Reclamações dos bancos – 1600 clientes queixam-se dos bancos todos os meses

Reclamações dos bancos

O número de processos instaurados pelo Banco de Portugal no primeiro trimestre de 2022 duplicou em comparação ao período homólogo e aos três meses antecedentes. E durante o último ano registou-se uma média de 1600 reclamações dos bancos mensalmente

As relações entre clientes e bancos podem ser complicadas, já que são sobre temas que envolvem pagamentos de créditos e mais questões relacionadas com dinheiro. E isso pode originar queixas dos clientes relativamente ao tratamento recebido. E o que se verifica, nos últimos dados do Banco de Portugal, é que os processos causados pelas reclamações dos bancos estão a crescer em 2022.

Tanto em comparação ao último trimestre de 2021 como em relação ao período entre janeiro e março do último ano, as queixas duplicaram. E as reclamações dos bancos em 2022 atingiram, no primeiro trimestre, um total de 188 processos instaurados. 

Outro dado relevante tem a ver com o número de queixas efetuadas mensalmente. E, segundo informações reveladas, em média surgiram 1600 queixas dos clientes por mês em 2021. Isto resulta de um total de 19322 reclamações dos bancos no último ano, o que significa uma queda de 1,7% em comparação a 2020.

Comercialização do crédito é o principal motivo de reclamação dos bancos

A venda de crédito é o principal motivo de atrito entre clientes e bancos. E segundo a entidade reguladora do sector bancário, 70% das reclamações dos bancos são relativas à comercialização do crédito aos consumidores.

Isto significa que a venda de crédito corresponde, aproximadamente, a 13.500 das queixas que chegaram ao Banco de Portugal.

Crédito aos consumidores com mais 13% de reclamações

O Relatório de Supervisão Comportamental do Banco de Portugal indica que, apesar da queda no total de reclamações dos bancos, o Crédito Pessoal revela um aumento de queixas. E que, ao longo de 2021, se regista um crescimento de 13% nas reclamações relacionadas com o crédito ao consumo.

Crédito Habitação motiva menos queixas

No crédito hipotecário regista-se uma tendência inversa. Mesmo com o fim das moratórias ao crédito, as queixas de crédito habitação caíram 6,8% em 2021. Também os depósitos bancários têm dado origem a menos atritos com os clientes, com uma redução de 10,8% das queixas.

3,5% das reclamações permitem detetar irregularidades

Segundo o Banco de Portugal, 61,7% das queixas foram encerradas sem qualquer indício de más práticas por parte dos bancos. E há ainda 34,8% das queixas que foram resolvidas pelos bancos. Ainda assim, em 3,5% das reclamações aos bancos foi reconhecida a existência de irregularidades.

Destas situações resultaram 37 determinações específicas dirigidas a 12 instituições, que resultaram de 37 reclamações dos bancos em 2021.

Como fazer uma reclamação do banco?

Para fazer uma reclamação do seu banco, a melhor solução passa por usar o Livro de Reclamações Eletrónico. Esta foi, aliás, a principal opção dos clientes para fazer as suas queixas. 

Além disso, as queixas dos bancos podem ser também feitas através do formulário online do Banco de Portugal ou ainda por carta enviada para a morada:

Banco de Portugal, Apartado 2240, 1100-001 Lisboa

Quais os principais motivos para os processos de contraordenação?

Outro dado revelado pela entidade dirigida por Mário Centeno prende-se com os principais motivos para a abertura de investigações contra os bancos. E, nesse ponto, verifica-se que o comportamento das entidades foi motivo para 108 dos 188 processos instaurados no primeiro trimestre de 2021. 

Entre os motivos de investigação à atuação dos bancos está também a prudência (38), a recirculação monetária (24) e ainda o funcionamento da Central de Responsabilidades de Crédito (8). 

Como obter crédito de forma segura e rápida?

Antes de escolher um crédito pessoal ou um crédito habitação deve sempre verificar tudo o que lhe está a ser proposto. Além de ver as taxas de juro, analise também todas as restantes condições, algo que pode fazer através da FIN do crédito, entregue quando faz o pedido.

Além disso, deve apenas fazer pedidos através de entidades credenciadas junto do Banco de Portugal para a disponibilização ou a Intermediação de Crédito. Ou seja, garantir que está a recorrer a empresas que cumprem as normas da entidade reguladora, constando na lista de entidades reconhecidas, como acontece com a Comparamais.

Além disso, antes de escolher um empréstimo deve sempre comparar todas as ofertas. E, para garantir que encontra o melhor crédito pessoal, deve usar primeiro um simulador onde pode comparar todas as propostas. 

Por isso, se quer garantir que encontra de forma fiável e segura o melhor financiamento, aceda agora ao simulador de crédito pessoal da Comparamais ou, para comprar casa, faça aqui a sua comparação de crédito habitação.