Cartão de Crédito Clonado -Como reconhecer esta ameaça e evitar esta fraude

Válter Correia

A clonagem de cartões de crédito é uma das fraudes mais comuns com sistemas de pagamento e funciona com o roubo das informações dos cartões e códigos PIN em caixas multibanco ou terminais de pagamento. Este crime só funciona quando os clientes não tomam as precauções necessárias, como reparar em danos ou adulteração dos locais de pagamento e não protegem os seus dados pessoais. Mas existem várias formas de detetar o skimming e se proteger desta fraude bancária.

Quando é vítima de um cartão de crédito clonado deve agir imediatamente e pedir o cancelamento do cartão. Além disso apresente queixa nas autoridades e, se tiver um seguro de cartão de crédito, acione as coberturas contra utilização fraudulenta por falsificação do cartão de crédito.

O que é a clonagem de cartões?

A clonagem de cartões, também conhecida por skimming, é um crime que acontece quando dispositivos colocados em terminais de pagamento ou caixas multibanco copiam os dados dos seus cartões de crédito. A clonagem por cartões envolve normalmente a cópia dos dados através da banda magnética ou chip e também o furto dos códigos PIN dos cartões de crédito e dos cartões de débito.

Como é feita a fraude com cartão de crédito clonado?

A fraude com cartão de crédito clonado é feita em duas fases. Numa primeira fase, dispositivos inseridos dentro das ranhuras das máquinas de pagamento copiam os dados dos cartões de crédito ou débito. Depois é feito um novo cartão com os seus dados que, juntamente com o seu PIN, é usado para levantamentos e outras operações em caixas multibanco e terminais ATM.

Quais os perigos da clonagem de cartões?

O perigo da clonagem de cartões é o roubo de dinheiro da sua conta bancária e a utilização do plafond do seu cartão de crédito.

Quais as consequências da clonagem de cartões?

AS consequências da clonagem de cartões são ficar sem saldo disponível nos cartões de crédito ou na sua conta bancária.

Como identificar as fraudes por clonagem de cartões?

Para identificar as fraudes por clonagem de cartões verifique se existe algo de estranho ou irregular com os terminais de pagamento ou caixas multibanco ou um teclado numérico mais elevado antes de inserir os cartões nas máquinas. Além disso, confirme que não está ninguém perto das máquinas com visibilidade para si quando introduz os códigos PIN.

Se o cartão de crédito ficar retido na máquina sem que seja indicado o motivo (como cartão expirado ou erros na inserção do PIN), isso também é um alerta para esquemas de clonagem de cartões. Neste caso deve pedir o cancelamento do cartão de crédito e alertar o banco para a situação.

Depois de ter utilizado as máquinas esteja atento à sua conta bancária com regularidade para ver se existem movimentos que desconhece e que podem indicar que foi vítima de skimming.

Como prevenir fraudes por clonagem de cartões?

Para prevenir fraudes com clonagem de cartões nunca coloque os seus cartões de crédito e cartões de débito em máquinas que tenham as ranhuras danificadas ou apresentem qualquer outro sinal de alteração

Para prevenir fraudes por skimming prefira também fazer sempre pagamentos com tecnologia contactless, para evitar que os dados do chip ou banda magnética do seu cartão de crédito sejam furtados.

Que medidas de proteção posso usar contra clonagem de cartões?

As únicas medidas de proteção que pode usar contra clonagem de cartões é não utilizar máquinas que estejam danificadas ou apresentem indícios de terem sido adulteradas.

Como denunciar fraudes por cartão de crédito clonado?

Para denunciar fraudes por cartão de crédito clonado contacte a SIBS ou o banco responsável pela caixa multibanco que está adulterada. Se foi alvo de clonagem de cartão de crédito numa loja contacte s autoridades para abrir um processo de investigação ao incidente.

O que fazer se fui vítima de clonagem de cartões?

Se foi vítima de clonagem de cartões de crédito ou débito contacte as autoridades policiais e reporte a situação ao seu banco.

Os bancos devolvem o dinheiro perdido nas fraudes por clonagem de cartões?

Sim, os bancos devolvem o dinheiro perdido por fraudes por clonagem de cartões de crédito acima dos 50€. Como indica o Banco de Portugal, “se forem realizadas operações de pagamento não autorizadas antes da comunicação ao emitente do cartão, em princípio, terá de pagar os montantes indevidamente movimentados até um máximo de 50 euros” ou todos os valores se ficar comprovado que houve negligência grosseira ou agiu de forma fraudulenta.

Os seguros dos cartões de crédito protegem contra a clonagem de cartões?

Sim, os seguros dos cartões de crédito protegem contra a clonagem de cartões. Como indicam as Condições Gerais do seguro do cartão de crédito Cetelem Black, nas coberturas contra utilização fraudulenta do cartão está a falsificação dos cartões de pagamento.

Descubra agora o melhor cartão

Simular