Empréstimo Bancário: Como Escolher a Melhor Opção?

empréstimo bancário

Um empréstimo bancário é a melhor solução para ter financiamento rápido e com segurança. Agora vamos explicar-lhe como fazer o cálculo do empréstimo bancário, simular e comparar o financiamento dos bancos e também como escolher o melhor empréstimo bancário online.

Pedir dinheiro emprestado ao banco é a forma mais segura e fácil de financiar os seus projetos, comprar casa ou responder a dificuldades financeiras inesperadas. Mas, antes de escolher o crédito, tem de saber escolher o melhor empréstimo bancário.

Quer faça o pedido online ou numa agência, tem sempre de ter em consideração alguns fatores. Em primeiro lugar estão os juros, mas também as comissões, o prazo de pagamento, a taxa de esforço do crédito habitação e do crédito pessoal e ainda os critérios de aprovação devem ser considerados. 

Para saber como comparar todos os bancos e fazer a melhor escolha, vamos agora explicar-lhe tudo o que precisa saber sobre empréstimos bancários.

O que é um empréstimo bancário?

Um empréstimo bancário é um crédito em que pede dinheiro emprestado ao banco. Depois vai ter de devolver esse valor, acrescido de juros, através do pagamento de prestações mensais durante um prazo contratado.

Empréstimo ou crédito é precisamente a mesma coisa, e existem várias opções disponíveis. É o caso do empréstimo bancário pessoal, de um crédito habitação, financiamento para estudos e formação ou um empréstimo bancário para obras.

Que empréstimos existem?

Há dois tipos de empréstimo bancário:

  • Crédito ao consumo – São empréstimos de valores mais reduzidos (normalmente até 50.000€), onde se incluem o empréstimo pessoal, o empréstimo automóvel e outros tipos de créditos similares; As ofertas mais conhecidas nesta área em Portugal são o Cetelem Crédito Pessoal e o Crédito Pessoal Cofidis;
  • Crédito Habitação – Inclui-se aqui o financiamento para compra de casas e terrenos, bem como os empréstimos habitação para construção de imóveis.

Como funciona o empréstimo bancário pessoal?

O empréstimo bancário pessoal, ou crédito pessoal, é um financiamento rápido e simples de obter, em que pode tratar tudo online. Eles estão disponíveis para diversas finalidades, com prazos máximos de 7 anos ou 10 anos e valores que não costumam superar os 50.000€.

A grande vantagem do empréstimo pessoal é que pode ser feito sem garantias de bens. Ou seja, não precisa de fazer uma hipoteca da casa ou de outros imóveis para o financiamento bancário ser aprovado.

Simule empréstimos online
Consiga o melhor crédito pessoal

E como funcionam os empréstimos habitação?

O crédito habitação, ou empréstimo habitação, tem outras regras e prazos. Por exemplo, tem de fornecer garantias, como a hipoteca do imóvel, os prazos de pagamento podem chegar aos 40 anos e os valores do empréstimo são mais elevados.

Pode escolher entre o crédito com taxa fixa (juros sempre constantes) ou com taxa variável (juros indexados à Euribor). Além disso, pode ter uma taxa mista, em que tem juros fixos em parte do prazo de amortização e depois juros variáveis.

Pode-se pedir um empréstimo bancário empresarial?

Os empréstimos bancários podem ser pedidos em nome pessoal ou como financiamento para empresas. Nesse caso há requisitos e critérios de análise distintos para a aprovação, mas este financiamento está também disponível para empresas.

O cartão de crédito é um empréstimo?

Sim e não… Ou seja, sempre que usa o cartão de crédito está a pedir dinheiro emprestado ao banco, mas ele funciona em moldes diferentes. Por exemplo, pode ter um cartão de crédito e, pagando o plafond utilizado até 60 dias, não ter de pagar juros.

No entanto, se usa regularmente e esgota o plafond do cartão de crédito, o pagamento é similar ao dos empréstimos. Ou seja, paga o valor em falta acrescido de juros. A diferença é que não se trata de um crédito com valor fixo e com prestações mensais constantes por um prazo definido antes.

Como é feito o cálculo do empréstimo bancário pessoal?

O pagamento de um empréstimo bancário pessoal é feito através da soma do montante pedido com os juros. E, neste campo, deve olhar para a TAEG em vez da TAN, já que a Taxa Anual Efetiva Global indica-lhe os juros com todos os encargos do crédito.

Quanto mais baixa é a TAEG, menos são os juros do seu empréstimo bancário. Através da FIN pode verificar qual a taxa aplicada, e também a MTIC (Montante Total Imputado ao Consumidor), que indica o valor total que vai pagar pelo seu crédito (dinheiro pedido + juros).

Como ver a melhor taxa de empréstimo bancário?

Para saber qual a taxa mais baixa, deve comparar as propostas de todos os bancos. E, como explicámos, deve olhar para a TAEG, já que é ela que indica quanto paga na totalidade com juros e encargos.

Como comparar empréstimos bancários?

Para comparar todos os créditos deve usar um simulador de empréstimos pessoais. Dessa forma vai conseguir, em apenas um minuto, saber todas as condições, juros e prestação mensal que cada banco pede no seu crédito.

O que acontece depois da simulação?

Após a simulação, o seu pedido é analisado pelos bancos. E, com base em dados como o seu salário, situação laboral e quantidade de créditos atuais é feita a pré-aprovação do empréstimo.

Depois tem de fornecer os documentos comprovativos exigidos pelo banco (documentos pessoais, comprovativos de rendimentos e informação bancária), para o pedido ser analisado e receber a aprovação do crédito. 

Depois de todo este processo você recebe o OK do banco. Nesse momento o dinheiro é transferido para a sua conta, ficando normalmente disponível num prazo entre 24h e 48h.

Consiga o melhor empréstimo bancário

Se procura financiamento, a simulação de crédito pessoal é a solução para encontrar o melhor empréstimo bancário. Aceda agora ao simulador e, em menos de um minuto, saiba quais as melhores propostas. 

Depois pode tratar todo o processo online, para conseguir um empréstimo rápido e 100% seguro. Conseguir o melhor financiamento é simples e só precisa de seguir estes três passos: Simule, Compare e Poupe!

Compare empréstimos pessoais
Descubra a melhor oferta