Vai mudar de casa e precisa de trocar o seu operador de TV NET VOZ? Nós ajudamos

saiba a melhor forma de trocar de operador de telecomunicações quando muda de casa

Uma das coisas que temos de fazer quando mudamos de casa é tratar das telecomunicações, ou seja, ter TV por cabo, internet em casa, telefone fixo e ainda em alguns casos telemóvel associado.

Mudar de casa: escolha o melhor pacote de Banda Larga ou TV NET VOZ

Quando muda de casa, a primeira coisa que deve fazer é escolher o operador de TV NET VOZ que precisa. Para escolher o melhor pacote para si, precisa de fazer primeiro uma comparação. Nós mostramos-lhe como:

  • Aceda a este site da Comparamais para ver os preços e características dos pacotes TV NET VOZ
  • Escolha nos filtros do lado esquerdo quais são os serviços incluídos: 3 P (inclui televisão, internet e telefone fixo), 4P (inclui televisão, internet, telefone fixo e telemóvel) e 5P (inclui televisão, internet, telefone fixo, telemóvel e internet móvel). Pode também escolher um serviço apenas destes apresentados
  • De seguida escolha a velocidade de internet pretendida se é básica, normal, rápida ou super rápida, tendo em conta as suas necessidades.
  • Escolha a duração do seu contrato, isto é, se pretende um contrato sem fidelização, com 12 meses ou 24 meses.
  • Por fim, informe-se e veja que tipo de ligação passa na sua casa: se é fibra, satélite ou ADSL.
  • Depois irá aparecer-lhe os pacotes mais adequados, tendo em conta, o que selecionou previamente.
Descubra qual é a operadora de telecomunicações que tem as melhores ofertas em Portugal.
Banda larga em Portugal: tudo o que precisa de saber

Pode também pesquisar os pacotes de cada operadora através dos seguintes links:

Verifique se a sua operadora tem cobertura na sua nova casa

Depois de escolher o pacote, após ter feito essa comparação, verifique se a operadora que escolheu tem cobertura na sua zona de residência. Se o pacote que quer não estiver disponível na sua zona de residência, escolha outra opção que lhe aparece quando faz a sua comparação.

Se pretende continuar com a sua atual operadora, veja se ela tem cobertura no novo endereço, especialmente se for mudar para outra cidade ou alguma região mais distante, com pouca cobertura de serviços.

Consulte aqui a cobertura na sua zona residência.

Os serviços fixos como internet e TV podem exigir uma nova instalação e verificação de disponibilidade. Portanto, faça isso com antecedência.

Descubra os problemas de internet mais comuns que pode ter.

Se possível, converse com os futuros vizinhos sobre a qualidade dos serviços disponíveis

Quando for visitar a casa (antes da mudança acontecer), converse com os novos vizinhos para se apresentar.

Aproveite para verificar a opinião deles sobre os serviços de comunicação da região, tentando identificar qual é a melhor operadora de internet, de telefone e TV naquela zona. Por isso que a banda larga é importante, para que possa navegar na internet sem atrasos e problemas. Existem zonas mais e menos propícias a uma boa velocidade de internet.

Saiba neste artigo como é que pode medir a velocidade da sua internet.

NOS 4 Entretenimento - 1 Gbps + 180 canais + Telemóvel ilimitado
180 canaisUMA TV 4K
Internet1 Gbps
Rede fixaChamadas incluídas para redes fixas nacionais durante 24 horas minutos
Internet móvel
Telemóvel
€94,99PREÇO MENSAL
Características Principais
Internet 1 Gbps
Canais 180 (UMA TV 4K)
Rede fixa Chamadas incluídas para redes fixas nacionais durante 24 horas minutos
  • Canais TV Cine, NOS Play e Eleven Sports incluídos
  • Oferta de 1 mensalidade ou desconto 2€/mês, ou TV LED 32'' grátis, ou Desconto 130€ num portátil, ou OPPO A54 5G por 2,5€/mês (PVP 280€)
  • Tem 180 canais de televisão com Box UMA TV 4K
  • 1 Gbps de velocidade de internet
  • Chamadas incluídas para redes fixas nacionais durante 24 horas e para 50 destinos internacionais, das 21h às 9h nos dias úteis e 24h durante os feriados nacionais e fins de semana
  • 1 cartão de telemóvel com consumos ilimitados
  • Limite máximo de 4 cartões de telemóvel por pacote NOS 4
  • Duplique os dados móveis ao adicionar mais cartões

