Quer um crédito pessoal com recibos verdes? Saiba como conseguir

credito pessoal recibos verdes

Conseguir crédito pessoal com recibos verdes é mais complicado que para quem tem contrato de trabalho. Mas é possível ser aprovado. Veja como funciona o crédito pessoal para trabalhadores independentes

Um dos principais requisitos para pedir um empréstimo pessoal é ter um rendimento estável. E, por isso, ter contrato de trabalho como efetivo ajuda na aprovação do pedido. Mas um trabalhador independente também consegue financiamento, já que também é possível ter crédito pessoal com recibos verdes.

Para estes trabalhadores os requisitos são um pouco diferentes, já que não existem recibos mensais de ordenados. Quer saber como funciona todo o processo de crédito pessoal com recibos verdes? Leia tudo neste artigo.

É possível ter crédito pessoal com recibos verdes?

Sim, é possível. Mas, como acontece com quem tem ordenado fixo, tem de provar ao banco que tem rendimentos estáveis e fixos. Afinal, o banco precisa de confirmar que, com o dinheiro que recebe mensalmente, tem capacidade para pagar as prestações do empréstimo.

Quem pode ter crédito pessoal com recibos verdes?

Estes empréstimos destinam-se aos trabalhadores independentes e aos empresários em nome individual, já que ambos estão inscritos nas Finanças para trabalhar com recibos verdes. A diferença entre os dois é que o primeiro apenas vende serviços, enquanto o segundo também pode vender bens ou produtos.

O que muda no crédito pessoal para trabalhadores independentes?

Apenas mudam os documentos de rendimentos exigidos, já quem tem de entregar os últimos recibos verdes em vez dos últimos recibos de ordenado. Além disso, também tem de entregar a Nota de Liquidação do IRS (ou o Modelo 3) para verificar os rendimentos do último ano.

Quais os requisitos de empréstimos com recibos verdes?

Há dois requisitos principais. Em primeiro lugar, um bom histórico no Banco de Portugal (não estar na Lista Negra do Crédito). Esta informação é verificada com o Mapa de Responsabilidades de Crédito.

Mas também é preciso ter uma baixa taxa de esforço. Ou seja, quando o banco for fazer uma média do valor que recebe todos os meses, não deve usar mais de 35% do dinheiro que ganha para pagar créditos.

Além disso, são exigidos os seguintes documentos:

  • Documento de Identificação (CC ou Passaporte + NIF)
  • Comprovativo de Morada
  • IBAN da Conta Bancária
  • Comprovativos de Rendimentos (últimos recibos verdes + Nota de Liquidação do IRS).

Como é que os bancos calculam quanto ganha um trabalhador a recibos verdes?

Normalmente calculam a média do valor mensal a partir do que ganhou nos últimos 6 meses ou 12 meses. No entanto, alguns bancos apenas levam em consideração 70% do que ganhou. Ou seja, se a média mensal for de 1000€ é feito um cálculo da taxa de esforço para 700€.

Além disso, os bancos analisam a estabilidade dos rendimentos. Ou seja, se passa recibos verdes todos os meses ou se, pelo contrário, tem poucos recibos de valor mais alto. Esta informação é analisada com os recibos verdes que fornece, mas também com a nota de liquidação do IRS.

Para muitos trabalhadores independentes esta situação não é problema, já que muitos trabalham com o que se chama de “falsos recibos verdes”. Ou seja, emitem recibos todos os meses apenas a uma entidade mas não têm um contrato de trabalho efetivo com esse patrão.

É mais difícil aprovar um crédito pessoal com recibos verdes?

Não existe a mesma rede de segurança que há para os trabalhadores por conta de outrem. Por isso, é mais difícil aprovar um crédito pessoal com recibos verdes. Mas, se tem altos rendimentos ou se a prestação e taxa de esforço são baixas, tudo se torna mais fácil.

O prazo de aprovação muda?

A verificação dos rendimentos demora mais, mas se entregar logo todos os documentos e tem uma situação estável, as diferenças não são muitas. No entanto, com muitos recibos para entidades diferentes ou um um rendimento pouco estável, a aprovação do crédito pessoal demora mais.

E os juros são mais altos?

Depende dos bancos. Aqueles que consideram mais arriscado dar crédito a estes trabalhadores aumentam as taxas, mas há bancos onde elas não mudam. Nesses bancos os juros do crédito pessoal dependem do seu histórico bancário, taxa de esforço e dos seus rendimentos.

Onde é mais fácil conseguir crédito pessoal com recibos verdes?

Tal como acontece com os trabalhadores por conta de outrém, é mais fácil conseguir empréstimos nas chamadas “financeiras”. Ou seja, bancos como a Cofidis, a Cetelem ou a Credibom que são especializados e se focam principalmente nos créditos pessoais.

Mas os bancos tradicionais também aprovam crédito pessoal para trabalhadores independentes. O processo é normalmente mais demorado , mas com bons rendimentos e um histórico bancário favorável também consegue o OK.

Como conseguir o melhor crédito pessoal com recibos verdes?

Só precisa usar o simulador de crédito pessoal, onde compara todos os bancos e encontra na hora o melhor crédito pessoal. Basta indicar o valor do empréstimo e o prazo de pagamento para saber logo onde tem a prestação mais baixa.

Seja como trabalhador a recibos verdes ou como funcionário de uma empresa, para ter o melhor empréstimo basta seguir os três passos certos para ter o melhor financiamento: Simule, Compare e Poupe!