Quer aumentar os seus rendimentos? Saiba como ganhar dinheiro extra

Cada português trabalha, em média, 9 horas e 20 minutos por dia, por isso nem sempre é fácil conseguir dinheiro extra além do rendimento fixo. O primeiro passo é alinhar as despesas e os objetivos. Mostramos-lhe algumas opções seguras para conseguir aumentar a sua conta bancária.

Se está a pensar em ganhar algum dinheiro extra, comece por definir objetivos e alinhe-os com as suas despesas atuais. Verifique se há algum gasto do qual pode abdicar. Há duas opções para conseguir um rendimento extra: começar a poupar ou arranjar outra fonte de rendimento.

Se o plano é poupar mais do seu rendimento atual siga sempre a “regra de ouro”: pague primeiro a si próprio. Isto é, quando receber o salário, coloque imediatamente de parte o montante que planeou poupar naquele mês. Em 2017, a taxa de poupança das famílias portuguesas fixou-se em 5,1%, uma subida relativamente ao ano anterior (4,4%). 

Se poupar não é uma opção, é a altura ideal para encontrar uma forma de ganhar dinheiro extra e ver os dígitos da sua conta aumentar. Para dar esse passo em segurança coloque tudo em perspetiva. Nunca se esqueça dos seus valores pessoais, mas tente encontrar um equilíbrio entre estes valores e os objetivos que tem para a sua vida. Tente manter o nível de vida adequado às suas expectativas e obrigações, para não ser obrigado a abdicar de todas as coisas de que gosta.

Os portugueses que trabalham por conta de outrém ganham, em média, 943 euros por mês, segundo os dados mais recentes da Pordata.

Uma outra opção poderá ser a aquisição de um cartão de crédito ou um crédito pessoal. Contudo, é essencial que analise o seu orçamento familiar para verificar se vai conseguir suportar as prestações que terá de pagar. Ter um cartão de crédito exige prudência e disciplina.  

Dicas para fazer dinheiro extra que podem acarretar menos riscos

Desfaça-se de coisas que já não usa

Vender aquela roupa que está no armário a ganhar pó, ou vender alguns objetos em segunda mão, pode ser uma boa forma de fazer dinheiro extra. Dê uma volta na sua casa, e na casa de algum amigo, e reúna alguns objetos que poderá vender online ou numa feira de produtos em segunda mão. Plataformas como o Custo Justo ou OLX podem ser o local perfeito para fazer algum dinheiro.

Consiga um segundo emprego

 Uma forma mais fácil de conseguir um rendimento extra é dedicar-se a mais uma ocupação. Se já tem um emprego a tempo inteiro, verifique se tem disponibilidade para se dedicar a mais algum trabalho nas horas livres, como por exemplo colaborar em eventos ou trabalhar num bar nas horas extra. Se tem um emprego, tente pedir um aumento.

Ponha o seu carro a render

Se tem o carro parado à frente de casa, saiba que há plataformas que permitem que o alugue por um determinado período de tempo e por um preço estipulado por si, assim, é uma forma de evitar que fique parado tempo demais e, ao mesmo tempo, ganhar um dinheiro extra. Já existe uma plataforma portuguesa que o pode ajudar, a ShareACar.

Entre no negócio do arrendamento

O negócio do arrendamento é considerado dos mais rentáveis, por isso é uma boa forma de conseguir algum rendimento extra. Se tem um quarto a mais na sua casa, ou um apartamento desocupado, pense seriamente em colocá-lo no mercado de arrendamento.

Pense em investir

O mesmo acontece com as várias possibilidades de colocar o seu dinheiro a render. Pode optar por investir em ações, obrigações ou fundos de investimento, para garantir que tem algum rendimento extra a longo prazo. O ideal é informar-se junto do seu banco ou de instituições de Defesa do Consumidor, como a DECO.

Seja guia turístico na sua cidade

Portugal é um destino turístico muito procurado e pode tirar o melhor partido deste boom turístico. Especialize-se numa determinada área da localidade onde vive e organize passeios turísticos de grupo.

Tire partido da internet

Aproveite a facilidade do mundo digital  para desenvolver o seu mais recente negócio ou uma ideia. Crie o seu produto e venda-o online; torne-se autor de um blog ou crie uma página de Facebook para o efeito; seja freelancer, tradutor ou colabore como assistente telefónico em regime de part-time. Explore as oportunidades.

Youtube?

A plataforma de streaming de música e vídeos mais famosa do mundo já transformou a conta bancária de muitas pessoas um pouco por toda a parte. Pense num talento especial que gostasse de partilhar ou num produto específico que gostaria de vender e promova-o no Youtube. 

LEIA AINDA:  Dicas de poupança: como começar a poupar em 2019?

Não se esqueça. Se quer poupar ou ter um rendimento extra, saiba que o importante não é quanto ganha no final do mês, mas quanto conseguiu colocar de parte no final do mês.

Se acabar por optar por um cartão de crédito, por exemplo, compare as diferentes opções e informe-se antecipadamente. Pode utilizar o simulador Comparamais para encontrar a solução mais adequada ao seu caso. Ter um cartão de crédito exige prudência e disciplina. Saiba que cuidados deve ter.