Precisa cancelar o cartão de crédito? Veja como o fazer em qualquer lugar

cancelar cartão de crédito

Perda, roubo, extravio ou fraude são perigos reais para qualquer pessoa que tenha cartões de pagamento. Mas, para evitar dissabores nestas situações, veja como cancelar o cartão de crédito

O cartão de crédito é hoje em dia a principal forma de pagamento na internet, permitindo fazer compras online e também em prestações. No entanto, com o aumento dos crimes cibernéticos e o perigo sempre presente de perda ou furto, é essencial saber como cancelar o cartão de crédito.

Existem diversas vias para fazer o cancelamento. Habitualmente isso é feito por contacto telefónico ou deslocação a uma agência, mas com as novas soluções dos bancos digitais também já pode usar as as Apps e homebanking para cancelar cartões de crédito em qualquer local do planeta.

Quando devo cancelar o cartão de crédito?

Não sabe onde tem o seu cartão, suspeitando de perda, roubo ou extravio do mesmo? Nestas situações o cancelamento do cartão de crédito deve ser feito com urgência. Mas há outros motivos, como as fraudes com cartão de crédito (por exemplo, se detetar movimentos e pagamentos desconhecidos na sua conta).

Além disso, o cancelamento também é uma opção na gestão do orçamento mensal, cortando prestações e encargos. E, por fim, se ao comparar cartões de crédito verificar que existem melhores opções, também pode cancelar o cartão para fazer um novo.

Como posso fazer o cancelamento?

O cancelamento do cartão pode ser feito:

  • Numa agência do banco emissor do cartão
  • Através dos contactos telefónicos dos bancos, mas também da SIBS, Visa e Mastercard
  • Pelas Apps dos bancos
  • Através do Homebanking

Como cancelar o cartão de crédito através do seu banco?

Cada banco tem contactos telefónicos 24h por dia para que possa fazer o cancelamento do seu cartão. Por vezes existem contactos próprios, como por exemplo para cancelar um cartão Caixa Geral de Depósitos, mas há outras entidades em que deve usar os contactos gerais de apoio ao cliente.

Além disso, a partir do homebanking ou das Apps também já é possível bloquear ou cancelar cartões. Por exemplo, se utilizar a App BPI apenas precisa de seguir estes procedimentos: Abrir a App > Menu Cartões > Cancelar e Bloquear cartão. E, adicionalmente, pode até pedir para ser informado de tentativas de utilização do cartão, ficando a par de potenciais tentativas de fraude ou uso indevido.

Cancelar cartão de crédito por telefone – Veja os contactos

Na Comparamais pode descobrir os endereços telefónicos indicados para cancelar e bloquear cartões de crédito. Escolha na lista seguinte o seu banco e veja o telefone para fazer o cancelamento:

Bankinter Caixa Geral de
Depósitos
Millennium
BCP
Santander
Bankintercard Cartão FNAC Montepio Universo
Banco CTT CETELEM Novo Banco Unibanco
Banco Best Cofidis BPI WiZink
Banco BIG Credibom Oney Revolut
BBVA Crédito
Agrícola
Openbank Eurobic

Que outros contactos existem para o cancelamento?

Como alternativa, pode contactar diretamente a SIBS para pedir o bloqueio do cartão. Nesta opção tem de indicar o número do cartão, NIB ou número de conta à ordem associada ao cartão de crédito que pretende cancelar.

Depois basta ligar para o número 808 201 251, existindo ainda como alternativa o número +351 217 918 780, disponível também para chamadas do estrangeiro.

O que acontece quando cancelo o cartão?

A consequência mais imediata é ficar inibido de utilizar o mesmo. Mas, se foi alvo de fraude ou utilização indevida, pode ser obrigado a fazer o pagamento dos valores utilizados até ao pedido de cancelamento. No entanto, existem cartões com seguros que o protegem de utilização indevida, reduzindo este risco.

Por isso, e para garantir que os seus direitos são protegidos, deve pedir o número de protocolo de cancelamento, através do qual pode confirmar a data e hora em que foi feito o pedido.

Recorde-se que, embora o cartão esteja cancelado, não desaparecem os valores que usou. Ou seja, os créditos ainda em curso e o fracionamento de pagamentos que fez continuam ativos mesmo depois de cancelar o cartão de crédito.

Como cancelar o cartão de crédito no estrangeiro?

Se está fora do país pode falar com a SIBS ( +351 217 918 780), mas também as redes Visa e Mastercard. E se tem um cartão VISA pode, além de pedir o cancelamento, pedir a emissão de um novo cartão, enviado para qualquer local do mundo num prazo entre 24h e 72h.

Veja os contactos para cancelar os cartões VISA e Mastercard em qualquer local do planeta:

Cancelar cartão VISA: Veja aqui os contactos de cancelamento VISA
Cancelar cartão Mastercard: Contactos Mastercard Global Service

No caso dos cartões VISA pode também pedir apoio monetário imediato para despesas. Nessas situações, bem como na ausência de contactos diretos em algum país, deve ligar para o número 1-800-847-2911.

Saiba quais as diferenças entre cartões VISA e Mastercard

Devo cancelar ou bloquear o cartão?

Se apenas não sabe onde está o cartão, mas acha que ele não foi roubado, opte pelo bloqueio do cartão. Desta forma, em vez do cartão ficar permanentemente inutilizado ele apenas fica suspenso, podendo ser novamente ativado no futuro.

E se precisar de um novo cartão?

Neste caso o processo é o mesmo que fez para pedir o primeiro cartão. Mas, nestas situações, não se esqueça primeiro de fazer a comparação de cartões de crédito, para saber qual o melhor cartão de crédito para si. Simule, Compare e Poupe!