CVC - Para que serve este código nos cartões de crédito

Válter Correia

O CVC do cartão de crédito, também conhecido como CVV, é um  código essencial neste sistema de pagamento que serve para validar as compras feitas online. Saiba o que ele é, onde pode ver o CVC do cartão de crédito, quando deve usar o código de validação do cartão e também como evitar fraudes e manter o CVC seguro.

O que é o CVC do cartão de crédito?

O CVC do cartão de crédito é o Card Verification Code, ou Código de Verificação do Cartão. Também conhecido como CVV - Card Verification Value, ele é composto por três números e é diferente em todos os cartões.

Por exemplo, se existir uma conta de empresa com vários cartões, cada um deles tem um CVC único.

Onde está o CVC do cartão de crédito ou débito?

O CVC do cartão de crédito ou débito físico está sempre na parte traseira do seu cartão de crédito. Ao contrário do nome do titular, do número do cartão ou da data de validade, ele surge na retaguarda, numa faixa branca e junto ao espaço para colocar a sua assinatura.

No entanto, o CVC dos cartões de crédito virtual que visualiza no smartphone ou no homebanking, como com um cartão de crédito MBWay, está na segunda linha do espaço de identificação. Ele está, juntamente com a validade do cartão, abaixo do número de identificação do cartão de crédito.

Para que serve o CVC ou CVV?

O CVC serve para confirmar a identidade do cartão em compras online. Ou seja, o CVC é o equivalente na internet ao seu código PIN de multibanco que usa quando faz compras em espaços físicos.

O CVC é uma medida de segurança para compras na internet. Imagine, por exemplo, que está em algum local e um malfeitor consegue ver os números de identificação do seu cartão de crédito. Ele não pode fazer nenhuma fraude, já que não tem acesso ao CVC do cartão de crédito que está na parte de trás.

Quando usar o CVC

Use o CVC apenas quando está a concluir compras online e em plataformas seguras. Ou seja, quando está nos sistemas de pagamento online de lojas acreditadas, tanto nas apps do smartphone como nos sites a que acede no computador.

Quais os riscos de fraude com o CVC?

Os riscos de fraude com o CVC são a apropriação das suas informações para usar os cartões de forma fraudulenta. Este risco apenas existe quando, além do CVC, também são roubados os números de identificação do cartão e a informação com o nome do titular.

Nunca partilhe com ninguém os dados do seu cartão de crédito ou débito (nome do titular, número do cartão, validade e CVC), já que isso permite fazer compras online com o seu cartão. Ou seja, ao dar estes dados a outra pessoa corre o risco de ser alvo de fraudes com cartão de crédito.

Esta situação é muito perigosa nos cartões de débito, mas ainda mais os cartões de crédito. Nestes cartões o dinheiro não sai imediatamente da sua conta bancária e, por isso, alguém pode andar dias a fazer compras fraudulentas antes que você se aperceba da situação. 

Como manter o CVC do cartão de crédito seguro?

Para manter o código de validação do cartão de crédito ou débito sempre seguro, siga estes passos:

  • Nunca use estes códigos em computadores partilhados (bibliotecas, cibercafés, etc)
  • Evite guardar os dados do cartão, mesmo no computador pessoal. Se for alvo de um hacker ele não consegue aceder aos dados, já que eles não estão guardados;
  • Nunca tenha estes códigos guardados em fotos no telemóvel ou fotocópias na carteira;
  • Não envie estes códigos a outras pessoas pelas redes sociais (Whatsapp, Messenger, etc.)
  • Faça compras apenas em sites seguros, com certificado SLL (ou seja, com o símbolo do cadeado no topo do ecrã e a indicação “a ligação é segura”).

Aumentar a segurança do CVC com outros sistemas de proteção

Além do CVC do cartão de crédito use outros mecanismos de segurança para aumentar a proteção e prevenir fraudes bancárias. Nestes sistemas de proteção adicionais estão a exigência de autorização por homebanking (na app ou no computador) ou digitar um código multicanal para confirmar o pagamento com cartão de crédito de compras.

Tenha estes mecanismos sempre ativos, já que eles ajudam a prevenir pagamentos fraudulentos se alguém tiver acesso ao seu CVC. E, além disso, se surgir algum pagamento suspeito ou que não autorizou, faça imediatamente o cancelamento do cartão de crédito e alerte as autoridades.

Escolha também um cartão de crédito com seguros associados. Dessa forma você fica ainda mais descansado porque em caso de fraude com cartão de crédito o seguro é ativado e você não tem de pagar esses gastos fraudulentos. 

Descubra agora o melhor cartão

Simular