Fraude com cartão de crédito: saiba o que fazer

A melhor forma de evitar dissabores é saber quais são as potenciais situações de fraude. Saiba qual é a melhor forma de proteger o seu cartão de crédito. O Banco de Portugal divulgou algumas dicas para se proteger de eventuais fraudes com cartões de crédito:
(Artigo atualizado a 04.09.2020)
As fraudes bancárias são um dos crimes financeiros mais frequentes, e pode assumir diversas formas. Por exemplo, através da clonagem ou apropriação de dados de cartões, mas também nos acessos ao homebanking e área de cliente, pagamentos online e outras situações. Por isso, veja agora como se proteger dos perigos da fraude com cartão de crédito.
Caixa Multibanco (ATM)
Levantar dinheiro, consultar o saldo da conta bancária ou fazer pagamentos numa Caixa Multibanco (ATM) pode parecer uma operação sem grandes riscos. Mas há certos cuidados a ter:
- Antes de introduzir o cartão, certifique-se de que o Multibanco apresenta um aspeto normal. Se houver sinais de que possa ter sido alterado ou se tiver sido danificado (por exemplo na ranhura onde é inserido o cartão) não utilize o equipamento. Não arrisque, já que este é um das principais esquemas para a clonagem dos cartões.
- Verifique se está alguém à sua volta. Marque sempre o PIN em condições de privacidade.
- Se o seu cartão for “engolido”, deverá surgir no ecrã o motivo de captura de cartão. Se isso não acontecer, ou o motivo suscitar dúvidas, deverá notificar imediatamente o seu banco do extravio do cartão.
Normalmente, o cartão é capturado porque:
- a data de validade do cartão expirou;
- excedeu o número de tentativas permitido para a inserção do PIN ou até por avaria
- tentativa de fraude com cartão de crédito, em que o Multibanco foi adulterado por alguém que depois vai recuperar o seu cartão para fazer uma utilização indevida do mesmo.
O Banco de Portugal aconselha ainda a não aceitar ajuda de terceiros para recuperar o cartão. Da mesma forma, quando utilizar um terminal de pagamento automático (TPA), deve verificar se apresenta um aspeto normal; nunca perca o cartão de vista; confirme os valores de pagamento; e relativamente ao PIN, seja cauteloso e marque sempre o código em privacidade.
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Pagamentos contactless
Os pagamentos contactless têm vindo a ganhar terreno, por serem uma alternativa mais cómoda para efetuar pagamentos em estabelecimentos comerciais, já que não tem de marcar o código. Essa ausência de contacto físico foi, aliás, um dos motivos para que os pagamentos com cartões contactless passarem a ter um limite mais alto (50€) durante a pandemia.
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No entanto, esta forma de pagamento pode torná-lo um alvo fácil para fraude com cartão de crédito. Antes de avançar para um pagamento com a tecnologia contactless, verifique se o dispositivo tem o símbolo indicado na imagem abaixo.

Saiba que cuidados deve ter com os pagamentos contactless:
- Aproxime o cartão do leitor apenas depois de ter validado o valor da operação no visor.
- Em regra, se o valor da transação for inferior a 50€, e se ainda não tiver sido atingido o valor acumulado de 150€, não necessita de introduzir o PIN. No entanto, o PIN pode ser-lhe solicitado como medida adicional de segurança.
Se não souber qual o seu limite máximo por transação contactless e limite de pagamentos consecutivos, informe-se junto do seu banco. actless). Informe-se junto da entidade que emitiu o seu cartão (em regra, o seu banco) acerca dos limites aplicáveis.
E lembre-se:
- Não repita a operação se o visor do TPA não apresentar uma mensagem de que a tentativa de pagamento foi anulada ou ocorreu um erro.
- Exija sempre um comprovativo do pagamento.
- Nunca entregue o seu cartão para outro fazer os pagamentos. Além disso, dê preferência à utilização da tecnologia contactless, já que tem limites de pagamento mais baixos;
- Aguarde até confirmar que o pagamento foi autorizado, mas não perca o cartão de vista. Preferencialmente, tenha-o sempre na sua posse.
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Pagamentos online

O Centro Nacional de Cibersegurança de Portugal e o Banco de Portugal disponibilizam um documento online, onde reúnem uma série de comportamentos a ter para evitar situações de fraude. No que diz respeito aos pagamentos na internet, é importante estar atento a três tipos de situações de fraude:
1.Phishing – Quando alguém se faz passar por uma entidade, com o objetivo de o persuadir a ceder os seus dados pessoais.
2.Pharming – Quando um vírus informático o redireciona para uma página falsa (normalmente semelhante à página do seu banco), tendo assim acesso aos seus dados pessoais.
3.Spyware – Um vírus que se instala no seu computador e consegue aceder aos seus dados pessoais e informações confidenciais.
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Relativamente às compras online, as entidades lembram que deve:
- Antes da compra, procure informações sobre o vendedor para garantir que está a fazer um pagamento seguro;
- Proteger os seus dados pessoais: não utilize palavras-passe muito longas ou óbvias (ex.:123456); não divulgue as palavras-passe a terceiros; não divulgue os seus dados pessoais num site que não lhe pareça seguro.
- Utilize um cartão virtual para pagar as suas compras (ex.: MBWay)
- Guarde sempre os comprovativos das compras online
- Consulte periodicamente a sua conta bancária. É uma forma de identificar rapidamente se foi vítima de fraude de fraude com cartão de crédito.
A melhor forma de evitar alguma destas situações é instalar um programa Antivírus e anti-spyware, e uma firewall, no computador, smartphone ou tablet. Além do antivírus, pode proteger as sua ligação à internet, evitando utilizar equipamentos públicos, hiperligações inseguras e verifique sempre se o link é seguro: https://.
Medidas adicionais
A Europol e a Polícia Judiciária deixaram ainda outros conselhos para se proteger da fraude com cartão de crédito. Aqui ficam esses cuidados que deve ter:
- Nunca escreva o PIN no cartão ou em outro papel que esteja guardado no mesmo local (por exemplo, na carteira). Dessa forma qualquer pessoa fica a saber este código secreto e pode fazer uso do seu cartão;
- Tenha o máximo cuidado ao destruir recibos e outros comprovativos de pagamento onde surjam os seus dados bancários. Se for destruir esses documentos, rasge-os sempre de forma a que não fiquem as informações facilmente acessíveis;
- Nunca guarde o livro de cheques no mesmo local do cartão de crédito;
- Assine sempre os novos cartões quando os receber;
- Quando utilizar o cartão em viagens (por exemplo, para hóteis) pode ser pedido o cartão para garantir a caução. Nessas situações nunca deixe fotocopiar a parte de trás do mesmo, para evitar que seja alvo de fraude com cartão de crédito pela utilização dos três dígitos de controlo;
- Nunca utilize o cartão de crédito como depósito. A Europol avisa que este é um esquema utilizado com cada vez mais frequência em bares;
- Se verificar que está a ser alvo de uma fraude com cartão de crédito, cancele-o imediatamente e, se possível, transfira todo o dinheiro que tenha nessa conta. Se tiver pagamentos domiciliados a essa conta (por exemplo, o seu salário), tente trocar para outra conta;