Portabilidade do número de telemóvel

Se quiser manter o seu número de telemóvel, terá que pedir a portabilidade
Depois de pedir a portabilidade, a sua nova operadora fica, habitualmente, encarregada de gerir todo o processo de transferência do número

Mudar de operador não significa que irá perder o seu número de telemóvel e perder os seus contactos.

Se está a mudar de operador este fica responsável por todo o processo, incluindo o pedido de portabilidade para o seu atual operador. O pedido de portabilidade implica o cancelamento do contrato com o atual operador e a realização de um novo contrato com um novo operador. Ao efetuar o pedido de portabilidade deve fazer o seguinte:

  • apresentar documento de identificação (por exemplo, bilhete de identidade, cartão do cidadão), quer se trate de um serviço pós-pago ou pré-pago, e outros documentos que lhe sejam pedidos pelo novo operador (por exemplo, no caso de empresas, documento que comprove que tem poderes para assinar o pedido de portabilidade); e
  • indicar o código de validação da portabilidade (CVP) do(s) número(s) a portar.

Para este efeito, o novo operador disponibilizará:

  • um formulário para cancelar/denunciar o contrato com o seu antigo operador, o qual pode simultaneamente incluir o pedido de portabilidade (usado para transferir o seu número para o novo operador); ou
  • dois documentos distintos, um para o pedido de portabilidade e outro para o cancelamento/denúncia do contrato.

Note que o cancelamento/denúncia do contrato com o atual operador só se refere aos serviços cuja prestação está associada ao número a portar. Se pretender cancelar a totalidade dos serviços pertencentes a um “pacote de serviços” deverá pedi-lo especificamente ao operador.

De seguida apresentamos-lhes os documentos que deve imprimir e entregar para conseguir a portabilidade do seu número:

Obter código de validação da portabilidade: O(s) seu(s) Código(s) de Validação da Portabilidade (CVP) no seu operador atual (MEO, VODAFONE, NOS ou NOWO) podem ser consultados na sua fatura, através de SMS ou através dos restantes canais definidos pelo seu operador.

Exemplo de como obter o CVP

Por exemplo, se for no caso da MEO aceda à área de cliente, e ligue para o IVR, o serviço informativo sobre portabilidade 800 962 029. Ou então envie um SMS com o texto CVP para o 16200. Além disso, pode consultar o CVP na sua fatura de cliente da MEO ou pedi-lo nas lojas MEO.

Se quiser saber mais como fazer a portabilidade do seu número de telemóvel, leia este artigo.

Descubra também: As regras para fazer um contrato de arrendamento e para o rescindir

Posso cancelar o contrato e mudar para outro operador?

Depende se o seu contrato tem período de fidelização. Se for um contrato sem fidelização poderá cancelar a qualquer momento. Se tiver fidelização, poderá cancelar na mesma mas terá de pagar as restantes mensalidades que faltam até ao término do contrato. Pode cancelar o contrato sem custos, nas seguintes situações:

  • Falecimento do titular: em caso de morte do titular do contrato, o cancelamento só tem efeito a partir do momento em que é apresentada a certidão de óbito
  • Alteração do agregado familiar
  • Alteração de morada
  • Emigração
  • Direito de livre resolução: o direito à livre resolução permite que cancele o seu contrato (independentemente da forma como o celebrou) nos 14 dias seguintes ao dia em que assinou o contrato
  • Direito à resolução do contrato por incumprimento por parte da operadora: em caso de incumprimento das cláusulas contratuais por parte do operador em causa, poderá exigir o cancelamento do contrato sem qualquer penalização

Foram criadas condições especiais para o cancelamento ou redução dos serviços durante a Covid-19. Saiba aqui tudo o que mudou

Se quiser saber ainda mais sobre os vários pacotes, operadoras e internet basta ver este artigo.

