É a primeira vez que vai pedir um crédito pessoal? Saiba como fazer

É comum ao longo da nossa vida sentirmos necessidade de recorrer ajuda financeira através de créditos. Seja por alguma aflição financeira, um projeto que queiramos desenvolver, comprar um carro, uma casa ou financiar um curso, é cada vez mais recorrente fazer um crédito. Se é a primeira vez que vai pedir um crédito pessoal online, nós damos-lhe algumas dicas de como o fazer.

Atualmente, com o crescimento dos bancos 100% online, os créditos são concedidos de forma mais rápida e a aprovação, na maioria das vezes, é feita online. Os processos têm ficado cada vez mais simples e hoje é possível obter um crédito pessoal rápido.

Simulador de crédito pessoal

Antes de ir ao seu banco para ver as propostas de crédito pessoal que possam ter para lhe oferecer, faça primeiro a sua simulação de crédito pessoal, através de uma comparação de entre as várias entidades financeiras que lhe podem oferecer crédito. O processo é bastante simples e ajudamos-lhe.

  • Primeiro deve ir a um comparador, e se possivel usar um simulador de credito pessoal como o da Comparamais.
  • Deve escolher o montante de crédito, que pode ir de 2.000€ até a um máximo de 75.000€
  • De seguida escolhe o prazo de pagamento do seu crédito, que pode ir de 12 a 120 meses
  • Uma vez escolhidas estas duas opções irão aparecer diferentes propostas de vários bancos e entidades
  • Faz a sua comparação tendo em conta três aspectos: TAEG, TAN, MTIC  e analise consoante as taxas mais baixas e o montante final que lhe irá cuscar o crédito com todas as despesas
  • Após fazer isto é igualmente importante que tenha em atenção qual é a prestação mensal que lhe irá ser debitada para saber com o que pode contar. Contudo, o MTIC é o dado que lhe diz na totalidade qual será a sua despesa e a prestação faz apenas o cálculo mensal da sua despesa
  • No nosso comparador tem também um opção que diz “mais detalhes” que lhe mostra as características principais do crédito que são importantes na hora de escolher
Simulador de crédito pessoal
Simulador de crédito pessoal da Comparamais
  • Se tiver interesse num dos créditos que o simulador lhe mostrou, clica diretamente em continuar e irá aparecer um pequeno formulário onde deve deixar os seus dados para ser contactado pela entidade bancária
Formulário para ser contactado pela entidade financeira
  • Uma vez que deixou o seu contacto é apenas aguardar para que processemos o seu pedido e a entidade financeira escolhida o possa contactar

Como usar as taxas para obter o melhor crédito pessoal

Empréstimos pessoais requerem sempre que tenham em atenção os juros que lhe vão ser cobrados sobre o montante de crédito que está a pedir. O crédito pessoal é composto por várias taxas:

1. TAN (Taxa Anual Nominal)

A TAN é obrigatória em todos os contratos de crédito e corresponde ao período de um ano. Se o pagamento de juros for mensal, é necessário dividir a TAN por 12 para saber o juro. Contrariamente, se for trimestral ou semestral, deve dividir-se a TAN por três ou seis meses.

Se contratar um crédito que tenha uma taxa variável, a TAN é igual ao indexante (normalmente, a Euribor) acrescido do spread (margem financeira do banco). Se optar por uma taxa fixa, a TAN é fixada diretamente pelo banco.

2. TAEG (Taxa Anual Efetiva Global)

A TAEG mostra qual é o custo total de um crédito, incluindo impostos. Ou seja, é a principal taxa a usar se quiser comparar os diferentes créditos.

Opte por escolher o crédito com a TAEG mais baixa, pois é esse que lhe sairá mais barato. Comparar créditos pela TAN pode levá-lo a selecionar um crédito mais caro, já que não contempla custos com comissões ou seguros. Dessa forma escolha um crédito pessoal barato comparando diferentes TAEG’s. 

Utilize o nosso comparador e simule o montante e o prazo que pretende. Tenha atenção as taxas que lhe podem interessar e veja qual será o montante total do crédito considerando os impostos.