Hoje em dia é muito comum utilizarmos o débito direto para tudo. Para além da sua comodidade, os pagamentos por débito direto também podem trazer alguma poupança. Contudo, para uma boa gestão das suas finanças deve ter alguns cuidados que aqui lhe apresentamos.

É frequente utilizarmos o débito direto para o pagamento de contas mensais como a da água, luz, gás e telecomunicações. O débito direto é uma forma cómoda de evitar ter que fazer estes pagamentos presencialmente, assim como, uma forma de não andar sempre preocupado com os prazos de pagamento das faturas.

Existem alguns serviços, como é o caso dos pacotes de telecomunicações e os tarifários de energia, que oferecem descontos se aderir ao pagamento por débito direto, permitindo-lhe assim poupar ao final do mês.

Débito direto: 4 cuidados essenciais


Para um uso adequado deste meio de pagamento pode optar por impor restrições às autorizações de débito, (por exemplo, um montante máximo por pagamento ou mesmo um limite temporal).

No caso de verificar que ocorreu um débito não autorizado na sua conta, saiba que tem prazos específicos para reclamar estes movimentos junto do seu banco. Se se verificar que não houve registo de uma autorização sua para efetuar esse débito, o banco é obrigado a restituir-lhe o seu dinheiro.

De seguida apresentamos-lhe 4 cuidados a ter quando aceita fazer pagamentos por débito direto:

Consulte com regularidade as autorizações de débito direto e os movimentos na sua conta

Quando contrata débito direto está a fazê-lo com a empresa prestadora de serviços e não com o seu banco. Dessa forma é sempre prudente que consulte regularmente a sua conta bancária. Existem algumas pessoas que dão o seu IBAN para pagamento de despesas que não as suas. Uma fuga ou roubo de dados pessoais pode dar azo a este tipo de situações.

Dessa forma, verifique sempre com regularidade a sua conta bancária, bem como, as autorizações de débito direto que tem ativas. Pode fazer esta consulta em casa no Homebanking, no multibanco ou presencialmente no balcão.

Não se esqueça de anular autorizações antigas

Existem algumas situações, em que quando cancela o seu débito direto junto do fornecedor não fica automaticamente cancelado no seu banco. Não se esqueça que pode inativar essas autorizações antigas através do serviço de homebanking, numa caixa Multibanco ou presencialmente, no balcão do banco.

Estabeleça limites aos débitos diretos autorizados

Defina sempre os limites à cobrança por débito direto.
Estes limites à cobrança podem ser:

  • Temporais: definir uma data-limite a partir da qual já não aceita a realização de cobranças por débito;
  • De periodicidade das cobranças: determinar que a cobrança por débito direto só pode ser realizada uma vez por semana, mês, trimestre, semestre ou ano;
  • Referentes a valores: definir o valor máximo que cada débito direto deve ter.

Importa ainda frisar que pode restringir a realização de débito direto a determinadas empresas por sua própria decisão, sem ter de comunicar à empresa.

Esteja bem ciente dos seus direitos

Esteja sempre informado tanto sobre os seus direitos como dos seus deveres. Sabia que:

  • Tem o direito de solicitar o reembolso do débito, junto do banco, nas oito semanas subsequentes ao seu pagamento;
  • Tem o direito de obter a retificação de débitos diretos não autorizados, junto do banco, até 13 meses depois do início do débito direto;
  • Tem o direito de pedir ao banco que limite as cobranças de débitos diretos;
  • Tem o direito de pedir ao banco que bloqueie a conta a todos os débitos diretos, a débitos diretos a determinadas empresas ou autorizar débitos diretos apenas de determinadas empresas;
  • Tem o direito de reclamar junto do Banco de Portugal se entender que o seu banco não agiu de forma adequada na disponibilização e execução dos débitos diretos.