Sabe quais são as diferenças entre ter um cartão Visa e um Cartão Mastercard?

Diferenças entre cartão Visa e Mastercard

Todos os cartões, sejam eles de débito ou de crédito, possuem o símbolo Visa ou Mastercard. Contudo, nunca pensou quais poderiam ser as diferenças entre Visa e Mastercard? Neste artigo mostramos-lhe os benefícios de ambas as redes.

Por norma não é a rede Visa nem Mastercard a responsável pela emissão do seu cartão. Normalmente, é efetuado por um banco ou uma instituição de crédito. É o seu banco que estabelece as taxas de juro, comissões, benefícios, bem como, os termos e condições que estão associados ao seu cartão.

A Visa e a Mastercard são redes de pagamento a crédito ou a débito e competem por fazer acordo com as variadas instituições financeiras que existem.

Visa e Mastercard: o que têm em comum?

Ao serem redes de pagamentos, o primeiro aspecto em comum é a proteção ao consumidor, relativamente a fraudes, roubo de identidade, seguro de viagem e automóvel, assim como, proteção às suas compras. O segundo aspecto é que ambas, Visa e Mastercard, têm um conjunto de acordos com hotéis, companhias aéreas, bombas de combustível etc. que lhe permite usufruir de um conjunto variado de vantagens.

Todos os comerciantes aceitam ambas as redes, pelo que relativamente a esta parte, pode estar descansado. Qualquer uma das redes pode ser usada em qualquer local de compra.

Saiba como cancelar um cartão Visa ou Mastercard em qualquer local do mundo

Quais são as diferenças entre Visa e Mastercard?

As diferenças entre Visa e Mastercard situam-se nos benefícios que cada rede tem. Dessa forma, deve escolher de entre as duas redes, tendo em conta aquilo que mais valoriza e que um cartão deve ter para si.

O objetivo deste artigo não é dar-lhe uma resposta conclusiva sobre qual das redes é a melhor. Essa escolha depende sempre do que o cliente mais valoriza.

A Mastercard é mais conhecida pela eficaz proteção de responsabilidade em caso de fraude. A sua grande vantagem está nos programas de devolução de dinheiro (existentes em alguns cartões), vantagem esta que não existe nos cartões Visa.

Veja também: Os seus direitos e deveres com cartões de crédito

A rede Visa tem mais benefícios no aluguer de automóveis com uma larga cobertura de seguros auto. Este serviço não existe na rede MasterCard.

Nos cartões dourados ou premium, os benefícios estão relacionados com serviços de assistência pessoal, tais como o acesso a bilhetes para espetáculos, reservas de restaurantes e recomendações de hotéis.

Em suma, as vantagens de possuir um cartão Visa ou um cartão de crédito Mastercard encontram-se nos benefícios dados pelos serviços associados. Ainda assim, na hora de escolher um cartão de crédito deve prestar mais atenção a outras variáveis, tais como a modalidade de pagamento, o valor da anuidade e a Taxa Anual Efetiva Global (TAEG).

Cartão de Crédito WiZink Rewards
€ 0 Comissão de disponibilização do cartão de crédito
18,52% TAN
19,00% TAEG
Cartão de Crédito WiZink Flex
€ 0 Comissão de disponibilização do cartão de crédito
18,52% TAN
19,00% TAEG