Fazer um pedido de crédito pessoal – Saiba todos os passos para a aprovação do crédito

pedido de crédito pessoal

Pedir crédito pessoal é algo muito simples e rápido, mas depois há vários passos para conseguir um empréstimo. Veja agora quanto tempo demora até à aprovação do crédito pessoal e ter o dinheiro na sua conta

O crédito pessoal é a principal solução de financiamento para os portugueses. Ele permite, de forma rápida, simples e 100% online, conseguir o dinheiro que precisa para os seus projetos. Quer saber como fazer? Vamos agora explicar-lhe, passo-a-passo, como funciona o pedido de crédito pessoal.

Além dos procedimentos e documentos necessários, também lhe vamos dizer as melhores dicas para conseguir o melhor crédito pessoal e os juros mais baixos. E, além disso, como evitar custos com comissões e outros encargos desnecessários. Leia tudo neste artigo.

Pedido de crédito pessoal – Como fazer

Fazer um pedido de crédito pessoal é um processo com as seguintes fases:

  • Usar um simulador de crédito online
  • Indicar o montante e prazo pretendidos.
  • Escolher o melhor banco
  • Enviar os documentos online
  • Assinar o contrato e ter o crédito aprovado
  • Receber o dinheiro na conta

Agora que já sabe todos os passos, vamos explicar-lhe o que acontece em cada uma destas fases.

1. Simular Crédito Pessoal

Para um pedido de crédito pessoal comece por indicar o valor e o prazo de pagamento, para saber quando paga de prestação (evite superar a taxa de esforço). Se a prestação estiver muito alta tem duas opções. Ou reduz o valor do pedido ou pede um prazo de pagamento mais alargado.

2. Comparar as propostas e escolher o crédito

No simulador de crédito você consegue, com o mesmo pedido. ver as condições exigidas por todos os bancos. Nessa altura. deve comparar os juros, comissões e custo total do empréstimo. Para saber qual os melhores bancos para crédito pessoal, analise:

  • TAEG – São os juros com todos os encargos do crédito, ao contrário do que acontece com a TAN. E, por isso, a taxa anual efetiva global (TAEG) é a taxa de juro que deve comparar. Quando menor a TAEG, mais baixo o custo do empréstimo;
  • MTIC – O montante total imputado ao consumidor indica todo o dinheiro que vai pagar (empréstimo + juros + comissões). Como acontece com a TAEG, também um MTIC mais baixo significa um empréstimo mais barato;
  • Comissões e Encargos – Veja o que o banco exige para oferecer essa taxa de juro. Por exemplo, se tem de contratar seguros de proteção ou produtos adicionais, como cartões de crédito. Além disso, veja se o banco cobra comissões (algo que não acontece nos bancos que trabalham com a Comparamais, como a Cofidis e a Cetelem).

Depois é só escolher a melhor proposta para o seu pedido de crédito pessoal.

3. Enviar os documentos

Quando escolher o banco, tem de enviar os documentos que comprovam as informações que inseriu. Para conseguir o financiamento tem de fornecer:

  • Documentos Pessoais – Cartão de Cidadão, contactos e Comprovativo de Morada
  • Comprovativos de Rendimentos – Três últimos recibos de vencimento, nota de liquidação do IRS e declaração da entidade patronal a indicar o vínculo laboral (função e se está efetivo ou é trabalhador temporário)
  • Informação Bancária – Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal e Comprovativo de IBAN

Caso seja um crédito específico, como um crédito automóvel ou um crédito para energias renováveis, podem ser exigidos alguns documentos que comprovam o investimento que vai fazer, como orçamentos.

4. Assinatura do Contrato

Com tudo validado, recebe o contrato de crédito pessoal. E só tem de fazer a assinatura digital do contrato para tudo ficar finalizado e ter a aprovação do empréstimo.

5. Receber o dinheiro na conta

Este é o passo final no seu pedido de crédito pessoal. O banco recebe o contrato e faz a transferência do dinheiro para a sua conta. Normalmente, o dinheiro fica disponível até 48 horas depois de assinar o contrato.

Pedido de Crédito Pessoal – Como encontrar a melhor oferta

Para garantir o melhor crédito pessoal, só tem de usar o simulador de crédito pessoal. Dessa forma, pode fazer o pedido de crédito e ver as propostas de todos os bancos em simultâneo. Depois só tem de escolher a melhor proposta e tratar tudo online para conseguir um empréstimo mais rápido e fácil.

Agora que já sabe todos os passos para fazer o pedido de crédito pessoal, só tem de seguir estes três conselhos para ter o melhor crédito: Simule, Compare e Poupe!