Empréstimo: O que é e Como Funciona?

empréstimo

Um empréstimo, ou crédito, é a solução perfeita para financiamento. Ele está disponível em todos os bancos e serve para projetos pessoais, consolidar créditos e habitação, entre outros fins. Veja aqui como usar um simulador de empréstimos e conseguir o melhor empréstimo pessoal online

Os empréstimos são uma prática comum em todas as economias, e para muitas pessoas são a única forma de conseguir dinheiro para realizar sonhos ou projetos, comprar produtos ou casas e outras finalidades. O empréstimo, também conhecido por crédito, é por isso uma realidade nas nossas vidas.

Agora vamos explicar-lhe tudo sobre os créditos disponíveis, que incluem o empréstimo pessoal, o empréstimo habitação e empréstimos específicos (como o automóvel, saúde ou Formação). Fique também a saber como usar o simulador de empréstimos e como ter o melhor financiamento online.

O que é um empréstimo?

Um empréstimo é quando se dá algo (por exemplo, dinheiro) a outra pessoa, que fica com a obrigação de o devolver mais tarde. Mas, no mundo financeiro, obviamente, nada é grátis. Por isso, quando faz um empréstimo bancário vai ter de devolver o dinheiro que pediu juntamente com uma taxa adicional, os juros.

Compare crédito pessoal
Descubra o melhor banco

Que tipos de empréstimos existem?

As principais soluções de crédito que existem dividem-se em três categorias:

  • Empréstimos ao consumo – Têm valores até 50.000€ ou 75.000€ e prazos de pagamento até 7 anos ou 10 anos (depende do banco). A modalidade mais conhecida é o crédito / empréstimo pessoal, mas há outras opções como o Crédito Automóvel;
  • Empréstimos Habitação – Servem para compra ou construção de casas e a aquisição de terrenos. Têm valores mais altos e os prazos de pagamento destes empréstimos em Portugal chegam aos 40 anos;
  • Crédito Consolidado – É uma modalidade em que junta todos os empréstimos atuais. Assim fica só com uma prestação e, como consegue uma taxa de juro mais baixa, reduz o custo das prestações

Quais as vantagens de pedir um empréstimo pessoal?

Os créditos pessoais são a principal solução para diversos projetos que tem. As suas vantagens são:

  • Serve para diversas finalidades (projetos pessoais, automóvel, férias, saúde, formação);
  • Não tem de fazer hipoteca dos seus bens (como a casa);
  • Têm aprovação mais rápida que o crédito habitação;
  • Pode tratar tudo online.

O facto de poder obter um empréstimo pessoal online é uma grande vantagem, já que consegue ter o dinheiro de forma mais rápida. Mas, para saber a melhor opção, deve sempre simular o empréstimo antes de decidir o melhor banco.

Como funcionam os juros?

Nos créditos há duas taxas principais, que são a TAN e a TAEG. A primeira indica quanto vai pagar pelo dinheiro que pede emprestado, enquanto a TAEG indica os juros com todas as comissões e encargos bancários incluídos no custo final.

No crédito habitação pode ainda existir a Euribor. Este é um indexante que faz flutuar o valor final da prestação em mais de 90% dos créditos para casa feitos pelos portugueses.

Descubra as vantagens do
Crédito Habitação Jovem

E quais são as taxas disponíveis?

O empréstimo pessoal é quase sempre feito com uma taxa fixa. E, como o nome indica, também a sua prestação será sempre idêntica do primeiro ao último mês de reembolso.

No financiamento imobiliário a maioria das pessoas escolhe a taxa variável,. Isso acontece porque se a Euribor descer, também a prestação fica mais barata. No entanto, de momento está a acontecer o contrário e os empréstimos estão a ficar mais caros. Por isso, compare as taxas fixas e variáveis antes de tomar uma decisão.

Como posso pedir um empréstimo online?

O primeiro passo é fazer a simulação de empréstimo, já que ela permite saber se tem hipóteses do crédito ser aprovado e qual o melhor banco. De forma resumida, o processo para conseguir o dinheiro é o seguinte:

  1. Simular empréstimo e escolher o melhor banco;
  2. Obter a pré-aprovação do pedido;
  3. Enviar os documentos pessoais, de rendimentos e comprovativos bancários;
  4. O pedido é analisado e o crédito é aprovado;
  5. O dinheiro é transferido para a sua conta. Ele fica disponível num máximo de 48 horas úteis.

Depois destes cinco passos, fica com a obrigação de pagar mensalmente uma prestação, para ir devolvendo aos poucos o dinheiro que pediu emprestado.

O que preciso para aprovar um empréstimo?

O principal critério é a taxa de esforço, que indica quanto do seu rendimento é utilizado para pagar empréstimos. Esta taxa não deve superar os 33% do seu salário líquido. Veja aqui como calcular a taxa de esforço do crédito habitação.

Como escolher o melhor banco para empréstimos pessoais?

Para saber o melhor empréstimo online, use o simulador de crédito pessoal. Com apenas um pedido vai receber, em minutos, as melhores propostas de empréstimo. Depois só tem de comparar os juros e dar seguimento ao processo, enviando os documentos para receber a aprovação do empréstimo.

Se quer o melhor financiamento só precisa de seguir estes três passos: Simule, Compare e Poupe!

Simule e peça crédito online
Receba propostas em minutos