Saiba o que é a FIN e como ler a Ficha de Informação Normalizada

FIN - Ficha de Informação Normalizada

A FIN é um instrumento essencial para os clientes saberem as informações em qualquer tipo de crédito. Por isso, a Comparamais explica-lhe agora como ler as principais informações deste documento.

O que é a FIN?

A Ficha de Informação Normalizada -FIN é um documento que lhe apresenta todas as características de um crédito. Ou seja, os dados da entidade e tipo de crédito , bem como os juros, comissões e modalidade de pagamento.

Além disso, a FIN também indica todas as regras que regem a relação entre banco e cliente em caso de incumprimento. Por isso, ela serve de suporte para saber os custos de falta de pagamento, encargos e comissões aplicáveis e também como ter apoio em risco de falta de pagamento ou atraso nas prestações.

Quer para saber que serve da FIN? Descubra ao detalhe neste artigo!

Compare crédito pessoal e descubra
o crédito mais barato para si

Que informações tem este documento?

A FIN divide-se em quatro grandes partes, cada uma delas com informações fulcrais:

  • Elementos de Identificação: apresenta os dados do banco ou instituição de crédito, como nome, morada e contactos.
    Além disso, se existirem representantes ou intermediários no crédito, também surgem aqui identificados;
  • Características do Crédito: Revela o tipo de crédito (por exemplo, se é um crédito pessoal ou um crédito automóvel), o valor do pedido, a duração e valores de reembolso, garantias e critérios para o reembolso antecipado;
  • Custo do Crédito: É o local da FIN onde encontra todos os encargos do crédito. Ou seja, a TAN, a TAEG e o MTIC, os custos totais do crédito para o cliente.
    Além disso, fica a saber as consequências de atrasos nos pagamentos, com as taxas de juros de mora, comissões e encargos.
  • Outros aspetos jurídicos: Indica a legislação que vigora no seu contrato de crédito, com os direitos de revogação, motivos para rejeição do pedido, cópia do contrato, lei aplicável e formas de resolução de litígios.
  • Plano de Pagamento: É a apresentação dos valores das prestações e os custos anuais com o empréstimo.

Quais as informações principais da FIN?

A Ficha de Informação Normalizada apresenta todas as informações que precisa, mas há algumas a que deve prestar maior atenção.

Em primeiro lugar, nas características do crédito verifique as comissões de reembolso para saber os encargos se quiser pagar antes do tempo. Faça sempre a comparação de crédito e descubra também quais são os bancos sem comissões.

De seguida, na secção com o custo do crédito deve verificar com maior atenção a TAEG e o MTIC, já que eles indicam os juros e custo total do empréstimo ou cartão de crédito. Além disso, verifique se existem seguros, que são um custo adicional, e os encargos em caso de atraso no pagamento.

Por fim, nos aspetos jurídicos fique a conhecer as soluções para resolução de litígios. Dessa forma, saberá a quem recorrer, como o Apoio ao Cliente ou os Centros de Arbitragem de Conflitos.

Quais as diferenças entre a FIN e a FINE?

A FIN é uma ficha que continua a vigorar para contratos de crédito ao consumo e crédito consolidado. No entanto, desde 2018 passou a ser obrigatória a FINE (Ficha de Informação Normalizada Europeia), com formato idêntico para todos os países da União Europeia.

A diferença é que, além das informações acima indicadas, encontra outros dados específicos para o crédito habitação. Ou seja, tem explícitos os produtos financeiros (como a abertura de conta no Banco) e seguros obrigatórios. Mas, também, informações adicionais sobre como funcionam as taxas de juros variáveis.

A FIN tem prazo de validade?

A Ficha de Informação indica-lhe até quando as condições apresentadas são válidas, e que normalmente são pelo prazo de um mês. Por isso, a FIN deve ser consultada logo que faz o pedido, para ter tempo para pensar na melhor opção.

A Ficha de Informação Normalizada é equivalente ao contrato?

Como o nome indica, esta é uma ficha de informação. Ou seja, não se equivale ao contrato de crédito. Mas as suas informações têm peso legal, indicando os juros, custos e o enquadramento da legislação que são aplicados em todos os momentos do seu crédito.

Devo ver a FIN para escolher crédito?

Analisar a FIN é uma das principais preocupações a ter antes de contratar crédito, já que ela inclui todas as informações que precisa. Além de ver a FIN, antes de pedir crédito também deve sempre fazer a comparação de crédito pessoal.

Para fazer a melhor escolha, fale com a equipa especializada de crédito da Comparamais, através do número 210 201 170. Além disso, passe pelo nosso simulador de crédito pessoal. Faça o pedido e receba, em minutos, as propostas de vários bancos.

Quer encontrar o melhor crédito pessoal? Então carregue na imagem seguinte e siga estes três passos: Simule, Compare e Poupe.

simulador crédito pessoal