NOWO - 250 mbps + 140 canais + Telemóvel 1GB
140 canaisOferta da App NOWO TV
Internet250 Mbps
Rede fixa9000 minutos
Internet móvel
Telemóvel
€18,75PREÇO MENSAL
Características Principais
Internet 250 Mbps
Canais 140 (Oferta da App NOWO TV)
Rede fixa 9000 minutos
  • 50% de desconto na mensalidade durante seis meses
  • Tem 140 canais de televisão com Box NOWO TV HD
  • Oferta da App NOWO TV para ver televisão em qualquer lugar através do seu telemóvel ou PC
  • Internet com tráfego ilimitado a uma velocidade de 250 Mbps de download e 15 mbps de upload
  • Tem um cartão de telemóvel com 1GB de net e 1000 minutos/SMS
  • Upgrade para cartões de telemóvel com 2GB e 2000Min/SMS por €2,5; Upgrade 4GB e 4000Min/SMS por €5
  • Inclui 9.000 minutos para a Rede Fixa Nacional e 1.000 minutos para 50 destinos da Rede Fixa Internacional 24 horas/dia, 7 dias por semana
  • Valor apresentado incluí desconto na mensalidade de €6 nos tarifários de telemóvel e €2,5 mediante adesão a FE+DD
  • Oferta da portabilidade do número de telefone (€15)
MEO M3 - 500 mbps + 150 canais
150 canaisMEO Box incluída
Internet500 Mbps
Rede fixaChamadas ilimitadas para redes fixas nacionais minutos
Internet móvel
Telemóvel
€29,99PREÇO MENSAL
Características Principais
Internet 500 Mbps
Canais 150 (MEO Box incluída)
Rede fixa Chamadas ilimitadas para redes fixas nacionais minutos
  • MEO Box com 150 canais (oferta Android TV grátis, como alternativa à MEO Box)
  • Oferta 3 Meses Netflix nos pacotes M3
  • 30€ de oferta para o MEO Videoclube
  • Desconto de 7€ durante seis meses (pode optar antes pela oferta de 1 mensalidade, descontos em equipamentos ou vale de 50€ para compra de produtos na loja MEO)
  • Velocidade de download 500 Mbps e Upload 100 Mbps
  • Upgrade para 1000/200 Mbps por mais 4€
  • Inclui chamadas para as redes fixas nacionais e 1000 minutos em chamadas internacionais das 21h às 9h para 50 destinos
MEO M4 - 500 mbps + 200 canais + Telemóvel 1GB
200 canaisOferta de 60€ em Canais Premium
Internet500 Mbps
Rede fixaChamadas ilimitadas para redes fixas nacionais minutos
Internet móvel
Telemóvel
€53,99PREÇO MENSAL
Características Principais
Internet 500 Mbps
Canais 200 (Oferta de 60€ em Canais Premium)
Rede fixa Chamadas ilimitadas para redes fixas nacionais minutos
  • Desconto de 5€ durante doze meses (ou 6 meses de oferta Netflix; desconto 100€ num equipamento à escolha; oferta 1 mensalidade; descontos na loja MEO)
  • 60€ grátis em canais premium (desporto, filmes e séries, infantil, temáticos ou adultos)
  • ​Oferta de 30€ no MEO Videoclube e 500MB/Mês nos cartões subscritos (exclusivo adesões online)
  • 200 canais TV com MEO Box (oferta 3 meses do MEO Go Multi)
  • Android Box grátis (como alternativa à MEO Box)
  • Telemóvel com 3500Min/SMS e 1GB de Dados Móveis
  • Velocidade de download 500 mbps e de upload de 100 mbps
  • Inclui chamadas para as redes fixas nacionais e 1000 minutos em chamadas internacionais das 21h às 9h para 50 destinos
  • Adicione mais telemóveis (mais um por €13,90; mais dois por €27,80; mais três por €41,70€) e receba até 4x mais dados móveis
  • ​Oferta de 30€ no MEO Videoclube e 500MB/Mês nos cartões subscritos para adesões online
  • Exige a adesão à fatura eletrónica e fidelização de 24 meses