Consumos de luz dos eletrodomésticos - Como poupar eletricidade

Nuno Fatela

Saber os consumos de eletricidade dos eletrodomésticos é uma excelente forma de poupar dinheiro com uma fatura de energia mais baixa. Para isso é preciso conhecer os consumos dos equipamentos eletrónicos de casa e quais são os eletrodomésticos que gastam mais energia em cada divisão.

Para um uso inteligente e mais poupado tem de saber que os eletrodomésticos que gastam mais eletricidade na cozinha são as placas, fogões fornos e robots de cozinha, que na sala os maiores consumos estão a cargo do ar condicionado e dos aquecedores e outros equipamentos como salamandra, aspirador, ferro de engomar e secador têm elevados consumos de energia em casa.

Para poupar dinheiro é preciso saber também escolher os equipamentos com etiqueta energética mais eficiente e saber como reduzir os consumos de eletricidade nos eletrodomésticos que gastam mais energia. Por isso, deixamos algumas dicas para reduzir gastos com o frigorifico, fogão, forno e televisão.

Quanta energia gastam os eletrodomésticos?

Q quantidade de energia que gastam os eletrodomésticos depende de vários fatores, como o tempo de utilização e a potência de cada equipamento. Para uma utilização eficiente dos equipamentos de casa deve ter em atenção a potência que eles necessitam. Imagine, por exemplo, que vai fazer um grande almoço de família...

Precisa do fogão (se for uma placa de indução são 1350W) e do seu forno (1125W). Além disso, recorre ao robot de cozinha (1125W), à varinha mágina (600W) e à chaleira elétrica (2000W). Por fim, com tanto calor e vapor, precisa ligar o exaustor (140W).

Se usar todos estes equipamentos e ainda somar os 150W do frigorífico, é quase certo que vai disparar o quadro elétrico (se tiver uma potência contratada de 6,9 kVA). Por isso e escolha a potência contratada mais indicada para sua casa e seja eficiente na utilização dos eletrodomésticos.

Que eletrodomésticos gastam mais energia?

O ferro de engomar, com potência de 2400W, é o eletrodoméstico que gasta mais energia na generalidade das casas. Depois surgem os aspiradores e secadores de cabelo. Mas é na cozinha que se concentram mais eletrodomésticos que gastam muita energia, com destaque para a placa de indução, o robot de cozinha, a chaleira elétrica, a máquina de lavar roupa e o grelhador.

Eletrodomésticos que gastam mais eletricidade na Cozinha

Placa de indução
1350W
Placa vitrocerâmica
1163W
Fogão Elétrico
938W
Forno
1125W
Robot de Cozinha
1125W
Exaustor
140W
Frigorífico
150W
Frig. Americano
250W
Arca Congeladora
250W
Chaleira Elétrica
2000W
Grelhador
2000W
Torradeira
850W
Varinha Mágica
600W
Maq. Loiça
1125W
Maq. Roupa - 1388W
Maq. Secar A++ 675W

Eletrodomésticos que gastam mais eletricidade na Sala / Escritório

TV Plasma Médio
(30''/42'') - 220W
TV LCD Médio
(30''/42'') - 120W
TV LED Médio
(30''/42'') - 80W
Computador Portátil
300W
Telemóvel
47W
Consola de Jogos
165W
BOX TV
26W
Aquecedor a Óleo
2000W
Ar Condicionado
2500W

Outros Eletrodomésticos que gastam mais eletricidade na casa

Lâmpada Fluorescente
36W
Lâmpada LED
6W
Lâmpada Halogéneo
50W
Ferro de Engomar
2400W
Aspirador
1600W
Secador
1500W
Ventoinha
40W
Desumidificador
300W
Salamandra /
Lareira Elétrica
2000W

Qual a importância da etiqueta energética nos gastos dos eletrodomésticos?

A etiqueta energética indica o impacto ambiental e também permite analisar os gastos de energia dos eletrodomésticos. Por isso, a eletricidade consumida pelos equipamentos elétricos tem impacto na classificação energética.

Para perceber esse impacto, aqui ficam as diferenças no gasto de eletricidade de alguns equipamentos, de acordo com a sua etiqueta energética.

EquipamentoEtiqueta
Energética
Consumo de
Energia
FrigoríficoA+++156 kWh/ano
Frigorífico A+313 kWh/ano
Máquina de Lavar e
Secar Roupa(Samsung)
A
(Lavar 9kg/ Secar 5kg)
6,12 kWh/ciclo
Máquina de Lavar e
Secar Roupa(Samsung)
B
(Lavar 9kg/ Secar 6kg)
6,48 kWh/ciclo
Máquina de Lavar
Loiça (Whirlpool)
A+++214 kWh/ano
2660 L Água/ano
Máquina de Lavar
Loiça (Whirlpool)
A+293 kWh/ano
2940 L Água/ano
TV LED 43''
(Samsung)
A96 kWh/ano
TV LED 43''
(Samsung)
B135 kWh/ano

Há vantagens nos equipamentos com etiqueta energética mais elevada?

