Taxa de inflação não para de subir. Descubra onde pode poupar nas suas despesas

subida taxa de inflação o que fazer

As notícias não param de anunciar novos aumentos de preços todos os dias. E, como resultado disso, a taxa de inflação subiu agora para 10,2%, o valor mais alto dos últimos 30 anos. Veja o que pode fazer para poupar e se proteger do aumento do custo de vida

2022 tem sido um ano complicado para os portugueses, com sucessivos aumentos dos preços e dos juros. Agora isso ficou provado com o INE a confirmar que a taxa de inflação subiu para 10,2% em outubro, o que significa que o custo de vida está cada vez mais caro.

Os aumentos da luz e gás são o principal culpado para a subida dos preços, por duas vias. De forma direta porque as tarifas de energia sobem quase todos os meses (em outubro houve aumentos de 300% no gás em algumas empresas), e de forma indireta porque o preço para produzir os bens e manter os serviços também aumenta.

A esta situação junta-se ainda outro problema. Com as atualizações das taxas de juro europeias, a Euribor não para de subir e os portugueses pagam cada vez mais pelo crédito habitação. Na maioria dos casos, as prestações já subiram perto de 100€ este ano, mas há que tenha diferenças ainda mais expressivas.

O que podem os portugueses fazer para contrariar o aumento do custo de vida e contrariar as dificuldades económicas? Leia este artigo e, com a Comparamais, torne a sua vida financeira mais fácil nestes momentos difíceis…

O que é a taxa de inflação?

A inflação é aquilo que os bancos chamam ao aumento dos preços. Ela é causada pela subida do custo dos produtos e pela desvalorização da moeda. Ou seja, ela significa que, com o mesmo dinheiro, você consegue comprar cada vez menos por causa da inflação.

Porque está a subir a taxa de inflação?

A inflação pode ter várias causas. Mas, a subida da inflação em 2022 é causada, principalmente, pelo preço cada vez mais caro do gás. Isso significa que a fatura de luz e gás também sobe e, além disso, que as empresas têm de aumentar os preços dos produtos e serviços para compensar o aumento dos seus custos.

O que pode ser feito para baixar a inflação?

Apesar do Banco Central Europeu estar a optar por aumentar os juros, essa opção tem sido criticada pelos governos. A razão para isso é que aumentar os juros faz subir as taxas Euribor. E isso causa ainda mais dificuldades às pessoas, porque os preços não descem e as suas despesas aumentam pela subida do crédito habitação.

Há, no entanto outras formas de contrariar o impacto da inflação:

  • Reduzir os impostos aos cidadãos – Isso aumenta o rendimento disponível das famílias, que ficam com mais dinheiro para comprar os produtos que ficaram mais caros. Isso pode ser feito pela descida das taxas do IRS (mas não baixando a retenção na fonte) e do IVA;
  • Apoios às empresas – Se existirem ajudas para as empresas, elas não precisam de subir os preços pois os seus custos não sobem. E, dessa forma, trava-se o aumento da taxa de inflação;
  • Reduzir impostos ao consumo – Além do IVA, esta medida passa principalmente por baixar ou eliminar temporariamente o Imposto sobre os Produtos Petrolíferos. Isso reduz a pressão sobre as cadeias de distribuição que, desde a pandemia, são outro motivo para a inflação galopante;
  • Estabelecer preços máximos – Esta medida já está a ser feita com o preço máximo das botijas de gás, por exemplo. Ao reduzir a liberdade das empresas escolherem os preços (e a hipótese de obterem lucros abusivos), garante-se estabilidade para os consumidores e evita-se o aumento do custo de vida em bens essenciais.

Preços não param de subir.
O que fazer para poupar com o aumento da taxa de inflação

Com as dificuldades a aumentarem, e sem perspetivas de descidas na inflação para os próximos meses, muitos portugueses vão ter de fazer tudo para poupar. Se está com dificuldades financeiras, veja aqui algumas dicas para poupar nas suas despesas.

Mudar de fornecedor de energia

Com a luz e gás a preços exorbitantes em algumas empresas, a solução é comparar as tarifas no simulador de luz e gás. Para um agregado familiar de quatro pessoas (2 adultos e 2 crianças), a fatura pode passar para metade e poupar mais de 50€ por mês. 

Quer saber quanto poupa? Carregue na imagem seguinte e faça a simulação de preços de luz e gás:

simulador eletricidade e gás

A situação no mercado de energia já é preocupante, mas vai agravar-se com a chegada do Inverno e necessidade de aquecimento para casa, já que as faturas vão aumentar. Por isso, pode também ver neste artigo várias dicas para baixar os consumos de energia.

Fazer crédito consolidado e baixar o endividamento

Se tem dívidas de cartões de crédito e créditos ao consumo (crédito pessoal e crédito automóvel, por exemplo), sabia que pode juntar todos os empréstimos e baixar as prestações mensais até 60%?

Isso permite ter mais rendimento disponível todos os meses para combater o aumento dos preços com a subida da taxa de inflação.

simulador crédito consolidado

Renegociar o crédito habitação

Se a sua prestação da casa está cada vez mais cara por causa da subida da Euribor, deve simular o crédito habitação e fazer a transferência para um banco com juros mais baixos. Além disso, pondere também escolher uma taxa fixa para o empréstimo.

Aproveitar as promoções nos supermercados

Lembra-se quando as caixas de correio eram inundadas de folhetos de hipermercados com promoções? Agora tem a informação de todas as campanhas disponível online, e pode aproveitar para comparar os preços e saber onde encontra os produtos mais baratos.

Como há descontos até 50% em algumas marcas (e também pode poupar com os produtos de marca branca), a diferença no custo do seu cabaz de compras pode ser enorme.

Adie as compras de natal

O Natal está a aproximar-se e, com ele, mais gastos com compras. No entanto, os saldos de Inverno começam logo após a quadra natalícia e, com eles, preços muito mais baixos.

Porque não adotar o hábito espanhol de trocar os presentes no Dia dos Reis, em janeiro? Vai ver que encontra boas promoções e poupa muito dinheiro nos presentes.

Aproveitar as gasolineiras low-cost e estar atento aos preços

Além de optar pelas das marcas de combustíveis mais baratas (como a Prio ou os postos dos supermercados), antecipe-se aos aumentos do petróleo. Ou seja, quando sabe que o preço vai subir aproveite para encher o depósito antes.

Tenha ainda uma coisa em atenção. Não espere pelo último dia antes do aumento para ir abastecer. Afinal, o que gasta com o carro parado meia-hora numa fila para o posto de combustível pode significar uma despesa ainda maior.

Reveja seguros e comissões bancárias

Por vezes, a sua conta bancária está a sangrar com comissões mensais de conta e dos cartões e com o custo mais elevado de alguns seguros. Veja o que lhe está a ser cobrado, pondere um banco que não cobra comissões e, além disso, pondere mudar os seus seguros para pagar menos todos os meses.

Precisa de financiamento imediato para resolver problemas financeiros? Então carregue na imagem seguinte, faça a sua simulação de crédito pessoal e encontre o empréstimo mais barato.

simulador crédito pessoal