Comissão de manutenção de conta – Descubra os bancos sem comissões

Bancos sem comissão de manutenção de conta em Portugal

Quer livrar-se dos custos para ter uma conta no banco? Ainda existem alguns bancos portugueses que não cobram manutenção de conta. Veja quais são os bancos sem comissões e, como alternativa, o que pode ter numa conta de serviços mínimos…

(artigo atualizado a 27.05.2020)

Normalmente quando abre uma conta num banco é-lhe cobrado uma comissão de manutenção de conta e ainda anuidades. Na maioria das situações os clientes querem ver-se livres destes gastos, principalmente quem nunca pagou essas comissões. A solução passa, portanto, por escolher um banco sem comissão de manutenção de conta.

Existe, no entanto, uma situação em que pode ser favorável ter comissão de conta. Caso pretenda uma conta para utilizar cartão de crédito, há bancos que não cobram as anuidades a quem tenha determinadas contas com comissão de manutenção. Por isso, deve sempre comparar os custos anuais de conta e cartão de crédito para saber que opção é mais vantajosa.

Os 7 bancos que não cobram comissão de manutenção da conta

Banco BIG
Bankinter
Banco CTT
Activo Bank
Banco Best
Banco BNI Europa
Wizink (cartão com anuidade grátis)

Dicas para reduzir o valor da comissão

  1. Bancos online: com a transformação digital é cada vez mais recorrente o crescimento e a afirmação dos novos bancos 100% online. Praticamente em todos os bancos online, está isento de despesas de manutenção de conta. Pode, por exemplo, optar pela Revolut ou pelo N26;
  2. Domiciliar o ordenado: alguns bancos dão isenção total ou parcial da comissão de manutenção de conta ao domiciliar o ordenado. Ou seja, se garantir que o seu salário é sempre depositado nessa conta do banco. Por exemplo, no banco Montepio, se domiciliar o ordenado, fica isento do pagamento da manutenção de conta. Veja se o seu banco oferece essa isenção ao domiciliar o ordenado.
  3. Património financeiro: veja se o seu banco tem limites mínimos de isenção de despesas de manutenção de conta e quais são. Pode juntar as suas poupanças todas no mesmo banco, de forma a ficar isento de despesas de manutenção.
  4. Produtos bancários: Em alguns bancos tem ainda a possibilidade de reduzir os encargos de conta se associar produtos bancários, como por exemplo seguros ou um PPR
Sabia que o BarclayCard mudou de nome e agora se chama Wizink?

E o que são as contas com serviços mínimos?

Embora tenha alguns custos associados à manutenção de conta, existe uma opção que garante diversos serviços por um preço baixo para os serviços bancários. São as designadas contas com serviços mínimos bancários assegurados.

Disponíveis em todas as entidades, elas garantem um conjunto de serviços associados à conta bancária, e podem ser abertas por qualquer cidadão. Além disso, quem já tenha uma conta pode pedir ao seu banco para a converter numa conta com serviços mínimos.

Embora com alguns custos de manutenção de conta, estas são as capacidades asseguradas numa conta com serviços mínimos bancários, como indicado pelo Banco de Portugal:
  • Cartão de débito para a realização de diversas operações;
  • Movimentação da conta através das caixas multibanco nacionais e de outros países da União Europeia;
  • Acesso aos balcões da entidade bancária e aos serviços de homebanking;
  • Efetuar depósitos, levantamentos, pagamentos de bens e serviços e ainda autorizações de débito direto;
  • Transferências intrabancárias gratuitas; Transferências interbancárias sem custos ou limites máximos (e até 24 operações anuais por homebanking para transferências nacionais ou para países da União Europeia)

Quanto pago por uma conta com serviços mínimos?

O Banco de Portugal informa ainda quais são os custos de manutenção de conta que podem ser praticados nesta modalidade. De acordo com o que indica a entidade que gere o sistema bancário nacional, o valor a cobrar por estes serviços mínimos é o equivalente a 1% do IAS (Indexante dos apoios sociais). Como tal, em 2020 o custo anual para uma conta de serviços mínimos será de apenas 4,38€.

Saiba quais os custos de manutenção de conta e os serviços garantidos numa conta de serviços mínimos. Foto: Banco de Portugal

Devo escolher uma conta com serviços mínimos?

Embora sejam diferentes, há situações em que pode ser mais interessante ter uma conta com serviços mínimos em vez de uma sem comissão de manutenção de conta. Isso acontece, por exemplo, se desejar apenas ter acesso a um cartão de crédito.

Nesse caso pode optar por uma conta que apenas tem custos de 4,38€ por ano como forma de depois aceder a um cartão de crédito de outra entidade (também sem anuidade). Para tal, deve sempre comparar as vantagens que lhe são oferecidas para os cartões de crédito