- comparamais.pt
- Crédito Pessoal
- Aprovação
Quer um crédito com aprovação rápida? Veja as melhores opções aqui!

Para a aprovação do crédito pessoal tem de cumprir os requisitos dos banco, que incluem enviar os documentos, demonstrar rendimentos estáveis e ter o nome limpo no Banco de Portugal. Para aprovar créditos também é necessário cumprir os critérios internos do banco, como contratar seguros ou abrir uma conta bancária. Não é possível ter aprovação do crédito pessoal se tiver dívidas registadas no Banco de Portugal.
O processo de aprovação de crédito pessoal é relativamente simples e rápido. A pré-aprovação é imediata, mas a aprovação final requer uma análise detalhada dos documentos e do histórico bancário. Os bancos tradicionais podem demorar até 72 horas para dar uma resposta, mas a aprovação do crédito pessoal na Cofidis, Cetelem e outras financeiras demora entre 24h e 48h.
Como conseguir a aprovação do crédito pessoal?
Para conseguir a aprovação do crédito pessoal cumpra os seguintes requisitos:
- Fornecer todos os documentos pedidos pelo banco
- Cumprir os limites da taxa de esforço
- Ter rendimentos estáveis e constantes
- Nome sem registo de dívidas de créditos no Banco de Portugal
- Ter mais de 18 anos e não superar os limites de idade para pagamento do crédito (70 a 80 anos nos vários bancos)
- Cumprir critérios internos do banco (exigência de seguros, conta bancária e outros requisitos)
Quais são os passos para aprovar um crédito pessoal online?
Para aprovar um crédito pessoal online siga estes passos:
- Faça a simulação de crédito pessoal;
- Indique os dados necessários (nome, idade, rendimentos, situação laboral e outros encargos com créditos);
- Receba pré-aprovação imediata;
- Envie os documentos exigidos pelo banco;
- Aguarde a análise e receba a aprovação do crédito pessoal;
- Assine o contrato, por chave móvel digital, assinatura eletrónica ou SMS;
- O crédito está aprovado e recebe o dinheiro num máximo de 48 horas.
Quanto tempo demoram os bancos a analisar um crédito pessoal?
Os bancos demoram entre 24h e uma semana a analisar um crédito pessoal. Na Cofidis, Cetelem e outros bancos com aprovação rápida, a análise do crédito pessoal demora apenas um dia. Nos bancos tradicionais pode levar uma semana. Este prazo começa quando o banco recebe todos os documentos exigidos ao cliente.
10 Dicas para aprovar um crédito pessoal
Siga estes conselhos para ter a aprovação do crédito pessoal:
- Forneça todos os documentos exigidos com rapidez
- Cumpra os limites da taxa de esforço, até 33%
- Não faça pedidos para vários bancos ao mesmo tempo
- Apresente uma situação laboral estável
- Não tenha registo de incumprimentos ou atrasos no pagamento de créditos
- Tenha os extratos das suas contas com saldos positivos
- Junte um segundo titular para dar mais segurança ao banco
- Apresente fiadores ou contrate seguros de proteção ao crédito
- Escolha prazo e montante adaptados à sua capacidade financeira
- Compare bancos para escolher um crédito mais barato
É fácil aprovar um crédito pessoal?
Sim, é fácil aprovar um crédito pessoal quando cumpre os critérios de análise dos bancos. Para a aprovação do crédito pessoal ser simples tem de ser trabalhador com contrato de efetivo, ter rendimentos suficientes para pagar as prestações, cumprir os limites da taxa de esforço e apresentar um histórico bancário sem incidentes.
É possível ter um crédito aprovado na hora?
Não é possível um crédito pessoal aprovado na hora, já que o banco tem sempre de verificar os documentos e informações bancárias. Este processo leva entre um e sete dias. Os bancos fazem pré-aprovação imediata do crédito, mas depois precisam de analisar o pedido para dar o OK final.
Qual a diferença entre crédito pré-aprovado e aprovado?
A diferença entre crédito pré-aprovado e aprovado é que o primeiro se trata de uma resposta provisória e o segundo é uma resposta final. A pré-aprovação é feita com as informações que fornece de salário e dos créditos que paga atualmente, como uma previsão a indicar que o financiamento pode ser aprovado. A aprovação exige o envio dos documentos.
