Cessação de Contratos – Veja como rescindir o contrato de telecomunicações online

rescindir contrato de telecomunicações

Quer cancelar o serviço de TV e Internet mas não sabe como fazer? Agora é muito mais fácil rescindir o contrato de telecomunicações online. Veja agora todos os passos

Terminar o contrato de TV Net Voz costumava ser uma dor de cabeça, mas agora é tudo muito mais simples. Com a plataforma de cessação de contratos você pode tratar tudo online e desligar o serviço com a NOS, NOWO, MEO ou Vodafone. Agora vamos explicar tudo o que precisa para rescindir o contrato de telecomunicações.

Como rescindir o contrato de telecomunicações online?

É tudo muito fácil, já que só tem de aceder à plataforma de cessação de contratos. E basta ter um email válido para dar início ao procedimento e todo o processo ser tratado com rapidez e totalmente online.

Para fazer o pedido e rescindir o contrato de telecomunicações vai também precisar de mais duas coisas. Em primeiro lugar, da fatura do seu serviço da MEO, da NOS, da Vodafone ou da Nowo. E, por fim, da chave móvel digital para validar os seus dados.

Quais os passos para rescindir o contrato de telecomunicações online?

O formulário é muito rápido e fácil de preencher, e se tiver a sua fatura consigo não demora mais de um minuto. O primeiro passo é indicar e validar o email:

rescindir contrato de telecomunicações passo 1

Depois tem de preencher mais um quadro, onde começa por validar os seus dados pessoais e depois indica os dados da operadora. Ou seja, o número do contrato TV Net Voz ou apenas o número de contacto, se só tem um tarifário de telemóvel. Mas, para tudo ficar confirmado, tem sempre de usar a chave móvel digital para submeter o pedido.

cancelar contrato tv e internet online
rescindir contrato de telecomunicações passo 3

O que acontece depois do pedido ser feito?

O pedido é então enviado à operadora, que é obrigada a enviar-lhe os seus dados contratuais. Por isso, você é notificado por e-mail quando a informação do contrato é recebida pela plataforma de cessação de contratos. Na resposta são indicadas as seguintes informações:

  • Custo de não cumprimento do prazo de fidelização;
  • Outros custos;
  • Equipamentos a entregar;
  • Local de Entrega;
  • Prazo de Entrega;
  • Penalização pela não entrega dos equipamentos;

Isto pode demorar algum tempo. No teste que fizemos bastaram algumas horas para receber a informação no email. E, além disso, fomos contactados no dia seguinte por telemóvel, com a indicação de que esta era uma obrigação colocada pela ANACOM às operadoras. Mas a operadora pode demorar até 3 dias para responder.

Rescindir o contrato de telecomunicações – Último Passo

Depois de receber o email chegou, por fim, o momento de concluir o processo e rescindir o contrato de telecomunicações. Ou seja, voltar ao site da plataforma de cessação de contratos e, se quer mesmo cancelar o contrato, só tem de escolher “Sim” neste quadro:

rescindir contrato de telecomunicações - último passo

Mas, se os custos são muito elevados pode simplesmente parar com o processo. Ou seja, mantém a ligação à operadora , já que o “Não” confirma que não quer rescindir o contrato de telecomunicações.

Como é feito o cancelamento do contrato de telecomunicações?

O contrato é cancelado através de denúncia. E isso inclui duas opções, que são a caducidade do contrato ou a resolução do contrato. Veja o que significa cada uma delas:

  • Caducidade do contrato – É feita por óbito do titular ou quando o contrato é suspenso por mais de 180 dias, segundo as regras da Nova Lei das Comunicações Eletrónicas;
  • Resolução do Contrato – Trata-se de um pedido para rescindir o contrato de telecomunicações invocando um motivo.

De momento a plataforma de cessação de contratos apenas permite rescindir o contrato de telecomunicações por denúncia. Mas a curto-prazo estará também a opção para a resolução do contrato.

Que outras alternativas existem para cancelar o contrato?

Há várias outras opções para cancelar o contrato TV Net Voz. Por exemplo, pode fazê-lo diretamente por email para a operadora, por carta registada com aviso de recepção, por telefone para a linha de apoio ao cliente ou presencialmente numa loja.

Posso cancelar apenas um dos serviços do pacote Tv Net Voz?

Não. Por exemplo, se escolheu um pacote com telemóvel nesta plataforma só pode fazer a resolução de todos os serviços. Ou seja, não pode manter a TV e a Internet e cancelar apenas o telemóvel.

O que acontece ao meu número de telemóvel se rescindir o contrato?

Ele fica “reservado” durante três meses depois do fim do contrato, no que é chamado de “período de quarentena”. Por isso, se quiser escolher um novo operador e manter o antigo número só precisa do seu CVP para garantir que mantém o mesmo contacto com a portabilidade do número.

O que fazer depois de rescindir o contrato de telecomunicações?

Quando cancela o contrato, o mais habitual é precisar de contratar um novo serviço. E, para isso, o primeiro passo é fazer um teste de cobertura para descobrir o melhor operador na sua área de residência e também comparar todos os preços e ofertas de adesão.

A melhor forma de saber tudo isto é aceder agora ao simulador de TV Net Voz. Só tem de inserir o seu código-postal para saber, em segundos, qual a melhor opção para ter TV e Internet em casa e os melhores pacotes com e sem telemóvel.

Se procura uma nova operadora, já sabe. Carregue na imagem abaixo, faça um teste de cobertura e siga estes três passos para conseguir o melhor serviço: Simule, Compare e Poupe!

simulador pacotes tv net voz