Taxas e comissões do cartão de crédito: quanto é que custam?

Neste artigo damos-lhe a conhecer 8 das taxas mais comuns associadas ao seu cartão de crédito e qual é a média de preço associada a cada uma das taxas em Portugal.

Ter um cartão de crédito pode ser muito importante para desbloquear certas situações que tenha pendentes. Veja porque é importante ter um cartão de crédito, e quais são as suas vantagens e desvantagens.

De seguida apresentamos-lhe uma tabela com as taxas mais comuns associadas aos cartões de crédito:

TaxasPreços
Anuidade0 – 160€
Juros de mora3% face à TAN em vigor
Comissão de utilização no estrangeiro1 – 3%
Cash advance 2 – 3% acresce imposto de selo + 2- 4€

Anuidade

Existem alguns cartões com e sem anuidade. A anuidade é uma das taxas mais comuns associada ao cartão e é cobrada pela utilização do mesmo.

Juros de mora

Os juros de mora dizem respeito ao valor a pagar pelo atraso no pagamento de uma qualquer operação. Assim sendo, quem não cumpre com os prazos estabelecidos entra em mora, ou seja, em incumprimento, e acumula novos valores aos que já tinha de liquidar.

Os juros de mora são sempre calculados a partir da TAN em vigor do seu cartão de crédito.

Comissão de utilização no estrangeiro

Cada vez que viaja para o estrangeiro pode utilizar o seu cartão de crédito. Contudo, tem sempre associada uma comissão de utilização do seu cartão no estrangeiro, neste caso para pagamentos a crédito.

Cash advance

Se utilizar o seu cartão de crédito para levantar dinheiro (cash advance), lembre-se que só poderá fazê-lo dentro de um limite máximo de crédito, o plafond. Se exceder este valor, pode estar implicada a cobrança de comissões, através de um valor fixo por cada operação de levantamento e uma percentagem sobre o montante levantado.

Dessa forma, o cash advance corresponde aos levantamentos a crédito que faça num ATM com o seu cartão.

Se pretender saber em mais detalhe onde e como utilizar o seu cartão de crédito, leia aqui.