Sim, há vantagens claras na escolha de equipamentos com melhor etiqueta energética. Algo que é ainda mais evidente nas máquinas de lavar. Além de gastarem menos eletricidade, elas consomem menos água, poupando também nessa fatura.

Como poupar energia nos eletrodomésticos que gastam mais?

Nos eletrodomésticos que estão sempre ligados ou precisam de mais potência olhe para a etiqueta energética quando escolhe e compra um equipamento. Além disso, para poupar energia (eletricidade) todos os eletrodomésticos devem ser usados de forma eficiente. Saiba agora como poupar em alguns dos equipamentos elétricos que consomem mais.

Poupar eletricidade com o Frigorífico

O frigorífico pode ser responsável por 20% da conta de eletricidade. Mas há algumas formas dele gastar menos eletricidade, especialmente ao preservar a sua temperatura interior:

  • Evite estar sempre a abrir a porta, já que aumenta a temperatura interior. Além disso, não deixe a porta aberta muito tempo;
  • Não coloque alimentos quentes dentro do frigorífico;
  • Não regule o frigorífico para uma temperatura demasiado baixa;
  • Evite encher o frigorífico com alimentos que não precisam de refrigeração. Quanto mais cheio estiver, mais energia o frigorífico precisa para atingir a temperatura ideal.

Poupar eletricidade com o Fogão

Para poupar nos gastos de eletricidade do fogão siga estes conselhos:

  • Se está a escolher uma placa de cozinha, prefira uma de indução às vitrocerâmicas, já que gastam até menos 40% de energia;
  • Tente cozinhar com temperaturas baixas. Pode demorar um pouco mais, mas poupa na eletricidade;
  • Desligue o fogão um pouco antes de terminar de cozinhar. As placas acumulam calor, o que permite terminar a confecção dos alimentos;
  • Tenha sempre as placas limpas, porque melhora a transmissão do calor para os tachos e panelas;
  • Se possível, opte pela panela de pressão para cozinhar alimentos mais rápido;
  • Utilize panelas e tachos adequados para a dimensão da refeição que vai cozinhar. Por exemplo, não use uma panela grande para cozer dois ovos, pois vai gastar muito mais energia para aquecer a água.

Poupar eletricidade com o Forno

Para poupar nos gastos de eletricidade do forno siga estes conselhos:

  • Tomar a melhor opção entre um fogao a gás ou elétrico;
  • Se vai usar o forno, aproveite para fazer várias refeições, já que ele estará quente;
  • Não abra a porta do forno com frequência enquanto cozinha. Isso dissipa o calor, aumenta os gastos de energia e pode fazer com que os alimentos não cozinhem de maneira uniforme;
  • Utilize temperaturas mais baixas;
  • Escolha um forno ventilado, que distribui de maneira uniforme o calor no interior ;
  • Se vai fazer assados, pode optar por pré-cozinhar os alimentos na panela de pressão. Isso reduz o tempo de utilização do forno.

Poupar eletricidade com a Televisão

Para poupar nos gastos de eletricidade do fogão siga há um conselho simples que deve adoptar, independentemente do tempo que passa à frente do ecrã: escolha uma TV LED, que precisa até menos 66% de potência que um Plasma. Mas há outras formas de poupar...

  • Não tenha a TV ligada quando não a está a utilizar, porque isso é um desperdício de energia;
  • Opte por desligar o equipamento na tomada em vez de o deixar em stand-by;
  • Não se esqueça, além disso, de desligar a TV Box quando desliga a TV, caso contrário ela continuará a gastar eletricidade sem necessidade.

Como poupar ainda mais na conta de luz

Há formas de poupar ainda mais nos gastos de luz e, que passam por sistemas de autoconsumo de eletricidade, adquirir sistemas de painéis solares ou pela escolha de um novo fornecedor. Com o mercado livre de energia pode trocar de empresa sem qualquer custo e sem que o abastecimento de eletricidade seja cortado em momento algum.

As diferenças nas faturas dos fornecedores de luz chegam a superar os 1000€ anuais. Por isso deve sempre comparar os preços. Para conseguir as tarifas mais baixas, use simulador de luz e compare todos os preços para poupar ainda mais na conta de luz.