Poupe!

simulador crédito consolidado