Saiba o que é a FIN e como ler a Ficha de Informação Normalizada

FIN - Ficha de Informação Normalizada

A FIN é essencial para os clientes saberem as informações dos créditos que pedem. Agora vamos explicar-lhe o que ela significa e como ler as principais informações deste documento.

O que é a FIN?

A Ficha de Informação Normalizada -FIN é um documento que lhe apresenta todas as características de um crédito. Ou seja, os dados da entidade e tipo de crédito , os juros, as comissões e a modalidade de pagamento.

Além disso, a FIN também indica todas as regras que regem a relação entre banco e cliente em caso de incumprimento. Por isso, ela serve de suporte para saber os custos de falta de pagamento, encargos e comissões aplicáveis e também como ter apoio em risco de falta de pagamento ou atraso nas prestações.

Quer para saber que serve da FIN? Descubra ao detalhe neste artigo!

Que informações tem este documento?

A FIN divide-se em quatro grandes secções, cada uma com informações fulcrais do empréstimo:

  • Elementos de Identificação: apresenta os dados do banco ou instituição de crédito, como nome, morada e contactos.
    Além disso, se existirem representantes ou intermediários no crédito, também surgem aqui identificados;
  • Características do Crédito: Revela o tipo de crédito (por exemplo, se é um crédito pessoal ou um crédito automóvel), o valor do pedido, a duração e valores de reembolso, garantias e critérios para o reembolso antecipado;
  • Custo do Crédito: É o local da FIN que diz todos os encargos do crédito. Ou seja, a TAN, a TAEG e o MTIC, os custos totais do crédito para o cliente.
    Além disso, fica a saber as consequências de atrasos nos pagamentos, com as taxas de juros de mora, comissões e encargos.
  • Outros aspetos jurídicos: Indica a legislação que vigora no seu contrato de crédito, com os direitos de revogação, motivos para rejeição do pedido, cópia do contrato, lei aplicável e formas de resolução de litígios.
  • Plano de Pagamento: É a apresentação dos valores das prestações e os custos anuais com o empréstimo.

Quais as informações principais da FIN?

A Ficha de Informação Normalizada apresenta todas as informações que precisa, mas há algumas a que deve prestar maior atenção.

Em primeiro lugar, nas características do crédito verifique as comissões de reembolso para saber os encargos se quiser pagar antes do tempo. Faça sempre a comparação de crédito e descubra também quais são os bancos sem comissões.

De seguida, na secção com o custo do crédito deve verificar com maior atenção a TAEG e o MTIC, já que eles indicam os juros e custo total do empréstimo ou cartão de crédito. Além disso, verifique se existem seguros, que são um custo adicional, e os encargos em caso de atraso no pagamento.

Por fim, nos aspetos jurídicos fique a conhecer as soluções para resolução de litígios. Dessa forma, saberá a quem recorrer, como o Apoio ao Cliente ou os Centros de Arbitragem de Conflitos.

Quais as diferenças entre a FIN e a FINE?

A FIN é uma ficha que continua a vigorar para contratos de crédito ao consumo e crédito consolidado. No entanto, desde 2018 passou a ser obrigatória a FINE (Ficha de Informação Normalizada Europeia), com formato idêntico para todos os países da União Europeia.

A diferença é que, além das informações acima indicadas, encontra dados específicos para o crédito habitação. Ou seja, inclui os produtos financeiros (como a abertura de conta no Banco) e seguros obrigatórios. Mas, também, informações adicionais sobre as taxas de juros variáveis.

A FIN tem prazo de validade?

A Ficha de Informação indica-lhe até quando as condições apresentadas são válidas, e que normalmente são pelo prazo de um mês. Por isso, a FIN deve ser consultada logo que faz o pedido, para ter tempo para pensar na melhor opção.

A Ficha de Informação Normalizada é equivalente ao contrato?

Como o nome indica, esta é uma ficha de informação. Ou seja, não se equivale ao contrato de crédito. Mas as suas informações têm peso legal, indicando os juros, custos e o enquadramento da legislação que o banco pode aplicar no seu pedido.

Devo ver a FIN para escolher crédito?

Analisar a FIN é uma das principais preocupações a ter antes de contratar crédito, já que ela inclui todas as informações que precisa. Além de ver a FIN, antes de pedir crédito também deve sempre fazer a comparação de crédito pessoal.

Para fazer a melhor escolha, fale com a equipa especializada de crédito da Comparamais, através do número 210 201 170. Além disso, passe pelo nosso simulador de crédito pessoal. Faça o pedido e receba, em minutos, as propostas de vários bancos.

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