Cancelar contrato com a Vodafone – Saiba como rescindir sem penalizações

cancelar contrato Vodafone

Cancelar o contrato Vodafone antes do fim da fidelização pode trazer penalizações. Mas há casos em que isso não acontece. Veja agora quando fazer a livre resolução do contrato Vodafone sem pagar nada

Vai mudar de casa, sair do país ou ficou desempregado? Estas são algumas das situações em que pode pedir a resolução antecipada do contrato de telecomunicações. Dessa forma pode, por exemplo, evitar penalizações por cancelar o contrato Vodafone antes do fim dos 24 meses de fidelização.

Todos os operadores cobram pela rescisão dos pacotes TV NET VOZ durante a fidelização. Mas isso não significa que tenha de concordar e pagar. Ou que o valor seja aquele que a operadora quiser. Agora vamos mostrar-lhe o que pode alegar para cancelar contrato na fidelização sem pagar e quais os limites das indemnizações.

Quando posso cancelar o contrato Vodafone?

Pode cancelar sempre que quiser, já que a operadora não pode recusar o pedido. O que pode fazer, no entanto, é propor-lhe uma alteração contratual (por exemplo, para manter o pacote de telecomunicações ao mudar de casa) ou pedir uma compensação.

As situações para a livre resolução do contrato Vodafone são várias. Em primeiro lugar, o cancelamento nos primeiros 14 dias após a instalação do serviço.

A incapacidade da operadora fornecer o serviço contratado, quando comprovada, também permite cancelar. Ou seja, contratar 100 canais e ter só 80 ou contratar uma velocidade de internet de 500Mbps e ter apenas 150 Mbps pode justificar o cancelamento.

Que justificações posso dar para cancelar o contrato Vodafone sem pagar?

A nova Lei das Comunicações Eletrónicas indica que um contrato pode ser cancelado na fidelização sem compensação por várias razões. Entre os motivos para a rescisão do contrato Vodafone estão:

  • Falecimento do titular: em caso de morte do titular do contrato, a apresentação da certidão de óbito permite cancelar o contrato. E neste caso cessam as obrigações contatuais.
  • Desemprego: Caso fique sem o ordenado e não possa pagar o pacote TV NET VOZ, apresente o pedido de cancelamento junto com os comprovativos de desemprego.
  • Alteração de morada: Se vai mudar de casa, pode receber uma proposta para manter o contrato Vodafone ou ser exigida uma compensação. Se acha que não deve pagar esse montante, recorra a um Centro de Arbitragem ou Julgado de Paz
  • Emigração: Se vai residir para o estrangeiro de forma permanente, pode pedir a resolução antecipada do contrato Vodafone.
  • Incapacidade para o trabalho ou prestação de cuidados de saúde a terceiros

Para pedir a rescisão por estes motivos não pode, no entanto, estar em atraso (mora) no momento de “alteração anormal” das condições.

Como enviar o pedido de cancelamento à Vodafone?

Segundo a operadora, o pedido deve “conter os elementos relativos à identificação do Cliente, da relação contratual a extinguir, bem como os fundamentos que nos termos da lei ou do Contrato justificam o pedido de resolução do contrato”. O pedido de resolução do Contrato é enviado para os seguintes contactos Vodafone:

  • Serviço Permanente de Atendimento a Clientes – 16912;
  • Endereço eletrónico – apoiocliente@vodafone.pt;
  • Morada: Vodafone Portugal – Comunicações Pessoais, S.A., Avenida D. João II, Lote 1.04.01 – E2 E202, Parque das Nações – 1998 – 017 Lisboa

O que fazer se for pedida uma indemnização pelo cancelamento?

Nesse caso, deve recorrer a um Centro de Arbitragem ou Julgado de Paz. São essas entidades que têm de resolver a disputa, já que a entidade reguladora recorda que “não compete à ANACOM resolver conflitos entre consumidores e operadores. Para tal, pode dirigir-se aos Centros de Arbitragem de Conflitos de Consumo”.

Quanto pago por cancelar o contrato Vodafone?

A nova Lei das Telecomunicações indica que o custo máximo é de 50% das mensalidades restantes quando o cliente está no primeiro ano de fidelização. Para períodos posteriores, o custo será de 30% das mensalidades remanescentes.

Tenho de rescindir o contrato Vodafone quando mudo de operadora?

Quando muda da Vodafone para a MEO, a NOS ou a NOWO, normalmente a nova operadora trata do pedido de rescisão. O que não invalida, no entanto, que exista um pedido de indemnização se ainda está fidelizado. Além disso, tem de pagar todos os dias até ao fim do fornecimento do serviço.

Se encontrar preços mais baixos de tv e internet e não está fidelizado, a melhor opção é mudar na hora. Para saber os melhores pacotes de televisão e internet, aceda agora ao simulador de preços TV NET VOZ.

Teste a sua cobertura, compare todos os pacotes e adira com as melhores promoções para poupar nas faturas. Simule e adira aqui.