Confuso com a fatura de luz e gás Iberdrola? Saiba como ler a fatura Iberdrola

fatura Iberdrola

As faturas de luz e gás podem ser bastante confusas, já que são vários os valores que entram para o custo final. Se é cliente da Iberdrola e não compreende o preço ou algum dos outros valores, veja aqui como ler a fatura Iberdrola

A Iberdrola tem de momento as tarifas de eletricidade e gás mais caras entre os principais fornecedores de energia. E isso poderá significar uma grande surpresa quando os clientes começarem a receber as novas faturas, depois da subida dos preços de energia em abril.

Existem motivos para a diferença entre as faturas da Iberdrola e as outras empresas de luz e gás, como o custo da energia mais elevado ou os preços da potência contratada e Escalão do Gás. Mas na fatura encontra outros valores, como impostos e taxas, que também contribuem para o elevado custo final.

Se tem dificuldades em perceber tudo o que encontra na sua conta mensal de luz e gás, saiba aqui tudo o que precisa para ler a fatura da Iberdrola.

Ler a fatura Iberdrola luz e gás – Rosto da fatura

Como ler a fatura de eletricidade Iberdrola
Os dados gerais sobre os consumos de luz e gás e informações do contrato estão no rosto da fatura de eletricidade da Iberdrola

No início da fatura Iberdrola vai encontrar diversas informações relacionadas com a própria fatura (1), como as leituras, datas de cobrança e o nome e NIF do titular do contrato. Depois surgem os valores a pagar (2) e as formas que tem para efetuar esse procedimento (por exemplo, com a referência bancária). A parte final da primeira página da fatura destina-se ao histórico dos consumos (3), para analisar as flutuações que possam existir na quantidade de eletricidade e gás que utilizou em casa, e ainda as informações aos clientes.

Como ler os consumos de eletricidade na fatura da Iberdrola
Os custos da energia e as restantes taxas fixas, bem como as leituras do contador, podem ser encontradas na segunda página da fatura da Iberdrola

Ler a fatura Iberdrola – Página 2

Ao ler a fatura de eletricidade Iberdrola vai encontrar aqui os principais dados sobre o seu plano de energia, seguido dos consumos que efetuou e os impostos que terá de pagar. Por fim encontra as datas das leituras de contador e a informação se foi uma leitura real ou apenas uma estimativa.

(4) Dados da Instalação

É a informação que lhe indica o plano que escolheu, o ciclo horário que contratou (simples ou bi-horário) e a potência que o seu contador está a debitar. Além disso, tem a morada e o CPE, que servem para saber onde está situada a instalação.

(5) Detalhes da sua fatura

São as informações mais importantes ao ler a fatura de eletricidade, já que lhe indicam tudo o que terá de pagar. Ela contempla valores fixos (potência contratada ou termos fixos de gás) que são multiplicados pelo número de dias do mês. Mas encontra também as informações relativas aos consumos de energia, valores variáveis. Eles são obtidos ao multiplicar a quantidade de kWh utilizados pelo preço da eletricidade ou do escalão de gás natural. Encontra ainda os descontos efetuados pelo operador e os vários impostos cobrados.

Na lateral direita da fatura pode também consultar dois gráficos. O primeiro indica-lhe as percentagens que correspondem a cada componente da fatura (Energia + Potência; CIEG ou Custo de Interesse Económico Geral, que corresponde a um conjunto de valores integrados no custo do kWh; Tarifa de Acesso, também integrada no custo do kWh; Contribuição Audiovisual e Impostos; caso existam, os Serviços). De seguida está o gráfico que lhe mostra as origens da energia e também as emissões de CO2 geradas na produção dessa eletricidade.

(6) Leituras do contador

A finalizar a fatura da Iberdrola pode ficar a saber quando foram feitas as últimas leituras reais ou estimativas de consumo. Ou seja, se está a ser cobrado o valor efetivo de eletricidade que gastou ou apenas uma previsão do que terá utilizado. Depois pode encontrar ainda um quadro com diversas informações importantes, que o ajudam também a perceber os valores apresentados quando está a ler a fatura de eletricidade. A finalizar esta parte da fatura está o gráfico com a evolução dos consumos mensais.

Assustado com o aumento de preços Iberdrola? Saiba como poupar

Se está a receber as novas faturas Iberdrola, com valores muito mais elevados, e não sabe o que fazer, nós explicamos. Nesse caso, como os preços desta operadora são mais altos que na Endesa, na Goldenergy, na EDP e outras empresas, a solução é comparar todas as tarifas de energia.

Para saber a eletricidade e gás mais baratos de 2022, aceda agora ao simulador de preços de luz e gás. Dessa forma vai obter uma comparação personalizada e descobrir onde poupa mais. Por isso, não fique a pagar mais do que precisa nas faturas Iberdrola: Simule, Compare e Poupe!