Saiba tudo sobre os cartões Mastercard

Válter Correia

A Mastercard é uma rede de pagamentos para cartões de crédito e cartões de débito. Ela permite fazer pagamentos em lojas de todo o mundo e pagamentos online, usando os dados de identificação e o CVC do cartão de crédito. Pode fazer pagamentos com o cartão físico, pagamentos online com os dados de identificação e CVC do cartão, pagar com telemóvel ou associar o cartão Mastercard aos sistemas de pagamento digitais Google Pay, Apple Pay e Click to Pay.

A Mastercard tem acordos que permitem usar os cartões de crédito de vários bancos para fazer pagamentos através desta rede. Os pagamentos são seguros e existem várias medidas de proteção contra fraudes e roubos, como o sistema de autenticação ID Protection e o sistema Zero Liability que isenta os clientes que pagamentos não autorizados.

O que é a Mastercard?

A Mastercard é uma rede de pagamentos para cartões de crédito e débito. Disponível nos cartões de crédito de vários bancos, os cartões Mastercard podem ser usados para pagamentos físicos, em terminais ATM, para levantamentos de dinheiro em multibanco e para pagamentos online e em lojas digitais.

A Mastercard está disponível em quase todos os países e é líder nas transações com cartões de crédito e de débito em 23 nações. Os clientes podem escolher cartões Standard, World, Gold e Platinum da Mastercard para fazer as suas compras em lojas e online e também para pagamentos digitais.

Como ter um cartão Mastercard?

Para ter um cartão Mastercard tem de associar uma conta bancária de um banco que tenha acordos com a Mastercard. Dessa forma você recebe um cartão físico que pode usaar para pagamentos físicos, em lojas, e para pagamentos online, através dos dados de identificação e do CVC do cartão de crédito.

Como funcionam os cartões Mastercard?

Os cartões Mastercard funcionam como rede de pagamentos para fazer compras em todo o mundo. A Mastercard não é a emissora dos cartões de crédito em Portugal, ela apenas disponibiliza a tecnologia que depois os bancos implementam nos cartões para poder fazer as transações.

Quais são as alternativas à Mastercard?

As principais alternativas à Mastercard para pagamentos internacionais são a Visa e a American Express (AMEX). Para transações em Portugal existem duas outras alternativas à Mastercard, que são a rede Unicre e Maestro.< /p>

Que pagamentos posso fazer com um cartão Mastercard

Com um cartão Mastercard pode fazer pagamentos em lojas, através dos terminais de pagamento, compras online com os dados de identificação do cartão e também levantamentos em multibanco. Pode também associar os cartões Mastercard com os sistemas de pagamentos digitais Google Pay e Apple Pay e Click to Pay.

Posso fazer todos os pagamentos com um Mastercard?

Não é possível fazer todos os pagamentos com um Mastercard porque é preciso que as lojas tenham acordos nos terminais ATM para pagar com cartões de crédito. Além disso, para usar os cartões de crédito Mastercard é preciso que os terminais ATM tenham acordo com esta rede de pagamentos.

Como posso pagar online com um cartão Mastercard?

Para pagar online compras e serviços com um cartão Mastercard indique os dados de identificação que estão disponíveis no seu cartão e são pedidos no formulário de pagamento. Para fazer pagamentos digitais com Mastercard tem de indicar o nome de utilizador, número de identificação, data de validade e CVC do cartão de crédito da Mastercard ou cartão de débito Mastercard.

Como posso pagar na ApplePay e GooglePay com Mastercard?

Para fazer pagamentos através da Apple Pay e da Google Pay com Mastercard tem de associar o cartão à sua conta de utilizador. Para poder pagar com estes sistemas digitais tem de indicar os dados do cartão de crédito na sua conta de utilizador.

Quais as vantagens dos cartões Mastercard?

As vantagens dos cartões Mastercard são as seguintes:

  • Pode ser associado a cartões de crédito e cartões de débito
  • Disponível para pagamentos, levantamentos e compras em todo o mundo
  • Permite fazer pagamentos digitais
  • Pagamentos com Apple Pay, Google Pay e Click to Pay
  • Levantamentos em multibanco e cambio automático para levantamentos no estrangeiro
  • Sistemas de proteção como autenticação forte e ID Protection Mastercard
  • Proteção Zero Liability contra pagamentos não autorizados
  • Bloqueio imediato do cartão a partir de qualquer local do mundo em caso de roubo, furto ou fraude

Os cartões Mastercard são seguros

Sim, os cartões Mastercard são dos mais seguros do mundo, porque contam com sistemas de proteção adicionais como a autenticação forte (confirmação das compras através de homebanking) e o sistema ID Protection. Além disso, tem mecanismos de bloqueio automáticos e sistemas de proteção contra pagamentos fraudulentos.

Como funciona o ID Protection dos cartões Mastercard?

O ID Protection dos cartões Mastercard é um sistema de autenticação com dados biométricos que garante maior segurança nas operações a partir do telemóvel e de wearables. O ID Protection Mastercard garante mecanismos de proteção, deteção do cartão, alertas e solução de problemas.

O que fazer se perder um cartão Mastercard?

Se perder um cartão Mastercard alerte imediatamente o seu banco ou a rede Mastercard para pedir o cancelamento do mesmo. Se informar o banco com rapidez pode contar com o mecanismo Zero Liability para ficar isento de responsabilidade em caso de transações não autorizadas com o cartão Mastercard.

O que fazer em caso de fraude com um cartão Mastercard?

Em caso de fraude com um cartão Mastercard deve pedir o cancelamento do cartão de crédito e usar o sistema Zero Liability para ser ressarcido das despesas efetuadas. Nestas situações informe também o banco e use os seguros de proteção e outros mecanismos contra fraudes com cartão de crédito que estão disponíveis.

Como fazer um cartão Mastercard?

Para fazer um cartão Mastercard tem de escolher um cartão de crédito ou de débito de um banco que tem acordo com este rede de pagamento. Depois deve comparar todos os cartões disponíveis, analisar as taxas de juros do cartão de crédito, as vantagens e finalidades do cartão e também as comissões do cartão de crédito.

Depois de comparar os cartões de crédito tem de pedir o cartão ao banco e enviar todos os documentos para a aprovação de cartões de crédito. Quando o pedido é aprovado o cartão de crédito virtual fica disponível para utilização na hora e no prazo máximo de uma semana recebe em casa o cartão de crédito físico e o PIN para fazer pagamentos em lojas.

Descubra agora o melhor cartão

Simular