Veja como ler, passo a passo, a fatura Galp de eletricidade e gás

fatura galp

As contas de eletricidade apresentam um conjunto de valores que podem deixar os clientes confusos. Com consumos, custos diários, acertos, impostos e taxas, é por vezes difícil perceber o que se paga. Agora veja, passo a passo, como ler a fatura Galp de eletricidade e gás

A Galp é um dos principais comercializadores de eletricidade e gás em Portugal, destacando-se por vantagens como acumular saldo em cartão Continente e descontos em combustíveis. Mas, como acontece com as outras empresas do sector, quando chegam as contas mensais por vezes os clientes não compreendem todos os valores apresentados.

Agora vamos mostrar-lhe como ler a fatura Galp, para que saiba ao detalhe tudo o que paga. Ou seja, além da própria eletricidade e do gás que utilizou (que aparecem em kWh), vamos explicar todos os outros valores que paga. Veja agora tudo o que entra na fatura Galp luz e gás.

Fatura Galp – Rosto da Fatura

Como ler a fatura de eletricidade Galp
Saiba que informações encontra no rosto da fatura de luz e gás da Galp

A Galp opta por apresentar logo no início da sua fatura as informações sobre o envio de leituras (1), a que se seguem os dados do cliente. Depois surgem os dados principais da fatura (2) , com os valores cobrados pela eletricidade, gás natural, impostos e serviços, bem como o período que está em faturação. Depois poderá ver os dados do contrato, como o titular, morada e NIF, o plano de energia escolhido e ainda o número de contrato. A terminar o rosto da fatura estão as indicações de pagamento (3), como o débito direto ou alternativas.

Como ler os consumos de eletricidade na fatura Galp
Veja como é calculado o custo da luz na fatura da Galp

Fatura Galp – Custos da Eletricidade

A segunda secção é referente aos consumos de eletricidade. Ela inclui os consumos detalhados, a forma como é feito o cálculo para as estimativas e ainda a origem da energia.

(4) Consumos de eletricidade

Esta secção é bastante legível e torna fácil fazer a leitura da fatura de eletricidade Galp. Em primeiro lugar surgem os consumos de energia nos diversos períodos do dia, com o valor obtido ao multiplicar os kWh de energia consumida pelo preço €/kWh que a Galp lhe cobra pela energia. Em segundo lugar vai descobrir quanto é cobrado pela potência contratada. Este é um valor fixo diário, que depois é multiplicado pelo número de dias do período de faturação.

(5) Estimativa e leituras

Caso não tenha sido obtida a leitura real do contador, a Galp explica-lhe neste gráfico como fez as estimativas de consumo para os diferentes períodos do dia. Dessa forma pode verificar se os valores se coadunam com os momentos em que gasta mais energia, permitindo adaptar rotinas para poupar na fatura. Logo abaixo pode verificar quais as origens da luz que chega a sua casa, entre fontes renováveis e produzida a partir de produtos petrolíferos.

(6) Taxas de Impostos

É a úlitma secção da fatura dedicada à eletricidade, e indica-lhe que montantes tem de entregar ao Estado. Incluem-se aqui a contribuição Audiovisual e as taxas da DGEG, valores fixos mensais, bem como o Imposto Especial de Consumo do Imposto Sobre os Produtos Petrolíferos e Energéticos que tem um custo por cada kWh de energia consumida. Ao lado deste quadro encontra uma curta explicação sobre o que representa cada imposto.

Como ler os consumos de gás na fatura Galp
As informações relativas aos consumos, taxas e impostos na fatura Galp estão nesta parte da fatura

Fatura Galp – Custos do Gás

Aqui encontra os valores para o montante a pagar pelo gás natural (7), seguindo a mesma lógica da eletricidade. Ou seja, primeiro os valores variáveis, de acordo com o Escalão de Gás e os kWh gastos, e depois os montantes fixos das tarifas a multiplicar pelo número de dias. Também vai encontrar os dados das leituras ou estimativas num gráfico lateral (8) e, por fim, os impostos (9) que terá de pagar (Taxa de Ocupação do Subsolo e IEC do Imposto Sobre os Produtos Petrolíferos e Energéticos. Poderá ainda encontrar no final da página o gráfico com as variações mensais de consumos.

Como ler a fatura de eletricidade e Gás da Galp
Os valores relativos ao IVA cobrado e o valor final a pagar podem ser encontrados na última página da fatura de luz e gás da Galp

IVA e custo total da fatura

Aqui tem o Imposto que incide sobre todos os valores da fatura, o IVA (10). Ele apresenta taxas de 23% ou de 6%, consoante o seu contrato de energia, e dele resulta o último factor de peso na fatura. Afinal, ele significa quase 1/4 do a pagar pelo cliente. E, ao encontrar o valor cobrado pela luz, gás e impostos da energia somados com o IVA vai ter o montante total a pagar (11), terminando de ler a fatura de eletricidade Galp.

Assustado com o custo total? Saiba como poupar

Acabou de ler a sua fatura Galp mas, ainda assim, acha os valores demasiado elevados? Nesse caso deve verificar se há forma de poupar na eletricidade e gás. Em primeiro lugar, siga estas dicas para reduzir os custos da energia. Além disso, deve sempre comparar os preços para saber onde poupar.

Se quer encontrar os melhores preços de eletricidade em 2022 e as tarifas de gás mais baratas, só precisa aceder ao simulador de luz e gás da Comparamais. Com os preços atualizados de todas as empresas do sector (EDP Comercial, Endesa, Iberdrola, Goldenergy, Galp…), o simulador diz-lhe na hora onde vai poupar.

Portanto, não espere mais nem continue a pagar mais do que precisa nas faturas de energia. Para reduzir a sua fatura Galp só precisa de seguir estes três passos: Simule, Compare e Poupe!