Revolut e N26 – qual é o melhor banco 100% online?

Os hábitos dos portugueses têm vindo a mudar no que diz respeito aos métodos de pagamento. Hoje, e graças à internet e aos smartphones, já é possível fazer transferências diretas entre bancos diferentes ou levantar dinheiro sem cartão. Se gosta de viajar, pode ter um cartão de crédito que não cobra comissões no estrangeiro. Estes são alguns dos métodos de pagamento mais famosos e mais utilizados:

Revolut – O cartão ideal para comprar o que precisa

Se costuma viajar e quer um cartão que não cobre taxas e impostos de selo, o cartão Revolut promete ter todas essas soluções. O Revolut inclui um cartão de débito pré-pago, através de um pré-carregamento, e que permite a conversão instantânea para 24 moedas mundiais (e sem custos) para a moeda estrangeira e à taxa de câmbio atual. O cartão permite ainda fazer levantamentos até 200 euros, também sem qualquer custo.

Pode aceder à sua conta através da app no smartphone. A Revolut, Lda. já anunciou que vai passar a disponibilizar a app em português.

N26 – um banco no seu telemóvel

A fintech alemã nasceu para eliminar a dependência dos bancos físicos, por isso todo o processo de inscrição e abertura de conta é feito através da internet. O banco N26 funciona atualmente em Portugal, Alemanha, Áustria, Irlanda, França, Espanha, Itália, Holanda, Bélgica, Finlândia, Luxemburgo, Estônia, Grécia e Eslováquia.

O N26 Bank oferece uma conta gratuita e sem custos de manutenção, que pode gerir exclusivamente através do smartphone. Pode optar por dois tipos de conta: a N26 e a N26 Black. A primeira é gratuita e a segunda tem um custo mensal de 5,9€ com um período de fidelização de um ano.

Para abrir uma conta no banco N26 há quatro requisitos: ter pelo menos 18 anos; viver num país onde seja possível abrir uma conta neste banco; ter um smartphone compatível e conseguir comprovar a sua identidade. Depois de abrir a conta, o banco envia um cartão MasterCard para a morada associada.

De seguida apresentamos-lhe uma tabela que compara o Revolut com o N26 e qual deles é o mais vantajoso:

CaracterísticasRevolutN26
Taxas e despesasGrátisGrátis
Transferência em 9 dias úteis5-7 dias úteis
PagamentosTransferências para 23 paísesTransferências para 16 países
ATM’s no estrangeiro2%1.7%
Débitos diretosApenas para IBAN europeuPara todos os IBAN’S
Taxa de transação estrangeira Sem taxaSem taxa

Tanto o Revolut como o N26 têm as suas vantagens e desvantagens, dependendo do uso que lhe for dar. Tendo em conta esta tabela de comparação o N26 apresenta mais vantagens em comparação com o Revolut. Embora em termos de despesas ambos sejam vantajosos, visto que não lhe cobram taxas, a N26 consegue apresentar ainda mais opções para si. Para além do Revolut e do N26, existe também a Transferwise que permite enviar dinheiro para o estrangeiro e pode ser uma boa opção para si.