Só depois do banco verificar os documentos, analisar o seu histórico bancário (através do Mapa de Responsabilidades) e calcular a sua taxa de esforço o crédito pessoal é aprovado. A partir daqui só tem de assinar o contrato para receber a transferência do dinheiro.
O que verificam os bancos para aprovar um crédito pessoal?
Para aprovar um crédito pessoal os bancos verificam a situação laboral e nível de rendimentos, o histórico de pagamento de créditos e o nível de endividamento. Ter uma situação laboral estável, com contrato de efetivo, não ter registos de incumprimento no Banco de Portugal e não ter um endividamento elevado ajudam-no a conseguir a aprovação do crédito pessoal.

Posso aprovar um crédito pessoal com o nome sujo nos bancos?
Não é possível aprovar um crédito pessoal com o nome sujo nos bancos. Se tem dívidas de créditos que não pagou no Banco de Portugal o pedido de crédito vai ser recusado em todos os bancos. Nesta situação procure soluções como a reunificação de dividas com a goBravo para resolver créditos por pagar.
Em que bancos é mais fácil aprovar um crédito pessoal?
Os bancos em que é mais fácil aprovar um crédito pessoal são a Cofidis ou a Cetelem e outras financeiras. Nos bancos que aprovam crédito mais rápido o processo é 100% online, o que torna o processo mais rápido e simples.
Nos bancos tradicionais o processo é mais demorado. Por norma estes pedidos demoram pelo menos 72 horas até ter uma resposta do banco. E, se for preciso documentação adicional, demora pelo menos uma semana até ter a aprovação final.
O que preciso para aprovar um crédito pessoal?
Para aprovar um crédito pessoal é preciso enviar toda a documentação e cumprir os critérios de análise como a taxa de esforço. Na primeira fase tem de enviar todos os documentos que o banco precisa para validar os dados que indicou no pedido.
- Documentos de Identificação Pessoal (CC ou Cartão de Residência e NIF) e Comprovativo de Morada
- Comprovativos de Rendimentos (Últimos Recibos de Salário ou Recibos Verdes Emitidos), Nota de Liquidação obtida no Portal das Finanças e Declaração de Entidade Patronal (indica o vínculo laboral)
- mapa de responsabilidades do crédito pessoal (indica os créditos que tem atualmente)
- Comprovativo de IBAN (indica a conta onde depositar o dinheiro e de onde são debitadas as prestações)
Na segunda fase o banco analisa a taxa de esforço, a situação laboral e o histórico bancário. Segundo os critérios do Banco de Portugal, o total das prestações de crédito que paga não deve superar 35% do rendimento mensal. Além disso os bancos não aprovam créditos a quem está na Lista Negra de Crédito do Banco de Portugal e a quem não tem trabalho efetivo, o que significa que recusam crédito a quem está desempregado ou com trabalho temporário.
Quanto tempo demora para o crédito pessoal ser aprovado?
O tempo de aprovação demora entre 24 horas, num crédito rápido, até uma semana. A rapidez depende dos procedimentos de cada banco, já que os critérios, rapidez de análise e processos digitais são diferentes. Em bancos como a Cofidis ou a Cetelem, e com o apoio de intermediários de crédito pessoal a aprovação do crédito pessoal é mais rápida e fácil. Fazer um crédito online também reduz o tempo de resposta.
Após a pré-aprovação a demora prende-se, principalmente, com a recolha dos documentos do crédito pessoal. Se enviar os documentos online no próprio dia e cumprir todos os critérios de aprovação, consegue assinar o contrato e receber a transferência logo no dia seguinte.
Perguntas Frequentes
Quais os requisitos para aprovar crédito pessoal?
É mais fácil aprovar credito num banco onde tenho conta?
Como saber se um crédito pode ser aprovado?
É mais complicado aprovar crédito pessoal sem fiadores?
É mais difícil aprovar crédito com recibos verdes?
Posso esconder dívidas para aprovar um crédito?
É mais fácil dois créditos de valores mais baixos ou apenas um pedido?
Ter pré-aprovação garante que o crédito é aprovado?
Como acelerar a aprovação de um crédito pessoal?
Pedir Agora Crédito Pessoal
Simular