Fraudes com Cartão de Crédito - Os perigos e como se proteger

Válter Correia

As fraudes bancárias são um dos crimes financeiros mais frequentes e assumem diversas formas. Por exemplo, a clonagem ou apropriação de dados de cartões é das mais frequentes. Mas também nos acessos ao homebanking e área de cliente, pagamentos online e outras situações está em risco. Para evitar problemas tem de saber as potenciais situações de fraude com cartão de crédito e como proteger o seu cartão de crédito. O Banco de Portugal divulgou algumas dicas para se proteger de eventuais fraudes com cartões de crédito.

Quais as principais fraudes com cartão de crédito?

As principais fraudes com cartão de crédito são a clonagem de cartões em terminais de multibanco (Atm), fraudes em pagamentos nas lojas e o uso dos seus dados do cartão para compras online.

Para evitar cada uma destas fraudes com cartão de crédito adote determinados cuidados, como manter os códigos secretos, verificar se os terminais de pagamento estão em perfeitas condições e nunca utilizar sites sem certificados de segurança para fazer pagamentos online.

Evitar fraudes com cartões nas Caixa Multibanco (ATM)

Para evitar fraudes com levantamentos com cartão de crédito nas Caixas Multibanco (ATM), ao consultar o saldo da conta bancária ou fazer pagamentos, tenha sempre estes cuidados:

  • Antes de introduzir o cartão, certifique-se de que o Multibanco apresenta um aspeto normal. Se houver sinais de que possa ter sido alterado ou se tiver sido danificado (por exemplo na ranhura onde é inserido o cartão) não utilize o equipamento. Não arrisque, já que este é um das principais esquemas para a clonagem dos cartões.
  • Verifique se está alguém à sua volta. Marque sempre o PIN em condições de privacidade e, se suspeitar de alguém, procure outro multibanco ou volte mais tarde.
  • Se o seu cartão for “engolido”, deverá surgir no ecrã o motivo de captura de cartão. Se isso não acontecer, ou o motivo suscitar dúvidas, notifique imediatamente o seu banco para pedir o cancelamento do cartão.

Motivos para o cartão de crédito ser capturado no multibanco:

Normalmente, o cartão é capturado no multibanco pelos seguintes motivos:

  • a data de validade do cartão expirou;
  • excedeu o número de tentativas permitidas para colocar o PIN;
  • avaria da máquina;
  • tentativa de fraude com cartão de crédito, em que o Multibanco foi adulterado por alguém que depois vai recuperar o seu cartão para fazer uma utilização indevida do mesmo.

O Banco de Portugal aconselha ainda a não aceitar ajuda de terceiros para recuperar o cartão.

Evitar fraudes nos pagamentos em loja com cartão de crédito

Para evitar fraudes nos pagamentos em loja com cartão de crédito confirme se o aparelho apresenta um aspeto normal quando utilizar um terminal de pagamento automático (TPA). Além disso:

  • nunca perca o cartão de vista;
  • confirme os valores de pagamento;
  • marque sempre o código PIN em privacidade;
  • Sempre que possível, faça o pagamento por contactless;

Riscos nos pagamentos contactless

Existem vários riscos nos pagamentos contactless, que é um sistema mais cómodo, rápido e seguro para pagar em estabelecimentos comerciais, já que não tem de marcar o código. Essa ausência de contacto físico foi, aliás, um dos motivos para que os pagamentos com cartões contactless passarem a ter um limite mais alto (50€) durante a pandemia.

No entanto, esta forma de pagamento pode torná-lo um alvo fácil para fraude com cartão de crédito. Antes de avançar para um pagamento com a tecnologia contactless, verifique se o dispositivo tem o símbolo que confirma a opção para essa modalidade de pagamento do cartão de crédito.

Outros cuidados com os pagamentos contactless são:

  • Aproxime o cartão do leitor apenas depois de ter confirmado o valor da operação no visor;
  • Se o valor da transação for inferior a 50€ não necessita de introduzir o PIN. Caso isso aconteça, desconfie da situação e evite fazer o pagamento;
  • Não repita a operação se o visor do TPA não apresentar uma mensagem de que a tentativa de pagamento foi anulada ou ocorreu um erro;
  • Exija sempre um comprovativo do pagamento;
  • Nunca entregue o seu cartão para outra pessoa fazer os pagamentos;
  • Aguarde até confirmar que o pagamento foi autorizado, mas não perca o cartão de vista. Preferencialmente, tenha-o sempre na sua posse.

Evitar fraudes com cartão de crédito em pagamentos online

Para evitar fraudes com cartão de crédito em pagamentos online siga os conselhos do Centro Nacional de Cibersegurança de Portugal e do Banco de Portugal. Estas entidades indicam uma série de comportamentos para evitar situações de fraude. No que diz respeito aos pagamentos na internet, é importante estar atento a três tipos de situações de fraude:

1.Phishing - Quando alguém se faz passar por uma entidade, com o objetivo de o persuadir a ceder os seus dados pessoais.

2.Pharming - Quando um vírus informático o redireciona para uma página falsa (semelhante à página do seu banco), tendo assim acesso aos seus dados pessoais.

3.Spyware -Quando um vírus que se instala no seu computador consegue aceder aos seus dados pessoais e informações confidenciais.

Medidas para evitar fraudes com cartão de crédito online

  • Para evitar fraudes com cartão de crédito online deve, antes da compra, procurar informações sobre o vendedor para garantir que está a fazer um pagamento seguro;
  • Confirme que o site tem o certificado SSL a indicar que as suas informações e os pagamentos estão encriptados e seguros;
  • Proteja os seus dados pessoais. Ou seja, evite palavras-passe óbvias (por exemplo: 123456); não partilhe as passwords; nunca divulgue os seus dados pessoais num site;
  • Nunca envie os seus dados bancários ou dos cartões por mensagem no Whatsapp, Messenger ou outras redes sociais.
  • Prefira usar um cartão de crédito virtual para pagar as suas compras (por exemplo, por cartão de crédito com MBWay) e com um valor-limite aproximado ao custo das compras;
  • Guarde sempre os comprovativos das compras online;
  • Consulte periodicamente a sua conta bancária, para identificar rapidamente se foi vítima de fraude de fraude com cartão de crédito.

Cuidados com o computador para evitar fraudes com cartão de crédito

Os cuidados com o computador para evitar fraudes com cartão de crédito são instalar programas Antivírus e anti-spyware e ter a firewall ativa no computador, smartphone ou tablet. E confirmar sempre que as hiperligações são seguras, com a indicação "https://" no link do site.

Além do antivírus, evite pagamentos, acessos ao homebanking ou digitar passwords em equipamentos públicos, como cibercafés, bibliotecas e aeroportos.

Por fim, não guarde passwords de dados bancários no seu computador. É verdade que é mais chato estar sempre a digitar os códigos quando entra mas, por outro lado, isso evita o acesso aos dados se um hacker ou programa malicioso penetrar as defesas do seu computador.

Medidas adicionais para evitar fraudes com cartões de crédito

As medidas adicionais para evitar fraudes com cartões de crédito indicadas pela Europol e a Polícia Judiciária são as seguintes:

  • Nunca escreva o PIN no cartão ou em outro papel que esteja guardado no mesmo local (por exemplo, na carteira). Dessa forma qualquer pessoa fica a saber este código secreto e pode fazer uso do seu cartão;
  • Não ter fotos com os dados do cartão de crédito no seu smartphone;
  • Tenha o máximo cuidado ao destruir recibos e outros comprovativos de pagamento onde surjam os seus dados bancários. Se for destruir esses documentos, rasgue-os sempre de forma a que as informações não fiquem facilmente acessíveis;
  • Nunca guarde o livro de cheques no mesmo local do cartão de crédito;
  • Assine sempre os novos cartões quando os receber;
  • Quando usa o cartão em viagens (por exemplo, para hotéis) pode ter de usar o cartão para deixar caução. Nessas situações nunca deixe fotocopiar a parte de trás do mesmo, para evitar que seja alvo de fraude com cartão de crédito pela utilização do CVC do cartão de crédito;
  • Nunca utilize o cartão de crédito como depósito. A Europol avisa que este é um esquema utilizado com cada vez mais frequência em bares;
  • Se verificar que está a ser alvo de uma fraude com cartão de crédito ou débito, faça imediatamente o cancelamento do cartão de créditoe, se possível, transfira todo o dinheiro que tenha nessa conta. Se tiver pagamentos domiciliados a essa conta (por exemplo, o seu salário), tente trocar para outra conta;

Além de todas estas medidas, tenha também conhecimento de todos os direitos do cliente nos cartões de crédito para saber como pode recuperar o dinheiro que foi utilizado indevidamente com os seus cartões de pagamento.